Atividade

126711 - Docência no Ensino Superior: mediação pedagógica remota

Período da turma: 18/09/2024 a 27/11/2024

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Descrição: PROGRAMA COMPLETO DO CURSO

Título: Docência no Ensino Superior: mediação pedagógica remota

Ementa do curso
- Ensino a Distância; Ensino-Híbrido; Ensino Remoto, Metodologias Activas;
- Produção de Conteúdos para o EaD; Recursos Educacionais Abertos; Tecnologias Digitais; Teorias de Aprendizagem; Planejamento do currículo em ação, Interação e
atendimento aos estudantes, Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Avaliação no EaD

Justificativa do Curso
Na República de Angola, estima-se uma projecção da população de 36.684.202 habitantes (ANGOLA, 2023). Embora exista um aumento significativo de
Instituições de Ensino Superior (IES), a taxa de matrícula é relativamente baixa.
Segundo o Anuário Estatístico do ano de 2019, para cada 100.000 habitantes, 1022 estudantes estão matriculados nesse subsistema de ensino.
Todavia, há uma insuficiente pertinência dessas IES, tanto públicas quanto privadas, ao absorverem mais estudantes. Todos os anos milhares de estudantes
ficam fora do subsistema de ensino superior, visto que, o ensino presencial, única modalidade em funcionamento, gera uma demanda reprimida nesse domínio.
Dessa forma, experiências e perspectivas de formatos de ensino não presenciais em Angola, como o caso do Ensino a Distância (EaD), podem ser
abordadas como uma estratégia positiva na formação de capital humano e de sustentabilidade. Segundo Patrocínio (2017), o país tem se deparado com vários
desafios, no que concerne à implementação do EaD:

● O índice reduzido de recursos humanos com competências específicas em EaD;
● A Credibilidade do EaD, uma vez que, a população está somente acostumada com o modelo de ensino presencial;
● O elevado investimento financeiro inicial como pré-requisito para a implantação de sistemas EaD;
● A falta de autonomia do aluno e extrema dependência do professor;
● O acesso restricto às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a competência vulnerável no seu uso, os seus elevados custos, bem como a carência de uma cultura tecnológica, por grande parte da população.

Nessa vertente, o problema científico dessa investigação se reflecte na ausência de um instrumento estratégico ou um guia referencial, capaz de viabilizar o processo de implementação do EaD nas IES, ou seja, um documento capaz de fazer a política pública do EaD se tornar uma realidade, bem como outros formatos de ensino não presenciais. Este aspecto merece total atenção, uma vez que, tem estreita ligação com as principais indagações dos principais actores do processo ensino-aprendizagem.
Um aspecto a ser destacado é que a Universidade Agostinho Neto (UAN) tem manifestado o interesse na promoção da Transformação Digital, quando menciona, no seu objectivo nº 2, que visa incrementar o nível de competências digitais da comunidade acadêmica. Este também enfatiza a dinamização do funcionamento do Centro de Ensino a Distância (CEAD-UAN) e a implementação de um plano de formação para o pessoal docente e investigador, para o pessoal não docente e para os estudantes, com cursos específicos sob a temática das tecnologias educativas em
função das competências mencionadas e habilidades mencionadas.
Nessa vertente, apresentamos os benefícios advindos da elaboração de uma estratégia de Transformação Digital da UAN, sob a perspectiva da implementação e institucionalização do EaD: Aumentar o acesso ao subsistema de Ensino Superior, como questão de equidade; Contribuir para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem; Contribuir para a dinamização do CEAD-UAN e Promover a transformação Digital na Comunidade Académica.

Objetivo
● Formar educadores, Ensino Superior, para planejar, desenvolver e implementar aulas virtuais de forma eficaz, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias
adequadas para o ensino a distância, visando melhorar a qualidade da educação online e promover a aprendizagem ativa e significativa dos alunos.

Objetivos específicos
● Compreender os conceitos e desafios do ensino a distância, ensino remoto e do ensino híbrido, e aplicar estratégias eficazes para sua implementação;
● Desenvolver habilidades para criar conteúdos educacionais multimídia e avaliar sua eficácia na promoção da aprendizagem;
● Implementar estratégias de comunicação e suporte aos alunos para promover o engajamento e o sucesso no ensino a distância;
● Aplicar teorias de aprendizagem para projetar experiências de ensino online significativas e eficazes;
● Selecionar e integrar tecnologias educacionais e recursos digitais de forma aprimorar a experiência de aprendizagem online;
● Criar e implementar instrumentos de avaliação adequados para o ensino a distância e utilizar o feedback para promover a melhoria contínua da aprendizagem dos alunos.

Metodologia
As aulas serão realizadas em plataformas digitais e agregarão como recursos as ferramentas do Google For Education, com destaque para o Google Meet (sincronamente), bem como a
plataforma Moodle (extensão) da USP (assincronamente). As interações de natureza síncrona via Google Meet acontecerão às quartas-feiras durante duas horas, tendo como
abordagem comunicativa a exposição em função do conteúdo programado para o encontro.
Nesses momentos, será fomentado também a colaboração entre os participantes nos momentos de discussão e de produção de atividades. Não obstante também ocorrerão
encontros presenciais, no viés de fornecer uma maior flexibilidade devido à ausência de cultura tecnológica por parte do público-alvo.
Já os encontros assíncronos acontecerão ao longo da semana através de fóruns de discussão fomentados por leituras (artigos científicos, artigos de divulgação e capítulos de livros),
trabalho colaborativo, debates em fóruns com temas complementares aos dos momentos síncronos e mediados pelos ministrantes. O curso será finalizado com um encontro síncrono
onde os estudantes apresentarão uma produção midiática digital de escolha própria (vídeo, podcast, hipertexto etc.).

Conteúdos
● Módulo 1. Introdução ao Ensino a Distância, Ensino Remoto e Ensino Híbrido
● Módulo 2. Produção Midiática Educacional - parte 1;
● Módulo 3. Produção Midiática Educacional - parte 2;
● Módulo 4. Interações e comunicação no atendimento on-line dos estudantes
● Módulo 5. Planejamento do currículo em ação na educação não presencial
● Módulo 6. Tecnologias e recursos educacionais - parte 1;
● Módulo 7. Tecnologias e recursos educacionais - parte 2;
● Módulo 8. Avaliação: instrumentos para avaliação da aprendizagem e para acompanhamento

Público alvo
Professores da Universidade Agostinho Neto

Carga horária 60

Recursos
● Google Meet;
● Moodle (extensão) da USP;
● Vídeos, Podcasts e textos (acadêmicos e de divulgação) de livre acesso na interface entre o letramento científico e o letramento midiático.
● Mapa Mental e Conceitual
● Padlet

Avaliação
● Avaliação processual e somativa das produções (incluindo o trabalho colaborativo final) no encontros presenciais, síncronos e assíncronos;
● Avaliação processual a partir das interações nos encontros síncronos.

Referências bibliográficas
ANGOLA. Decreto nº 59/20 de 03 de Março de 2020. Regulamento das Modalidades de Ensino a Distância e Semi-Presencial.
ANGOLA. Instituto Nacional de Estatística. 2023. Disponível em: https://www.ine.gov.ao. Acesso: 12. mar.2023
BACICH. L.; NETO. A. T. TREVISANI. F. M. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação, Porto Alegre, Penso, 2015.
BENDER. W. N. Aprendizagem baseada em Projectos: educação diferenciada para o século XXI, Porto Alegre, Penso, 2012.
FILATRO, A. Design Instrucional na Prática. São Paulo, Pearson, 2008.
FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EaD: guia rápido para professores, especialistas em educação a distância, presencial e corporativa, São Paulo, Saraiva, 2018.
FILATRO. A.; PORTO. S;. Transformação Digital na Educação. São Paulo, Saraiva, 2024
GROSSI. M. G. R.; COSTA. J. W. Tecnologias Digitais: desafios, possibilidades e relatos de experiências. Ibict, 2018.
MILL. D.; Pimentel. Educação a Distância: desafios contemporâneos, São Carlos, Edufscar, 2013.
MILL., D.; et.al. Diálogos sobre a Educação a Distância e Presencial e Híbrida: Reflexões, Estratégias e Proposições, São Paulo, Artesanato Educacional, 2023.
MILL., D.; et.al. Reflexões e Estratégias sobre Educação, Pandemia e Tecnologias Educacionais. São Paulo, Artesanato Educacional, 2023.
MOORE. M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem online. Tradução Ez2Translate. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
PATROCÍNIO, G. A.M. Proposição e Validação de um Modelo de Educação a Distância para o Ensino Superior em Angola. 2017. 289. (Tese de Doutorado) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2017.
RITCHER-ZAWACKI, O.; JUNG. I. Educação Digital, Aberta e a Distância. São Paulo, Artesanato Educacional, 2023.
ROCHA, D. G.; OTA. M, A.; HOFFMAN, G. Aprendizagem Digital: Curadoria, metodologias e ferramentas para novo contexto educacional. Porto Alegre, Penso, 2021.
SANTOS. R. Ambientes Virtuais e Multiplataformas Online, São Paulo, Novatec, 2015.
SANTOS. R. Moodle 3 para Gestores, Autores e Tutores, São Paulo, Novatec, 2016.
SAMS. A.; BERGMAN. J. Sala de Aula Invertida: Uma metodologia activa de aprendizagem. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, LTC, 2018.
SUNAGA. A.NASCIMENTO. M. A. D. Transformação Digital na Educação: da teoria à prática. Curitiba, Appris, 2024.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Agnaldo Arroio
Gilberto de Almeida Meireles Patrocínio


 
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