Atividade

126681 - Empoderamiento docente para el uso de tecnologías digitales en la enseñanza de lenguas extranjeras

Período da turma: 22/07/2024 a 02/08/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
O curso toma como base os conceitos de Pensamento Crítico e de Tecnologias da Informação e Comunicação,
Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e Tecnologias para o Empoderamento e Participação
(TEP) para estabelecer relações com teorias e metodologias de ensino de línguas, e assim buscar discutir e
problematizar diferentes possibilidades de ensino de idiomas na contemporaneidade, considerando o potencial das
tecnologias para o ensino e a aprendizagem colaborativa online.
Público: estudantes de graduação e pós-graduação da área de Letras e Educação (Ensino de Idiomas) brasileiros e
estrangeiros; professores de línguas estrangeiras em exercício (preferencialmente de escolas públicas)
Idioma: espanhol

Conteúdos:
1. Formação docente no século XXI e o conceito de Pensamento Crítico.
2. Diferentes perspectivas no uso das tecnologias digitais: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC),
Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e Tecnologias para o Empoderamento e a Participação
(TEP).
3. Princípios teórico-metodológicos dos principais métodos de ensino de idiomas e do Post-Método e sua relação
com o uso de TIC como TAC e TEP.
4. Inteligência Artificial e Metodologias Ativas (Aula invertida e Gamificação) para o ensino de idiomas.
5. Um olhar crítico sobre o uso de diferentes ferramentas digitais no ensino e na aprendizagem de línguas
estrangeiras.
6. Os Intercâmbios Virtuais como um contexto de aprendizagem de línguas e culturas estrangeiras.


Método:
O curso promoverá a discussão de conceitos teóricos e atividades práticas que promovam a reflexão crítica sobre o
uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de línguas. A modalidade de oferecimento do curso será
híbrida. As aulas presenciais, realizadas na Universidade de São Paulo (Campus Butantã), serão transmitidas via
Google Meet, a fim de possibilitar a participação de estudantes e docentes residentes em outras cidades/países. Para
o desenvolvimento das atividades, serão propostas dinâmicas que se apoiam no uso das tecnologias digitais na
perspectiva do empoderamento e da participação. As aulas serão ministradas em espanhol.
Critérios de avaliação:
1. Participação nas discussões.
2. Atividades individuais e em grupos.
Bibliografia:
Aranha, S., Cavalari, S.M.S., Cunha, J.N.C. Task Design Within Virtual Exchange: The Case of Institutionally
Integrated Teletandem. In Ramos, K.A.H.P, Carvalho, K.C.H.P. (eds.), Language, Culture and Literature in
Telecollaboration Contexts (p. 158). Cham: Springer, Editora UNESP. , 2023, (eBook) https://doi.org/10.1007/978-
3-031-33830-4 .
Hernández, R. Te invito un café: una experiencia gamificada de aprendizaje para desarrollar el Pensamiento
Crítico. La Red CESAL, 2020.
http://www.innovacesal.org/redic_gamificacion/redic_reportes_finales_gamificacion_foro2018/16/16.pdf
Hernández, R. Competencias de pensamiento crítico y socioemocionales: su religación para la formación integral,
en La educación superior: formación, vínculos, presupuesto y vulnerabilidad. Kinesis Revista Veracruzana de
Investigación. 7(7) p. 94-108, 2022. http://www.revistakinesis.com/index.php/journal/article/view/121/73
Kenski, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p. 47- 56,
2023, set./dez. http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/grupos-de-pesquisa/novas-tecnologias/grupos-de-
pesquisa/pde/pde/pdf/vani_kenski.pdf
Kenski, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012.
Kumaravadivelu, B. (1994), “The Postmethod Condition: (E)merging Strategies for Second/Foreign Language
Teaching” en TESOL QUARTERLY, Vol. 28. N.º 1. primavera 1994, páginas 27-48. La situación posmétodo:
estrategias emergentes y confluyentes para la enseñanza de segundas lenguas y de lenguas extranjeras. Traducción
de Marcos Cánovas.
https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/antologia_didactica/enfoque_comunicativo/kumaravadivel
u12.htm
Leffa, V. J.; Freire, M. M. Educação sem Distância. In: Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. (orgs.) Ensino e
aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 13-38.
Leite, A. M. P. En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no
Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2019.
Marques-Schäfer, G.; Rozenfeld, C. C. F. (Org.). Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas,
conceitos, pesquisas e práticas em foco. 1ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2018, v. 1, p. 133-153
Mattar, J. Metodologias ativas para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato editorial,
2017.
Mayrink, M. F. Ressignificando as TIC como Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e para o
Empoderamento e a Participação (TEP). In: Rocha, N.; Rodrigues, A.; Cavalari, S. (Org.). Novas práticas em
pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras. 30ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 93-106.
Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. Tecnologias e ensino de línguas estrangeiras: uma relação possível. In:
BORGES, R. R. #Sou+TEC: Ensino de Língua(gem) e Literatura. Campinas: Pontes, 2015, p. 203-218.
Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H.; Oliveira, R. D. Repensando a relação entre metodologia, tecnologia e
formação docente no ensino de línguas. Revista intercâmbio, v. 45, p. 187-212-212, 2020.
Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. Tecnologias digitais no ensino de línguas. Ensino presencial e virtual em
sintonia na formação em línguas estrangeiras. The ESPecialist (PUCSP), v. 38, p. 1-14, 2017.
Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. (Orgs.). Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas com
Tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos. 1. ed. Campinas: Pontes Editora, 2022. v. 1. 343p .
Mayrink, M. F.; Albuquerque-Costa, H. (Orgs.). Tecnologia, formação docente e ensino de línguas em diálogo. 11.
ed. Campinas: Pontes Editora, 2021. v. 1. 242p .
Moran, J.M. Mudando a educação com metodologias ativas. En: Souza, C. A. De; Morales, O. E. T. (orgs.).
Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG/PROEX.
(Coleção Mídias Contemporâneas, V. 2). p. 15–33, 2015. http://rh.unis.edu.br/wp-
content/uploads/sites/67/2016/06/mudando-a-educacao-com-metodologias-ativas.pdf.
Ortale, Fernanda Landucci. Introdução ao pós-método no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2023.
Ribeiro, L.; Hernández, R.; Badillo, J. La utilización del Facebook como recurso para el aprendizaje de la lengua
portuguesa. Revista Aproximação. 1(1) p. 73-79, 2019.
https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6250/4345
Vassallo, M.L.; Telles, J.A. Foreign language learning in-tandem: Theoretical principles and research perspectives.
The ESPecialist, v. 27(1), Brasil, PUC-SP, p. 83–118, 2006.
Vassallo, M.L., Telles, J.A. Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades. Rev. Brasileira de
Lingüística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 341-381, 2008.
https://www.scielo.br/j/rbla/a/C3dgRvQ4Wy9MX6LgrnTbLfQ/?format=pdf&lang =pt
Vinagre, M.; Wigham, C.; Giralt, M. EVE-SFI: Developing spoken interaction in a foreign language. In F. Helm;
A. Beaven (eds) Designing and implementing virtual exchange – a collection of case studies, Voillans, France:
Researchpublishing.net, 2020, p. 105-115.
Vinagre, M. Teoría y práctica del aprendizaje colaborativo asistido por ordenador. Madrid: Síntesis, 2010

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Benivaldo José de Araújo Júnior
Fábio Barbosa de Lima
Micaela Tourné Echenique
Monica Ferreira Mayrink O' Kuinghttons
Rubén Hernández Ruiz


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP