Atividade

126581 - Psicologia, Saúde e Bem-Estar

Período da turma: 24/03/2025 a 27/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1. O papel do gestor de pessoas nas organizações contemporâneas: Competências técnicas, socioemocionais, políticas e estratégicas.
Objetivos:
 Abordar o papel do gestor de pessoas contemporâneo, suas Competências e Soft Skills; e proporcionar articulação para o desenvolvimento das mesmas pelos participantes;
 Discutir os principais desafios na atuação do gestor de pessoas em relação à gestão das competências: organizacionais, das áreas, dos cargos e das pessoas; e,
 Refletir sobre a gestão de pessoas e seu impacto na competitividade organizacional, e abordar tendências e novos estudos na área.
Conteúdo Programático:
Gestor de Pessoas no mundo 4.0. O seu papel, competências técnicas, socioemocionais, políticas e estratégicas. Os desafios do gestor relacionado à gestão de competências no nível organizacional, das áreas, dos cargos e das pessoas. Gestão de Pessoas e competitividade.
Referências:
DUTRA, Joel S.; DUTRA, Tatiana A.; DUTRA, Gabriela A. Gestão de Pessoas. Grupo GEN, 2017.
DUTRA, J. S. (2002). Modelo de Gestão de Pessoas. In J. S. Dutra (Org.), Gestão de Pessoas: Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas (pp. 41-60). São Paulo: Editora Atlas.
GIL, Antonio C. Gestão de Pessoas - Enfoque nos Papéis Estratégicos, 2ª edição. Grupo GEN, 2016.
ZANELLI, J. C., Borges-Andrade, J. E. & Bastos, V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

2. Liderança e Psicologia de Grupos
Objetivos:
 Abordar os processos psicossociais de grupos e discutir os aspectos básicos do funcionamento do trabalho em equipe nas organizações;
 Reconhecer a importância da liderança no trabalho e discutir como o atual ambiente cultural, econômico e social afeta a liderança;
 Compreender as principais teorias de liderança, bem como a sua relação com o ambiente das organizações, os desafios e o papel do líder, confiança, poder e influência. estilos de liderança e competências essenciais do líder; e,
 Desenvolver uma visão clara e objetiva do significado de liderança nos dias de hoje e implicações possíveis nos processos de grupos.
Conteúdo Programático:
Processos psicossociais e aspectos básicos do funcionamento de grupos nas organizações (conceito, estrutura, comunicação, conflito e cooperação, tomada de decisão em grupo). Liderança nos contextos organizacionais e suas teorias. Perspectivas de competência e comportamento da liderança. Desafios da liderança em equipes de alto desempenho.
Referências:
GIBSON, J. L. Organizações: comportamentos, estrutura e processos. 12ª ed.; São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
GORDON, Jon. O Poder de Uma Equipe Positiva. Editora Alta Books, 2020.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional. Teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª ed.; São Paulo: Pearson, 2010.
ROTHMANN, I. Fundamentos de psicologia organizacional e do trabalho. 2ª ed.; São Paulo: Elsevier, 2017.
ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed.; São Paulo: Artmed, 2014.
NEWSTROM, J. W. Comportamento organizacional: o comportamento humano no trabalho. 12. ed.; São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

3. Motivação e Comprometimento no Trabalho
Objetivos:
 Compreender a motivação e comprometimento no trabalho e identificar os principais aspectos envolvidos neste processo psicológico;
 Abordar os aspectos essenciais das principais teorias da motivação e comprometimento no trabalho;
 Identificar e analisar criticamente os fatores mediadores entre a motivação e o desempenho no trabalho;
 Discutir as consequências da insatisfação no trabalho;
 Proporcionar subsídios para a atuação e estratégias para aumentar o comprometimento organizacional (afetivo).
Conteúdo Programático:
Necessidades, Cognições e Emoções no trabalho. Motivação e comprometimento: definições, modelos de classificação e teorias. Principais fatores de mediação entre motivação e desempenho no trabalho: significado do trabalho, sistema de recompensas e punições, ambiente psicossocial de trabalho, estilo gerencial e valores pessoais e organizacionais. Consequências da insatisfação no trabalho. Estratégias para aumentar o comprometimento organizacional (afetivo) e Employee Engagement ― EE.
Referências:
BANOV, Márcia R. Comportamento Organizacional - Melhorando o Desempenho e o Comprometimento no Trabalho. Grupo GEN, 2019.
Gondim, S. M. G. E Silva, N. (2014). Motivação no Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 173-202). Porto Alegre: Artmed.
MADRUGA, Roberto. Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2021.
MCSHANE, Steven, L.; VON GLINOW, M.A, Comportamento Organizacional. (6th edição). Grupo A, 2014.
REEVE, Johnmarshall. Motivação e Emoção, 4ª edição. Grupo GEN, 2006.

4. Inteligência Emocional nas organizações
Objetivos:
 Explicar como as emoções e a cognição influenciam as atitudes e o comportamento;
 Discutir a dinâmica das emoções no trabalho e o papel da inteligência emocional nas organizações;
 Reconhecer a importância da inteligência emocional na prática da liderança e compreender de que forma o equilíbrio emocional da liderança interfere na satisfação e qualidade de vida dos seus colaboradores; e,
 Descrever a experiência do estresse e identificar maneiras de gerenciar o estresse no local de trabalho.
Conteúdo Programático:
A emoção e a inteligência no contexto do trabalho. Competências emocionais no trabalho. Emoções positivas. Equilíbrio Emocional e atenção plena. Desenvolvimento de Inteligência Emocional no ambiente de trabalho. A Inteligência Emocional da Liderança e seu Impacto na Satisfação dos liderados. Autoconhecimento. Relações humanas. Gestão do estresse e da ansiedade.
Referências:
DAMÁSIO, António. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional, a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 45. Ed. Rio de Janeiro, Objetiva, 1995;
GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; McKEE, Annie. O poder da Inteligência Emocional, a experiência de liderar com sensibilidade e eficácia. Rio de Janeiro, Campus, 2002;
MADRUGA, Roberto. Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional. Grupo GEN, 2021.
MCSHANE, Steven L.; GLINOW, Mary Ann V. Comportamento Organizacional. Grupo A, 2014.
WEISINGER, Hendrie. Inteligência Emocional no trabalho. Rio de Janeiro, Objetiva, 1997.

5. Aprendizagem Humana nas organizações
Objetivos:
 Reconhecer os conceitos e as perspectivas de Aprendizagem Humana nas organizações e sua relação com o desenvolvimento de competências;
 Estabelecer relações entre princípios de aprendizagem humana, para medir e tornar possível a aprendizagem e sua transferência em contextos organizacionais e do trabalho; e,
 Elaborar e empregar estratégias e ações em Treinamento e Desenvolvimento para que as organizações favoreçam a aprendizagem dos indivíduos e para a criação de uma learning organization.

Conteúdo Programático:
Aprendizagem, Organização e Gestão de Pessoas. Sistemas e processos subjacentes de aprendizagem nas organizações e seu papel no desenvolvimento de competências. O conceito, processos e modelos de aprendizagem organizacional. Alinhamento entre objetivos e resultados da aprendizagem organizacional. A organização em aprendizagem: princípios de aprendizagem e etapas para criar uma Learning Organization.
Referencias:
ABBAD, G. S.; Loiola, E.; ZERBINI, T. e BORGES-ANDRADE, J. E. (2013). Aprendizagem em Organizações e no Trabalho. In Borges, L.; Mourão, L. (Org). O Trabalho e as Organizações. Atuações a partir da Psicologia (pp. 497-527). Porto Alegre: Editora Artmed.
ABBAD, G. E BORGES-ANDRADE, J. E. (2014). Aprendizagem Humana em Organizações de Trabalho. In J. C. Zanelli; J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 244-284). Porto Alegre: Artmed.
CHING, Hong Y. Gestão da Aprendizagem – Casos Práticos. Grupo Gen, 2020.
SABBAG, Paulo Y. Competências em Gestão. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Alta Books, 2018.
VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia D.; MASCARENHAS, André O. Organizações em Aprendizagem: Coleção Debates em Administração. Cengage Learning Brasil, 2014.

6. Inclusão, diversidade e gerações nas organizações
Objetivos:
 Compreender a diversidade como inerente ao humano e as concepções de exclusão\inclusão, diversidade\diferença, cultura, gênero, classe, gerações, raça e etnia; e reconhecer a presença das mesmas na sociedade, e discutir seus paradigmas e os desafios para práticas da gestão da diversidade nas organizações.
 Identificar possíveis intervenções em diversidade e inclusão, e de relações raciais, de gênero e intergeracionais nas organizações e avaliar e discutir sua efetividade.
 Construir uma visão crítica a respeito das diferentes abordagens do tema e reconhecer a diversidade de perspectivas e olhares como um valor essencial para as organizações.
Conteúdo Programático:
Conceito de inclusão e diversidade, relações raciais, de gênero e intergeracionais e seus desafios na gestão dos processos organizacionais. Diversidade nos times de trabalho e implicações nos seus resultados. Gestão de pessoas: práticas, tendências e programas de diversidade e inclusão, de relações raciais, de gênero e intergeracionais nas organizações. Acessibilidades. Liderança, representatividade e diversidades.
Referências:
BAHIA, Melissa. Responsabilidade social e diversidade nas organizações. São Paulo: Qualitymark, 2009.
CAMILO, Juliana; FORTIM, Ivelise; AGUERRE, Pedro. Gestão de pessoas: práticas de gestão da diversidade nas organizações. Editora Senac São Paulo, 2019.
FERRAZ, Carolina, V.; LEITE, Glauber Salomão. Direito à Diversidade. Grupo GEN, 2015.
FREITAS, Maria Ester, D.; DANTAS, Marcelo. Diversidade Sexual e Trabalho. Cengage Learning Brasil, 2016.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LAPOLLI, Édis M., WILERDING, Inara A. V., ALVEZ, Juliano Keller Alvez. Gestão humana para organizações saudáveis. 1. ed. – Florianópolis: Pandion, 2021. 270 p.
ROMERO, Sônia. Gestão da diversidade de gênero nas organizações. Porto Aelgre: Ed. PUC, 2009.
TORRES, Cláudio V. ; ´PÉREZ-NEBRA, Amalia Raquel. Diversidade e Inclusão nas Organizações. In: Zanelli, José, C. et al. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Grupo A, 2014.

7. Saúde mental e doenças no trabalho: ações preventivas e diagnósticas
Objetivos:
 Contextualizar o trabalho na contemporaneidade e seus impactos nos processos de subjetivação, na saúde, e na qualidade de vida no trabalho.
 Desenvolver competências, a fim de compreender as interações humanas e os elementos relacionados à manutenção da saúde mental das pessoas no trabalho; e,
 Subsidiar a construção de propostas de promoção de saúde mental, de desenvolvimento e da qualidade de vida dos indivíduos, grupos e organizações.
Conteúdo Programático:
Saúde mental no trabalho: Definição e perspectivas. As várias perspectivas de trabalho para o indivíduo nos aspectos psicossociais. Variáveis moderadoras da saúde no trabalho: suporte social, enfrentamento no trabalho. Distúrbios Psíquicos no trabalho: Estresse ocupacional, Burnout, Sofrimento Psíquico, Assédio Moral e consequências psicológicas do desemprego. Novas formas de organização do trabalho e impactos para a saúde do trabalhador. Prevenção e Promoção de saúde mental do trabalhador. Valorização necessária do Equilíbrio entre Vida e Trabalho.
Referências:
CODO, Wanderlei. Saúde mental e Trabalho. Petropolis: Vozes,2007
DEJOURS, C. A loucura do trabalho - estudo da psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez/Oboré, 1987.
FERREIRA, M. C. Qualidade de Vida no Trabalho. Uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília: Paralelo 15, 2012.
LEITE, Luciano S. Saúde mental no trabalho e atitude empreendedora. Editora Saraiva, 2020.
LACERDA, Francisco R. de, J.; BARBOSA, Rildo P. Psicologia no trabalho. Disponível em: Editora Saraiva, 2021.
ZANELLI, J. C. et. Al. Trabalho, saúde e construção da qualidade de vida. In: Estresse nas organizações de trabalho. Compreensão e intervenção baseadas em evidências (pp. 19-30). São Paulo: Artmed, 2010.

8. Acompanhamento e Gestão da Felicidade nas Organizações
Objetivos:
 Compreender a importância dos afetos e das emoções do indivíduo no trabalho; a sua influência no clima organizacional; e, por conseguinte, na saúde do trabalhador;
 Apresentar conceitos e identificar e discutir as variáveis fundamentais à construção da felicidade no trabalho; e,
 Capacitar para a gestão e construção de propostas e iniciativas de promoção da felicidade no trabalho.
Conteúdo Programático:
Delimitações conceituais e as perspectivas teóricas que envolvem o tema. A relação entre a cognição e a emoção. A razão e a emoção no contexto organizacional. A afetividade no ambiente organizacional. Cultura, Liderança, Diagnóstico e Desenvolvimento: habilidades para a felicidade no trabalho. Planejamento e iniciativas de promoção da felicidade no trabalho. Employee Experience e Humanização nos processos de trabalho.
Referências:
CHANLAT, J.F. O individuo e a organização: dimensões esquecidas. 2.ed. v.3. São Paulo: Atlas, 1996.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A Psicologia da Felicidade. São Paulo: Ed. Saraiva, 1992.
FURTADO, Carla. Feliciência: Felicidade e Trabalho na era da Complexidade. Grupo Almedina (Portugal), 2022.
FURTADO, C. A. Manual de Certificação Internacional Chief Happiness Officer. Brasília: Instituto Feliciência, 2020.
MADRUGA, Roberto. Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional. Grupo GEN, 2021.
MELO, Paulo Márcio da, S. et al. Humanização dos processos de trabalho. Editora Saraiva, 2014.
POWEL, J. Felicidade, um trabalho Interior. Belo Horizonte: Ed. Crescer, 1996
SELIGMAN, M. E. P. Felicidade autêntica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
SCHEIN, E. A . Psicologia organizacional. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1984.
ZANELLI, J.C. Borges- ANDRADE, J.E. BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e o trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Carga Horária:

108 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: David Forli Inocente
Gustavo Arns de Oliveira
Maria Nivalda de Carvalho Freitas
Marina Greghi Sticca
Mateus Cecilio Gerolamo
Thaís Zerbini
Thaísa Belloube Borin


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP