126583 - Gestão de Pessoas: processos e estratégias |
Período da turma: | 08/12/2025 a 12/04/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | 17. Gestão de Pessoas por Competências
Objetivos: Abordar e discutir as bases conceituais para compreender a gestão de pessoas com foco em competências; Discutir as ferramentas estratégicas utilizadas pelas empresas e conscientizar para a necessidade de planejar a área de Gestão de Pessoas considerando a estratégia da organização; e, Capacitar para construção de subsistemas e atividades de gestão de pessoas que sejam estruturados em torno da aplicação do conceito de competência. Conteúdo Programático: Competências: definição. O valor de uma competência. CHAR – ampliando o significado de competência. A organização como um conjunto integrado de competências. Competências organizacionais básicas e essenciais. O processo de mapeamento de competências. Assessment. Gestão de Pessoas por competência: recrutamento e seleção; aprendizagem; avaliação de desempenho e de potencial; carreira e sucessão, sistemas de reconhecimento e remuneração. Referências: BITENCOURT, C. & Cols. Gestão Contemporânea de Pessoas. Porto Alegre: Bookman, 2004. FERREIRA, Patricia I. Série MBA Gestão de Pessoas - Gestão por Competências: Grupo GEN, 2015. FLEURY, A.; FLEURY, M. T. Estratégias Empresarias e Formação de Competências. Um quebra –cabeça caleidoscópio da Indústria Brasileira. São Paulo: Atlas. 2000. KUAZAQUI, Edmir. Administração por competências. Grupo Almedina (Portugal), 2020. MAXIMIANO, Antonio Cesar A. ADM por Competências - Você Gestor. Grupo GEN, 2019. TREFF, Marcelo. Gestão de Pessoas - Olhar Estratégico com Foco em Competências. Grupo GEN, 2016. ZANELLI, J. C., Borges-Andrade, J. E. & Bastos, V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. 18. Recrutamento, Seleção e Onboarding Objetivos: Apresentar e discutir as principais tendencias de ferramentas e metodologias em Recrutamento, Seleção e Onboarding; Definir e discutir as premissas conceituais para a construção de práticas de Recrutamento, Seleção e Onboarding com base em competências; e, Compreender como estruturar e desenvolver fontes e o processo de captação de e seleção de pessoas nas organizações, bem como as políticas e ações de Onboarding. Conteúdo Programático: A Revolução 4.0 e seus reflexos no Recrutamento, Seleção e Onboarding de talentos. Do perfil do cargo às hard e soft skills. Recrutamento; estruturando o processo de atração. Seleção; estruturando o processo de seleção. Onboarding. Processos de nível estratégico, tático e operacional relacionados ao atendimento de demandas de pessoal nas organizações. Tendências contemporâneas em Recrutamento, Seleção e Onboarding (Seleção por Competências e por valores, Utilização das redes sociais, Assessment; Employer Branding – EB; Employee Journey Mapping – EJM; Employee Engagement ― EE, entre outras). Transferência, Expatriação e Recolocação. Referências BANOV, Márcia R. Recrutamento e Seleção com Foco na Transformação Digital. Disponível em: Minha Biblioteca, (5th edição). Grupo GEN, 2020. FERREIRA, Patricia I. Série MBA - Gestão de Pessoas - Atração e Seleção de Talentos. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2014. GONDIM, S. M. G., Queiroga, F. (2013). Recrutamento e Seleção de Pessoas. In Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 376-405). Porto Alegre: Editora Artmed. MADRUGA, Roberto. Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional. Grupo GEN, 2021 TREFF, Marcelo. Gestão de Pessoas - Olhar Estratégico com Foco em Competências. Grupo GEN, 2016. 19. Treinamento, Desenvolvimento e Educação Objetivos: Discutir a Cultura do Alto Desempenho e o treinamento e desenvolvimento de pessoas e seu papel no desenvolvimento de talentos e na criação de competências individuais e organizacionais; Compreender e aplicar esforços e ações nos processos de Diagnóstico de necessidades, Planejamento, implementação e Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento organizacionais; Abordar a Educação Corporativa e metodologias contemporâneas em Treinamento e Desenvolvimento; e, Contribuir para o desenvolvimento do potencial criativo e reflexivo em relação aos sistemas de Treinamento e Desenvolvimento. Conteúdo Programático: Treinamento e Desenvolvimento por Competências: conceito e objetivos. Diagnóstico de necessidades; Planejamento e plano de Treinamento e Desenvolvimento. Tecnologia, Execução, Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento e cultura do desempenho. Retorno de investimento em Treinamento e Desenvolvimento. Educação Corporativa e metodologias contemporâneas em Treinamento e Desenvolvimento. Tendências nos processos de desenvolver pessoas. Referências: BORGES-ANDRADE, J. E.; ZERBINI, T.; ABBAD, G. S. e MOURÃO, L. (2013). Treinamento, desenvolvimento e educação: Um modelo para sua gestão. In Borges, L., Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 465-498). Porto Alegre: Editora Artmed. CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos - Como Incrementar Talentos na Empresa. Grupo GEN, 2021. MENESES, P. P. M., ZERBINI, T. , ABBAD, G. Manual de Treinamento Organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2010. MADRUGA, Roberto. Treinamento e desenvolvimento com foco em educação corporativa. Editora Saraiva, 2017. NOE, Raymond A. Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Grupo A, 2015. 20. Gestão de desempenho Objetivos: Apresentar as premissas conceituais para a compreensão e construção de um modelo de Gestão de Desempenho com base em competências; Discutir a relação entre a avaliação de desempenho e as competências; e também a avaliação de desempenho com a motivação das pessoas; Compreender e estruturar práticas e políticas nos processos de Gestão de Desempenho; e, Abordar e discutir tendências contemporâneas na Gestão do Desempenho nas organizações. Conteúdo Programático: A gestão do desempenho: significado. Mensuração de desempenho e os objetivos e metas organizacionais. A relação entre a avaliação de desempenho e as competências. Os padrões de desempenho. A avaliação de desempenho e seu objetivo. Elementos de uma avaliação de desempenho. A avaliação de desempenho e a motivação das pessoas. Processo de feedback. Métodos de Avaliação de Desempenho. A avaliação de desempenho grupal. O significado do potencial, do desempenho e do talento. Referências BARBIERI, Ugo F. Gestão de Pessoas nas Organizações - Conceitos Básicos e Aplicações. Grupo GEN, 2016. BERGAMINI, Cecília W. Avaliação de Desempenho - Usos, Abusos e Crendices. Grupo GEN, 2018. BRANDÃO, Hugo P. Mapeamento de Competências, 2ª edição. Grupo GEN, 2017. CHIAVENATO, Idalberto. Desempenho Humano nas Empresas. Grupo GEN, 2021. PEIXOTO, A. L. A., CAETANO, A. (2013). Avaliação de desempenho. In Borges, L., Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 528-556). Porto Alegre: Editora Artmed. TREFF, Marcelo. Gestão de Pessoas - Olhar Estratégico com Foco em Competências. Grupo GEN, 2016. 21. Metodologia da Pesquisa Científica Objetivos : Promover e orientar na adoção de um comportamento científico na busca do conhecimento, para planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos: Conceituar ciência e conhecimento científico e descrever suas características; as etapas do método científico e os passos do processo de pesquisa; Descrever o campo de conhecimento científico do Comportamento Humano nas Organizações, em termos de seu foco central e das relações que este estabelece com outros fenômenos e campos afins; e, Aplicar as normas da metodologia científica em seu estudo. Conteúdo Programático: O processo do conhecimento científico. Tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa científica. Aplicação do projeto de pesquisa. Normas para a elaboração e apresentação do relatório de pesquisa. Relatório de pesquisa. Ética na pesquisa. Comportamento Humano nas Organizações como Campo de Investigação e Produção do Conhecimento. Elementos fundamentais da pesquisa em Comportamento Humano nas Organizações. Referências BARBIERI, Ugo F. Gestão de Pessoas nas Organizações - Conceitos Básicos e Aplicações. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2016. SOUSA, Aluísio I.M de. Et. na. Iniciação à Lógica e a Metodologia da Ciência, São Paulo: Cultrix, 1976 CERVO, A.L. e BERVIAN, A.N. Metodologia Científica. 3 ed., São Paulo: Mc Graw –Hill do Brasil, 1983 RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1985 FERRARI, Alfonso Trujillo. Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Mc Graw –Hill do Brasil, 1982. LAKATOS, Eva M. e Marconi, Mariana A. Metodologia Científica São Paulo: Atlas 1982. 22. Gestão de Remuneração e Benefícios Objetivos: Discutir a evolução do pensamento sobre remuneração, analisar as principais tendências em Remuneração e Benefícios e maneiras de melhorar a eficácia das recompensas. Compreender as premissas conceituais para a construção de um modelo de Remuneração e Benefícios com base em competências; e, Proporcionar subsídios para a estruturação de práticas e políticas nos processos de Remuneração e Benefícios. Conteúdo Programático: Os públicos estratégicos e o caráter multivariado da remuneração nas organizações. Recompensas Financeiras: participação e tempo de serviço, status do emprego, competências e desempenho. Recompensas de nível organizacional relacionadas a desempenho. Recompensas de Equipe. Incentivos de Curto e Longo Prazo. Desenho e tendencias em sistemas de remuneração e Benefícios. Benefícios flexíveis, serviços e facilidades ofertadas pelas organizações. Papel e resultados esperados dos Benefícios. Referências: DUTRA, J. S. (2001). Tendências no Campo da Remuneração para o Novo Milênio. In J. S. Dutra (Org.), Gestão por Competências: Um Modelo Avançado para o Gerenciamento de Pessoas (pp. 71-94). São Paulo: Editora Gente. DUTRA, Joel, S. et al. Gestão de Pessoas. Grupo GEN, 2017. MCSHANE, Steven L.; GLINOW, Mary Ann V. Comportamento Organizacional. Grupo A, 2014. PIZZATO, F. (2010). É possível pensar em remuneração por competência? In: Bitencourt, C. (Org). Gestão Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman. 23. Employer Branding: posicionamento e marca do empregador Objetivos: Apresentar as bases conceituais para a compreensão do processo de Employer Branding, como posicionamento e marca do empregador; Discutir o significado de talento e seleção por competências e valores; e, Conhecer exemplos de sucesso de Employer Branding para subsidiar a atuação profissional. Conteúdo Programático: Compreendendo o Posicionamento e identidade de Marca, para compreender a construção e proposta de valor do empregador. O significado de talento. Employer Branding: a união entre Marketing e Gestão de Pessoas. Conceito e iniciativas de Employer Branding. Resultados com a aplicação de Employer Branding. Técnicas e Táticas de proposição de valor para o candidato. Seleção por competências e por valores. Recrutamento de Trainees e Estagiários. Exemplos de sucesso em Employer Branding. Referências: AAKER, David. On Branding. Grupo A, 2015. ALMEIDA, Ana Luísa de C.; CALDAS, Sérgio L.; ZANINI, Marco Túlio F.; et al. Gestão integrada de ativos intangíveis, 1ª edição.. Editora Saraiva, 2016. BEDENDO, Marcos. Branding. Editora Saraiva, 2019. MADRUGA, Roberto. Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional. Grupo GEN, 2021. 24.Criatividade e Inovação no trabalho Objetivos: Compreender a criatividade e inovação nas empresas; colocando o fator humano como item determinante na aprendizagem empresarial e na determinação dos componentes à criatividade; Estimular os participantes a reconhecerem as possibilidades de desenvolvimento e melhorias nas organizações advindas dos processos de criatividade e inovação; e, Multiplicar a compressão de que as novas formas de desenvolvimento de projetos e produtos exigem práticas de RH também criativas e inovadoras no âmbito das organizações. Conteúdo Programático: Abordagem comportamental, tipologias e os conceitos de criatividade e de inovação. Estratégia de gestão da criatividade e da inovação. Gestão de ideias: sua importância; o papel dos colaboradores; a ambientação; estratégias e técnicas de geração de ideias. Interface da criatividade. Técnicas para enfretamento de barreiras à criatividade e à inovação. Criatividade como processo. Metodologias e técnicas para a gestão da criatividade e da inovação: o Design Thinking e as técnicas para geração de resultados criativos e inovadores. As tecnologias para a gestão da criatividade e inovação. Referências ALENCAR, E. M. L. S. Medidas de criatividade – teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010. AMABILE, T. A. . Growing up Creative: Nurturing a Lifetime of Creativity. 2ed. Buffalo, Nova York, The Creative Education Foundation Press. 1989. BRUNO-FARIA, M. F. Criatividade e inovação nas organizações: Desafios para a competitividade. SP: Atlas, 2013. DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor . São Paulo: Cengage Learning, 2008. GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: A teoria na prática, 1 ed. Porto Alegre, Editora Artes Médicas, 1995. GARDNER, Howard. Mentes que criam. 1 ed., Porto Alegre, Editora Artes Médicas, 1996. JOHNSON, S. De onde vêm as boas ideias: Uma breve história da inovação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. KELLEY, Tom. A arte da inovação. São Paulo: Futura, 2001. KELLEY, Tom. As 10 faces da inovação. Editora Campus. 2007. MASI, Domenico. O Ócio Criativo. 4 ed., Rio de Janeiro, Editora Sextante, 2000. PREDEBON, José. Criatividade : abrindo o lado inovador da mente : um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser crianças. - 7. ed. - São Paulo : Atlas, 2010. 25. Retenção de Talentos Objetivos: Definir retenção de talentos e sua importância na atualidade. Explicar os desafios da empresa na retenção de talentos. Identificar pontos importantes em uma estratégia de retenção de talentos Reconhecer boas práticas organizacionais para reter talentos. Relacionar diferenças intergeracionais, exercício de liderança e perspectivas de carreira e identificar tendências atuais em retenção de talentos. Conteúdo Programático Gestão de Pessoas e talentos - a importância de manter talentos nas organizações. Conceito de Retenção de Talentos. Desafios das empresas na retenção e talentos. Fatores de Retenção de talentos. Estratégia de Retenção de Talentos. Boas práticas na Retenção de Talentos. Diferenças intergeracionais, liderança e perspectivas de carreira. Referencias: BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de recursos humanos. São Paulo, SP: Cengage, 2015. CARRARA, T. M. P.; NUNES, S. C.; SARSUR, A. M. Retenção de talentos de diversas gerações em um mesmo contexto organizacional. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 4., 2013, Brasília. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http:// www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR55.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020. DAVENPORT, T. O. Capital humano: o que é e por que as pessoas investem nele. São Paulo: Nobel, 2001. FREITAG, B. B. et al. A gestão de talentos no campo da Gestão de Pessoas: tema emergente? Revista de Administração da UFSM, v. 7, nº. 4, p. 629–643, 2014. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/download/36173. Acesso em: 13 mar. 2020. FREITAG, B. B.; FISCHER, A. L. Programas formais de gestão de talentos no Brasil: realidade? In: ENCONTRO DA ANPAD, 38., 2013, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/68/2013_EnANPAD_GPR1013.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020. |
||||
Carga Horária: |
108 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Caio Pereira Infante Carmem Beatriz Neufeld Gilberto Tadeu Shinyashiki Hugo Ferrari Cardoso Marina Greghi Sticca Sonia Maria Guedes Gondim Suzie Clavery Thaís Zerbini |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |