126681 - Empoderamiento docente para el uso de tecnologías digitales en la enseñanza de lenguas extranjeras |
Período da turma: | 22/07/2024 a 02/08/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
O curso toma como base os conceitos de Pensamento Crítico e de Tecnologias da Informação e Comunicação, Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e Tecnologias para o Empoderamento e Participação (TEP) para estabelecer relações com teorias e metodologias de ensino de línguas, e assim buscar discutir e problematizar diferentes possibilidades de ensino de idiomas na contemporaneidade, considerando o potencial das tecnologias para o ensino e a aprendizagem colaborativa online. Público: estudantes de graduação e pós-graduação da área de Letras e Educação (Ensino de Idiomas) brasileiros e estrangeiros; professores de línguas estrangeiras em exercício (preferencialmente de escolas públicas) Idioma: espanhol Conteúdos: 1. Formação docente no século XXI e o conceito de Pensamento Crítico. 2. Diferentes perspectivas no uso das tecnologias digitais: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e Tecnologias para o Empoderamento e a Participação (TEP). 3. Princípios teórico-metodológicos dos principais métodos de ensino de idiomas e do Post-Método e sua relação com o uso de TIC como TAC e TEP. 4. Inteligência Artificial e Metodologias Ativas (Aula invertida e Gamificação) para o ensino de idiomas. 5. Um olhar crítico sobre o uso de diferentes ferramentas digitais no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras. 6. Os Intercâmbios Virtuais como um contexto de aprendizagem de línguas e culturas estrangeiras. Método: O curso promoverá a discussão de conceitos teóricos e atividades práticas que promovam a reflexão crítica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de línguas. A modalidade de oferecimento do curso será híbrida. As aulas presenciais, realizadas na Universidade de São Paulo (Campus Butantã), serão transmitidas via Google Meet, a fim de possibilitar a participação de estudantes e docentes residentes em outras cidades/países. Para o desenvolvimento das atividades, serão propostas dinâmicas que se apoiam no uso das tecnologias digitais na perspectiva do empoderamento e da participação. As aulas serão ministradas em espanhol. Critérios de avaliação: 1. Participação nas discussões. 2. Atividades individuais e em grupos. Bibliografia: Aranha, S., Cavalari, S.M.S., Cunha, J.N.C. Task Design Within Virtual Exchange: The Case of Institutionally Integrated Teletandem. In Ramos, K.A.H.P, Carvalho, K.C.H.P. (eds.), Language, Culture and Literature in Telecollaboration Contexts (p. 158). Cham: Springer, Editora UNESP. , 2023, (eBook) https://doi.org/10.1007/978- 3-031-33830-4 . Hernández, R. Te invito un café: una experiencia gamificada de aprendizaje para desarrollar el Pensamiento Crítico. La Red CESAL, 2020. http://www.innovacesal.org/redic_gamificacion/redic_reportes_finales_gamificacion_foro2018/16/16.pdf Hernández, R. Competencias de pensamiento crítico y socioemocionales: su religación para la formación integral, en La educación superior: formación, vínculos, presupuesto y vulnerabilidad. Kinesis Revista Veracruzana de Investigación. 7(7) p. 94-108, 2022. http://www.revistakinesis.com/index.php/journal/article/view/121/73 Kenski, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p. 47- 56, 2023, set./dez. http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/grupos-de-pesquisa/novas-tecnologias/grupos-de- pesquisa/pde/pde/pdf/vani_kenski.pdf Kenski, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012. Kumaravadivelu, B. (1994), “The Postmethod Condition: (E)merging Strategies for Second/Foreign Language Teaching” en TESOL QUARTERLY, Vol. 28. N.º 1. primavera 1994, páginas 27-48. La situación posmétodo: estrategias emergentes y confluyentes para la enseñanza de segundas lenguas y de lenguas extranjeras. Traducción de Marcos Cánovas. https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/antologia_didactica/enfoque_comunicativo/kumaravadivel u12.htm Leffa, V. J.; Freire, M. M. Educação sem Distância. In: Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. (orgs.) Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 13-38. Leite, A. M. P. En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Marques-Schäfer, G.; Rozenfeld, C. C. F. (Org.). Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. 1ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2018, v. 1, p. 133-153 Mattar, J. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato editorial, 2017. Mayrink, M. F. Ressignificando as TIC como Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e para o Empoderamento e a Participação (TEP). In: Rocha, N.; Rodrigues, A.; Cavalari, S. (Org.). Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. 30ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 93-106. Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. Tecnologias e ensino de línguas estrangeiras: uma relação possível. In: BORGES, R. R. #Sou+TEC: Ensino de Língua(gem) e Literatura. Campinas: Pontes, 2015, p. 203-218. Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H.; Oliveira, R. D. Repensando a relação entre metodologia, tecnologia e formação docente no ensino de línguas. Revista intercâmbio, v. 45, p. 187-212-212, 2020. Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. Tecnologias digitais no ensino de línguas. Ensino presencial e virtual em sintonia na formação em línguas estrangeiras. The ESPecialist (PUCSP), v. 38, p. 1-14, 2017. Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. (Orgs.). Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas com Tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos. 1. ed. Campinas: Pontes Editora, 2022. v. 1. 343p . Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. (Orgs.). Tecnologia, formação docente e ensino de línguas em diálogo. 11. ed. Campinas: Pontes Editora, 2021. v. 1. 242p . Moran, J.M. Mudando a educação com metodologias ativas. En: Souza, C. A. De; Morales, O. E. T. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG/PROEX. (Coleção Mídias Contemporâneas, V. 2). p. 15–33, 2015. http://rh.unis.edu.br/wp- content/uploads/sites/67/2016/06/mudando-a-educacao-com-metodologias-ativas.pdf. Ortale, Fernanda Landucci. Introdução ao pós-método no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2023. Ribeiro, L.; Hernández, R.; Badillo, J. La utilización del Facebook como recurso para el aprendizaje de la lengua portuguesa. Revista Aproximação. 1(1) p. 73-79, 2019. https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6250/4345 Vassallo, M.L.; Telles, J.A. Foreign language learning in-tandem: Theoretical principles and research perspectives. The ESPecialist, v. 27(1), Brasil, PUC-SP, p. 83–118, 2006. Vassallo, M.L., Telles, J.A. Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 341-381, 2008. https://www.scielo.br/j/rbla/a/C3dgRvQ4Wy9MX6LgrnTbLfQ/?format=pdf&lang =pt Vinagre, M.; Wigham, C.; Giralt, M. EVE-SFI: Developing spoken interaction in a foreign language. In F. Helm; A. Beaven (eds) Designing and implementing virtual exchange – a collection of case studies, Voillans, France: Researchpublishing.net, 2020, p. 105-115. Vinagre, M. Teoría y práctica del aprendizaje colaborativo asistido por ordenador. Madrid: Síntesis, 2010 |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Benivaldo José de Araújo Júnior Fábio Barbosa de Lima Micaela Tourné Echenique Monica Ferreira Mayrink O' Kuinghttons Rubén Hernández Ruiz |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |