Atividade

126785 - Introdução à História da Arte Ocidental para o público 60+

Período da turma: 08/08/2024 a 28/11/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL PARA O PÚBLICO 60+
PÚBLICO-ALVO: TERCEIRA IDADE
Início: Quinta-feira 08/08/2024
Término: Quinta-feira 28/11/2024
Horário: quintas-feiras 14h30 às 16h30 (opção de horário preliminar)
Local: Instituto de Arquitetura e Urbanismo - Sala de aula Pós 02


APRESENTAÇÃO
O público-alvo é o de terceira idade interno e externo à Universidade.
Este professor acompanhou alunos e alunas de terceira idade, matriculados na Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, durante estágios PAE no Doutorado na FAUUSP e considerou a experiência muito interessante e estimulante.
A proposta foi estimulada pela recente cobertura na mídia das atividades de clubes de leitura da terceira idade, que organizam eventos de leitura e palestras, mas também promovem ou divulgam cursos livres e breves de introdução a temas culturais ao público de terceira idade – inclusive com destaque para o Clube de Leitura da USP 60+ em Lorena, baseado na Escola de Engenharia de Lorena da USP, além dos clubes de leitura 6.0 nascidos de projetos do Observatório do Livro e da Leitura.
Esclareça-se que não se trata de fazer um curso especificamente em ambiente fora do campus da USP ou em espaço institucional externo, mas de atrair, por exemplo, o público de terceira idade, enfocando inicialmente nos clubes de leitura 6.0, e ministrar as aulas em sala de aula do IAU ou de bloco de sala de aula da USP no campus 1 (mais centralizado e que facilita a locomoção em transporte público ou particular).
A aula presencial é indispensável devido a eventuais problemas de conexão virtual e operação / disponibilidade de computadores e tablets por parte do público-alvo.
Alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP também poderão participar. Mas a divulgação poderia ser feita em São Carlos junto ao Clube de Leitura de São Carlos, ao Clube de Leitura 6.0 de São Carlos, à UATI-Universidade Aberta da Terceira Idade da FESC-Fundação Educacional de São Carlos da PMSC-Prefeitura Municipal de São Carlos.
A importância temática do curso está em estimular o interesse dos alunos e alunas pelas Artes, através de aulas introdutórias da História da Arte erudita no Ocidente, ponto de partida e embasamento para o entendimento de outros fenômenos históricos e artísticos, incluindo em outros domínios como o da arte oriental, indígena e pré-colombiana, etc. que poderão ser abordados em outras atividades posteriores.
A questão seria retomar, junto ao público externo à Universidade, determinados saberes e conhecimentos que foram ignorados ou reprimidos no sistema educacional brasileiro desde os anos da ditadura militar, quando o sistema escolar de ensino fundamental e médio passou a enfocar uma formação tecnicista e profissionalizante, em detrimento da cultura e das humanidades. Intolerância, violência e extremismos na sociedade atual estão associados a esta ignorância, desprezo, falta de sensibilidade e até cegueira pelas artes e humanidades.
Retomar o interesse e a sensibilidade pela arte pode ser mais uma contribuição acadêmica importante, no sentido de romper a polarização politica, intolerância, segregação, violência e brutalidade cada vez mais presentes na sociedade brasileira, ao menos junto ao público de terceira idade.
O curso já vem sendo gestado desde 2018, mas devido à pandemia de COVID-19 nos anos 2020-22, e diante do risco de novas ondas de variantes do coronavirus, este docente optou por adiar sua proposição; e também por não sentir que poderia atrair o público-alvo através de aulas via Google Meet.

Grupo social alvo da atividade: Público de terceira idade, inicialmente vinculados a Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, clubes de leitura da terceira idade, tipo o Clube de Leitura da USP 60+ da EEL em Lorena, além dos clubes de leitura 6.0 nascidos de projetos do Observatório do Livro e da Leitura. Por exemplo, Clube de Leitura de São Carlos, ao Clube de Leitura 6.0 de São Carlos, à UATI-Universidade Aberta da Terceira Idade da FESC-Fundação Educacional de São Carlos da PMSC-Prefeitura Municipal de São Carlos.
Objetivos da atividade: Curso livre proposto de introdução à História da Arte Ocidental.
Pré-requisito: não há, apesar de ser direcionado ao público de terceira idade. Interessados de outra faixa de idade eventualmente podem participar, mas o foco está na terceira idade.
Indicadores de avaliação da atividade pelo grupo social: Trabalhos de equipe de alunos sobre tema de aula. Cada membro do grupo social deverá redigir, ao final do curso, um breve texto opinativo sobre as atividades, destacando os principais pontos de interesse do curso.
Rendimento escolar do grupo social: Frequência mínima de 75% do curso.
Indicação de vínculo da atividade a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ONU): Objetivo 4 Educação de Qualidade, Objetivo 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis.

PROGRAMA DO CURSO
1. OBJETIVOS
Curso livre e breve de aulas expositivas e discussões sobre evolução da Arte no Ocidente, com ênfase para as artes visuais e música erudita.

2. TEMAS DO PROGRAMA
História da Arte no Ocidente, com pontes para as relações entre Arte, História e evolução científico-tecnológica; e seue reflexos nas manifestações artísticas.

3. ATIVIDADES
Aulas expositivas e seminários temáticos.

4. PROGRAMA
Aspectos principais:
ARTE E TÉCNICA NA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA
Aspectos da evolução do conhecimento e das artes na Antiguidade e Idade Média. Arte e arquitetura clássica. Grécia e Roma Antiga. Música da Antiguidade à Idade Média: do tempo pleno ao tempo medido.
ARTE E TÉCNICA NA RENASCENÇA E BARROCO
Aspectos da evolução do conhecimento, das técnicas e das artes na Renascença e Barroco – Artes visuais e arquitetura da Renascença e nas vertentes nacionais do Barroco – Surgimento e consolidação dos instrumentos musicais e da música de câmara, ópera e balé. Música da Renascença do Barroco: do tempo medido ao tempo conhecido.
ARTE E TÉCNICA NO SÉCULO DAS LUZES
Artes visuais, arquitetura e música no Barroco e no Iluminismo – Consolidação da música erudita e da ópera – Reflexos no Brasil Colônia e na América Latina.
O LONGO SÉCULO XIX (1792-1917)
A Revolução Industrial e as contradições do progresso – A Revolução Científica e os avanços na Medicina – Novas epidemias e pandemias – A era da abolição da escravatura e a questão do racismo – Neoclassicismo, Academismo, Rebelião Romântica, Simbolismo, Impressionismo e o advento das vanguardas nas artes visuais e na música erudita – Reflexos no Brasil.
O CURTO SÉCULO XX (1917-1992)
O cinema como a grande arte do século – O Movimento Moderno e desdobramentos – A cultura pop – Reflexos no Brasil – Música do século XX: tempo emaranhado.
20 ANOS DO SÉCULO-XXI
Globalização econômica e cultural – Cultura pop e a cultura do Espetáculo – Cultura digital e a ascensão dos novos radicalismos, preconceitos e xenofobia – Pandemia de SARS-COVID-19 – Arte multimídia, as convergências da cultura pop, consumo cultural e as redes sociais – A resistência da literatura nos livros e nas séries de streaming – Reflexos brasileiros.

5. CRONOGRAMA
ARTE E TÉCNICA NA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA
(3 aulas)
ARTE E TÉCNICA NA RENASCENÇA E BARROCO
(3 aulas)
ARTE E TÉCNICA NO SÉCULO DAS LUZES
(3 aulas)
DEBATE DA DISCIPLINA SOBRE TEMAS DE AULA
(1 aula)
O LONGO SÉCULO XIX (1792-1917)
(3 aulas)
O CURTO SÉCULO XX (1917-1992)
(3 aulas)
20 ANOS DO SÉCULO-XXI
(1 aula)
DEBATE DA DISCIPLINA SOBRE TEMAS DE AULA
(1 aula)

TOTAL: 18 aulas

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BAXANDALL, Michael. Giotto e os Oradores - as Observações dos Humanistas Italianos Sobre Pintura e a Descoberta da Composição Pictórica 1350 1450. São Paulo: EDUSP, 2019.

BAXANDALL, Michael. Sombras e Luzes. São Paulo: EDUSP, 1997.

BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. in Obras Escolhidas: Magia e Tempo, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.

BENEVOLO, Leonardo. História da Cidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1983.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. – A aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986 (ed. orig. 1982).

BRIGGS, Asa, editor. The Nineteenth Century: the Contradictions of Progress. Londres e Nova York: Thames and Hudson, 1973.

BURKE, Peter. O Renascimento Italiano. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 1999 (ed. orig. 1987).

CLARK, Kenneth. Civilização. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1995 (ed. orig. 1969).

GARIN, Eugenio. Ciência e Vida Civil no Renascimento Italiano. Tradução de Cecilia Prada. São Paulo: Editora UNESP, 1996.

GOMBRICH, E.H. A História da Arte. São Paulo: LTC, 2016 (1950).

GRIFFITHS, Paul. História Concisa da Música Ocidental. São Paulo: Quina Editora, 2024.

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Paulo Yassuhide Fujioka


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP