126582 - Trabalho, Gestão e Comportamento Organizacional |
Período da turma: | 28/07/2025 a 07/12/2025
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Descrição: | 9. O Mundo do Trabalho Contemporâneo e as Teorias Organizacionais
Objetivos: Descrever a construção histórica do conceito de trabalho; Discutir a evolução histórica das Teorias Organizacionais no Brasil e no mundo; Identificar as principais mudanças no mundo do trabalho; Discutir as relações do trabalho na atualidade. Conteúdo Programático: Ideologia do trabalho. A construção da sociedade do bem-estar. O esgotamento do modelo taylorista-fordista e as novas concepções do trabalho. Evolução histórica em Teorias Organizacionais. Comportamento Humano no Trabalho. O Pensamento Sistêmico e Complexo Aplicado às Organizações e à Gestão de Pessoas. Novas formas de organização do trabalho. Referências: BORGES, L. O., Yamamoto, O. H. (2014). Mundo do Trabalho: Construção Histórica e Desafios Contemporâneos. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 25-72). Porto Alegre: Artmed. CAMPOS, Dinael Corrêa D. Atuando em Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional e Recursos Humanos, 2ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2017. PADILHA, Valquíria, Navarro, Vera Lucia. Dilemas do trabalho no capitalismo contemporâneo. In: Psicologia & Sociedade. ABRAPSO, n. 19. São Paulo: ABRAPSO, 2007. p. 14-20. SCHEIN, Edgar H. Psicologia Organizacional. Tradução de José Luiz Meurer. Rio de Janeiro: PrenticeHall do Brasil Ltda., 1982. 10. Cultura e Clima Organizacional Objetivos: Discutir as bases conceituais e metodológicas para a gestão da Cultura e Clima Organizacional. Estabelecer distinções e possíveis relações entre os conceitos de cultura, subcultura e contracultura nas organizações. Abordar as diferentes correntes em Gestão do Ambiente Organizacional, bem como seus componentes, níveis e a dinâmica desse ambiente. Oferecer suporte metodológico para políticas e ações voltadas para a construção e melhorias na cultura e clima organizacional. Conteúdo Programático: A estrutura e o desenvolvimento da Cultura Organizacional. A cultura e o desempenho. Macrocultura. Subcultura. Inteligência Cultural. Transformações culturais. Mecanismos de fixação, reforço e estabilização da cultura. Evolução cultural natural e guiada. Cultura e engajamento. Employee Experience e Employee Journey Mapping. O papel da liderança na construção, inserção e evolução da cultura organizacional. Referências JOHANN, Sílvio L. Gestão da Cultura Corporativa. Editora Saraiva, 2003. MADRUGA, Roberto. Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional. Grupo GEN, 2021 SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. - 5. ed. - Barueri [SP] : Atlas, 2022. SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. Grupo GEN, 2009. SILVA, N. & Zanelli, J. C. (2014). Cultura organizacional. In J. C. Zanelli, J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 491-525). Porto Alegre, RS: Artmed. 11. Indústria 4.0 e novos formatos de trabalho. Objetivos: Abordar a indústria 4.0, valores humanos e o Mercado de Trabalho; Discutir as mudanças nas atividades profissionais provenientes da Industria 4.0 e os novos formatos de trabalho; Oferecer suporte metodológico para o desenvolvimento de Competências requeridas pela indústria 4.0.; e, Apoiar a compreensão das novas demandas para que as organizações, e que levam a repensar a gestão de pessoas. Conteúdo Programático: A Industria 4.0, valores humanos e o Mercado de Trabalho. O impacto da implementação da Indústria 4.0 nas tarefas e atividades profissionais. Novos formatos de trabalho. Necessidades de formação e competências na Indústria 4.0. Novas demandas para a Gestão de Pessoas e educação para o Mundo do trabalho na Indústria 4.0. Referências: BARBIERI, Ugo F. Gestão de Pessoas nas Organizações - Conceitos Básicos e Aplicações. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2016. DA QUINTINO, Luis F.; SILVEIRA, Aline Morais; AGUIAR, Fernanda Rocha D.; et al. Indústria 4.0. Grupo A, 2019. MORAES, Rodrigo Bombonati de S. Indústria 4.0: impactos sociais e profissionais. Editora Blucher, 2020. 12. Gestão de Equipes - presencial, remota e home office Objetivos: Abordar os principais conceitos relativos a Equipes e Grupos informais e organizacionais; Discutir os desafios das equipes, o ambiente da organização e da equipe, a formação e processos de Equipe. Apresentar o modelo de eficácia da equipe e discutir fatores que influenciam essa eficácia; e, Discutir a diversidade e as características e estratégias necessárias para o sucesso das equipes autodirigidas e das equipes virtuais. Conteúdo Programático: Equipes e Grupos informais. Tipos de equipes organizacionais. Vantagens e Desvantagens das equipes. Desafios das Equipes. Ambiente da Organização e da Equipe. Formação de Equipe (tamanho, composição, diversidade e competências). Processos de Equipe (desenvolvimento, funções, normas, coesão, influencias e confiança). Modelo de Eficácia de Equipes – Equipes Autodirigidas e Virtuais. Equipes de alto desempenho. Diversidade da Equipe. Conflito e tomada de decisão em equipe. Referências DYER, William G. Equipes que fazem a diferença (team building) : estratégias comprovadas para desenvolver equipes de alta performance. Editora Saraiva, 2011. MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 13. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009. MCSHANE, Steven L.; GLINOW, Mary Ann V. Comportamento Organizacional. Grupo A, 2014. WAGNER III, John A, HOLLENBECK John R. Comportamento Organizacional. Criando Vantagem Competitiva. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2009. DUTRA, Joel Souza. Competências e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2008. LE BORTEF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. TACHIZAWA, Takeshy. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 5. Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008. 13. Gestão de Carreira e Propósito Objetivos: Refletir sobre os desafios da gestão de carreiras e analisar as principais tendências, como: gerações e novas carreiras, carreiras inteligentes, transição de carreira; entre outras; Destacar o protagonismo das pessoas em relação ao seu desenvolvimento e à carreira; e a importância das competências na evolução de carreira; e, Compreender a Gestão de Carreiras pelas organizações, seus princípios, e a estruturação de práticas e políticas com base em competências. Conteúdo Programático: A Evolução das teorias de carreira no Brasil e seus principais desafios. Tendencias contemporâneas em carreiras: gerações e novas carreiras, carreiras inteligentes, transição de carreira; entre outros. Protagonismo da pessoa em relação à sua carreira. Identidade das Pessoas com os Propósitos e Práticas da Organização. A Gestão de Carreira pelas organizações: princípios, estrutura de carreiras e instrumentos de gestão com base em competências. Referências BROWN, S. D.; Lent, R. W. (2005). Career development and counseling: Putting theory and research to work. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. DUTRA, Joel, S. et al. Gestão de Pessoas. Grupo GEN, 2017. DRIES, N.; Pepermans, R., & Carlier, O. (2008). Career Success: constructing a multidimensional model. Journal of Vocational Behavior..73 (2008) 254–267. GOLD, Miriam. Gestão de carreira. Editora Saraiva, 2019 OLIVER, L. W.; SPOKANE, A. R. Career-intervention outcome: What contributes to client gain. Journal of Counseling Psychology, Washington, DC, v. 35, n. 4, p. 447-462, 1988. RIBEIRO, M. A. Psicologia e gestão de pessoas: Reflexões, críticas e temas afins (ética, competência e carreira). São Paulo: Vetor Editora, 2009. TERRA, Eberson. Carreiras Exponenciais. Editora Alta Books, 2021. 14. Gestão de Conflitos, Negociação e Tomada de Decisão Objetivos: Definir conflito e debater suas consequências positivas e negativas no local de trabalho; abordando seu processo e possíveis estratégias para minimizar os conflitos; Apresentar estilos de tratamento de conflitos e de negociadores, e discutir as circunstâncias nas quais cada um seria mais adequado. Identificar as fases do processo de negociação e os fatores objetivos e subjetivos envolvidos; Conhecer estratégias e táticas que os bons negociadores utilizam para reclamar valor e criar valor em negociações; e, Discutir os papéis das emoções, da intuição na tomada de decisão. Conteúdo Programático: O significado e as consequências do conflito. Tipos de Conflitos (Conflitos interindividuais, Conflitos intergrupais, Conflitos interdepartamentais; Conflitos interorganizacionais, Conflitos capital-trabalho; Conflitos políticos e grupos de interesses). Estratégias para minimizar e de administração de conflitos; Negociação; Negociação entre organizações; Estratégias e objetivos; Sindicalismo e negociação; Negociação e Relações Econômicas; Negociação em Reuniões de Negócios; O Processo de Mediação. A tomada de decisões. Referencias: LEWICKI, Roy; SAUNDERS, David; MINTON, John. Fundamentos da Negociação. 2 ed. Porto Alegre:Bookman, 2002. BRAGA, Douglas. Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUX,1998. MANN, Rebecca. Comportamentos conflituosos: como lidar com “empregados-problema”. São Paulo: Nobel,1995. MARTINELLI, Dante; ALMEIDA, Ana Paula. Negociação e soluções de conflitos: do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. São Paulo: Atlas, 1998. 15. Gestão da Mudança e Comunicação Organizacional Objetivos: Conhecer os fundamentos dos processos de mudanças organizacionais no contexto do pensamento sistêmico e reconhecer a mudança organizacional como um processo complexo, dinâmico e multidimensional enfatizando sua dimensão subjetiva; Desenvolver a sensibilidade para compreender mudanças que se estabelecem no âmbito das organizações entre indivíduos e grupos/organização; Capacitar para a Gestão da Mudança Organizacional, compreendendo a necessidade de envolver e preparar pessoas para a mudança organizacional, acelerando a obtenção dos objetivos pretendidos; e, Reconhecer o impacto da comunicação no processo de mudança organizacional. Conteúdo Programático: Mudança nas organizações. Pressões, tipos, elementos, modelos, processo e estrutura para a mudança organizacional. Implementação da Mudança. Gestão da Mudança organizacional e abordagens para administrar mudanças organizacionais. Gestão de resistências à mudança. Cultura da Mudança. Comunicação – fator estratégico na implementação de mudanças. Referências: ANSOFF, H. Igor, 1918. Administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1983. DA COSTA, Renato Lopes; ANTÓNIO, Nelson dos S. Aprendizagem organizacional: ferramenta no processo de mudança. Grupo Almedina (Portugal), 2017. DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional: construção, consolidação e mudança. Grupo GEN, 2013. HITT, Michael A.; MILLER, C C.; COLELLA, Adrienne. Comportamento Organizacional, 3ª edição. Grupo GEN, 2013. HOLLENBECK, John R.; III, John W. Comportamento organizacional – 4 ed. Editora Saraiva, 2020. ROBBINS, Stephen P.; Comportamento organizacional. 11 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007. WOOD Junior, Thomaz. Mudança organizacional: liderança, teoria do caos, qualidade total, recursos humanos, logística integrada, inovações gerenciais, cultura organizacional. São Paulo: Atlas, 2000. 16. Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional Objetivos: Apresentar os conceitos fundamentais relacionados ao conhecimento e gestão do conhecimento e inteligência organizacional; Possibilitar a construção de uma visão global das questões que envolvem o gerenciamento do conhecimento e inteligência nas organizações a partir de concepções teóricas e práticas contemporâneas; e, Capacitar para a atuação em práticas na Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional. Conteúdo Programático: A empresa como agente de criação e transferência de Conhecimento. Conceito de Conhecimento. Componentes do conhecimento na empresa. Transferência de conhecimento e capacidade de absorção. Taxonomia do conhecimento organizacional. Implicações estratégicas da taxonomia do conhecimento. Gestão do Conhecimento Organizacional. Criação e integração do conhecimento da empresa. Práticas de Gestão do Conhecimento. A inteligência Organizacional e suas conexões com a Gestão do Conhecimento. Processo de inteligência em organizações complexas. Elementos teóricos, componentes, modelos conceituais e práticas de inteligência organizacional. Inteligência organizacional e diferenciais competitivos. Referencias: CAPUANO, Ethel Airton et al. Inteligência competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento. Ciência da Informação, v. 38, n. 2, p. 19-34, 2009. CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. FLEURY, Maria Tereza L.; JR., Moacir de Miranda O. Gestão estratégica do conhecimento - Integrando aprendizagem, conhecimento e competências. Grupo GEN, 2011. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2008.57, set./dez., 2016. www.uel.br/revistas/informacao/. REZENDE, Denis A. Inteligência Organizacional como Modelo de Gestão em Organizações Privadas e Públicas: Guia para Projetos de Organizational Business Intelligence - OBI.: Grupo GEN, 2015. TONI, Kelly Cristina Wilhelm e ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende. Educação corporativa na perspectiva da inteligência organizacional. Inf. Inf., Londrina, v. 21, n. 3, p. 228 – 2 BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2002. |
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Carga Horária: |
96 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
David Forli Inocente Fabiana Maris Versuti Gil Claudio Giardelli Maria Regina de Moraes Xausa Mario Lazaro Camargo Mateus Cecilio Gerolamo Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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