Atividade

126489 - MÓDULO – DESIGN THINKING, CONSUMER INSIGHTS E CANAIS DIGITAIS

Período da turma: 25/05/2026 a 26/10/2026

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Descrição: BUSINESS INTELLIGENCE
BI - visão empresarial, ferramentas computacionais e relação entre os sistemas de gestão (ERP, CRM, SCM e outros); Fases e etapas de um projeto de BI; Tecnologias aplicadas ao B.I.; Data Driven e Decision Science: Data Value Generation e Data-oriented Decision Process; Inteligência artificial técnica: aprendizado de máquinas, dados e métricas de avaliação; Inteligência geral: trans humanismo e expansão física e cognitiva; Cases de B.I. em empresas nacionais e internacionais.

BARBIERI, C. BI – Business Intelligence – Modelagem & Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2001.
BURK, S. SWEENO, D., MINER, G. It’s All Analytics – Part II: Designing an Integrated AI, Analytics, and Data Science Architecture for Your Organization. Routledge. 2021.
CAMM, J. D.et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012.
ECKERSON, W. Ten Characteristics of a Modern Data Architecture. 2018. Disponível em: https://www.eckerson.com/articles/ten-characteristics-of-a-modern-data-architecture - Acesso em: julho 2021.
LANGHE, B.; PUNTONI, S. Decision-Driven Analytics: Leveraging Human Intelligence to Unlock the Power of Data. Wharton School Press, 2024.
MOHAN, S. Building End-to-End Data Architectures in AWS, Azure and GCP. 2021. In: Gartner Data & Analytics Summit, maio-2021.
SHARDA, R.; DELEN, D.; TURBAN, E. Business Intelligence e Análise de Dados para Gestão do Negócio. 4ª ed. Bookman, 2019.
SUMMERS, G. Leading a Data Driven Organization: A Practical Guide to Transforming Yourself and Your Organization to Win the Data Science Revolution, 2019.

DESIGN THINKING – DA MENTALIDADE ATÉ A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Entender o fenômeno da complexidade do mercado atual; Mentalidade criativa para encontrar e solucionar problemas; Cultura inovadora nas organizações; Design Thinking e suas ferramentas para solucionar problemas cada vez mais complexos; Importância do rigor na implementação das soluções para obter inovações; A inteligência artificial aplicada a diferentes fases do Design Thinking; Autonomous Innovation Engine – tendências de automação da inovação; Exemplos de aplicações práticas de novos modelos de negócios.

BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
COUTINHO, A.; POYATOS, H.; e MENDES, M. Inove com Design Thinking. São Paulo: Fiap, 2016.
IDEO. The Field Guide to Human-Centered Design, IDEO.org/Design Kit, 2015.
IDEO. Design Thinking for Educators. IDEO LLC, 2012. Disponível em: http://designthinkingforeducators.com/.
KORE, A. Designing Human-Centric AI Experiences: Applied UX Design for Artificial Intelligence. Apress, 2022.
LOWDERMILK, T. Design Centrado no Usuário. São Paulo, Editora Novatec, 2013.
MELO, A; ABELHEIRA, R. Design Thinking & Thinking Design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.
NITZSCHE, Rique. Afinal, o que é design thinking?. São Paulo, SP: Rosari, 2012.
SAFFER, D. Designing for interaction. MacMillan Technical, 2009.
STICKDORN, M. et al. Isto é Design Thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
STACKOWIAK, RKELLY, T. Design Thinking in Software and AI Projects: Proving Ideas Through Rapid Prototyping. Apress, 2020.
VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: MJV Press, 2013.

MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO DA JORNADA DO CONSUMIDOR
Fundamentos e introdução ao Customer Journey (CX); Criação do mapa de jornada do consumidor e seus pontos de contato; Persona de comunicação versus persona funcional; Momentos chave da jornada; Design de serviço e possíveis inserções de soluções de Inteligência Artificial; Exemplos de jornadas fluídas e com rupturas e algumas adoções de Inteligência Artificial como otimizadores de jornada.

ADJEI, A.T. The AI-Driven Customer Journey: Personalization and Automation in Marketing. Kindle book, 2024.
ANGRAVE, J. The Journey Mapping Playbook: A Practical Guide to Preparing, Facilitating and Unlocking the Value of Customer Journey Mapping. de Gruyter, 2020.
BARONE, A.M.; STAGNO, E. Artificial Intelligence along the Customer Journey: A Customer Experience Perspective. Palgrave Macmillan, 2023.
BARRETO, I. F.; CRESCITELLI, E. Marketing de relacionamento; como implantar e avaliar resultados. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2015.
EDELMAN, D. C.; SINGER, M. Competing on customer journeys: you have to create new value at every step. Harvard Business Review, 93(11), 88-98, 2015.
FADER, P. Customer centricity: focus on the right customers for strategic advantage. USA: Wharton Press, 2012.
FADER, P.; TOMS, S. E. Customer centricity playbook: implement a winning strategy driven by customer lifetime value. USA: Wharton Press, 2018.
FITZGERALD, M.; FITZGERALD, M. Customer Experience Strategy - Design & Implementation, SBVV, 2017.
KALBACH, J. Mapeamento de experiências: Guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas. Alta Books, 2017.
ROCA, R. G. et al. Gestão do Relacionamento com o cliente. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2015.


UX DESIGN NO CONTEXTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Experiência do Usuário (UX); User Interface (UI); Técnicas de User Research; Design, usabilidade e arquitetura da informação; Planejamento das estruturas; Personalização de conteúdo com IA; Recomendação de produtos e serviços baseada em IA; Testes de usabilidade com ferramentas de IA; Casos de sucesso e fracasso de implementações de IA em UX Design.

BRINCK, T.; GERGLE, D.; WOOD, S. Usability for the web – Designing web sites that. Morgan Kaufmann, 2001.
BROWN, Tim; KATZ, Barry. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Trad. de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2010. 249
ELSHERIF, H. Synthesizing Information Architecture: Enhancing User Experience (UX) through Artificial Intelligence (AI). Kindle book, 2023.
GARRET, J. J. The elements of user experience. New Riders, 2010.
GOTHELF, J. Seiden; UX, J. Lean: Applying Lean Principles to Improve User Experience. USA: O'Reilly Media, 2013.
HARTSON, R; PYLA, P. S. The UX book: process and guidelines for ensuring quality user experiente. USA: Morgan Kaufmann, 2012.
KALBACH, J. Designing web navigation. O’Reilly Media, 2007.
KRUG, S. Don’t make me think! A common sense approach to web usability. 3ª ed New Riders, 2014.
LEW, G.; SCHUMACHER JR., R.M. AI and UX: Why Artificial Intelligence Needs User Experience. Apress, 2020.
TEIXEIRA, F. Introdução e boas práticas em UX Design. São Paulo: Casa do Código, 2014.
TULLIS, T.T.; ALBERT, B. Measuring the user experience. Morgan Kaufmann, 2013.


ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DE CHATBOTS
Introdução aos Chatbots; Benefícios e Aplicações de Chatbots; Design e Desenvolvimento de Chatbots; Implementação de Chatbots em Estratégias de Marketing Digital; Chatbots para Suporte ao Cliente e Atendimento Automatizado; Integração de Chatbots com Canais de Comunicação; Monitoramento e Otimização de Chatbots.

CAELEN, O.; BLETE, M. Developing Apps With GPT-4 and ChatGPT: Build Intelligent Chatbots, Content Generators, and More. Oreilly & Associates Inc, 2023.
JANARTHANAM, S. Hands-On Chatbots and Conversational UI Development: Build chatbots and voice user interfaces with Chatfuel, Dialogflow, Microsoft Bot Framework, Twilio, and Alexa Skills. Packt Publishing, 2017.
MANASWI, N. K. Deep Learning with Applications Using Python: Chatbots and Face, Object, and Speech Recognition With TensorFlow and Keras. Apress, 2018.
RAJ, S. Construindo Chatbots com Python: Usando Natural Language Processing e Machine Learning. Novatec Editora, 2019.
SCHREIM, S. Storytelling with Charts Using AI and Chatbots: Revolutionize Visualization: Unleash the Power of AI and ChatGPT for Storytelling. Storytelling with Charts Series, 2024.


BRANDING: GESTÃO DE MARCAS
Conceitos Essenciais de Branding; O que é uma marca?; Função e Importância; Brand Image - Brand Experience - Brand Equity; Valor para o Cliente e Posicionamento; O Modelo CBBE; Naming; Design; Aspectos secundários; Portfólio de Marcas; Arquitetura de Marcas; Extensão de Marcas; Aspectos Legais do registro de marcas; Desafios e Tendências na Construção de Marcas; Casos e exemplos de gestão de marcas no Brasil e no mundo.

AAKER, David A. Marcas: Brand Equity: Gerenciando o valor da Marca. Editora Negócio, 1998.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2001.
BATEY, M. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.
KAPFERER, J. N. The new strategic brand management: advanced insights & strategic thinking. 5a ed. Londres: Kogan Page, 2012.
KLEIN, N. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002.
RIES, A.; RIES, L. A Origem da Marcas. São Paulo: Makron Books, 2006.
SERRALVO, F. A. (organizador). Gestão de Marcas no Contexto Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
STRUNCK, G. - Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.


VAREJO, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E TENDÊNCIAS DE MERCADO
A disrupção dos negócios do Varejo; Pilares e Dinâmica do Varejo: um panorama global e nacional; Busca pela excelência nos processos e na gestão: foco no/do consumidor; Novos canais e modalidades de venda, Integração físico-digital; Tecnologias emergentes; Aplicações de inteligência artificial no Varejo; Tendências e desafios do varejo.

ANGELO, C.F., NIELSEN, F.A.G., & FOUTO, N.M.M.D. Manual de Varejo no Brasil. São Paulo: Saint Paul Editora, 2012.
BERMAN, B.; EVANS, J.R. Retail management: a strategic approach, 12th ed. New Jersey: Prentice Hall, 2012.
LEVY, M., WEITZ, B.A.; GREWAL, D. Retailing Management, 9th ed. New York: McGrawHill Education, 2015.
LEWIS, R., HART, M. The New Rules of Retail: competing in the world's toughest marketplace, 2rd ed. New York: Palgrave Macmillan, 2014.
MATTAR, F. N. Administração de Varejo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: gestão e estratégia, 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
SERRENTINO, A. Varejo e Brasil: reflexões estratégicas. 2ª ed. São Paulo: [s.n.], 2016.
STONE, B. A Loja de Tudo - Jeff Bezos e A Era da Amazon. Intrinseca, 2014.
STEPHENS, D. Reengineering Retail: the future of selling in a post-digital world. Vancouver (Canada): Figure 1 Publishing, 2017.
STEPHENS, D. Resurrecting Retail: The Future of Business in a Post-Pandemic World. Vancouver (Canada): Figure 1 Publishing, 2022.
TERRA, E. Varejo, Transformação Digital e Pandemia – um panorama das mudanças estratégicas do setor e do que o futuro digital nos trará. São Paulo: Literare Books, 2022.
TERRA, E. Inteligência Artificial no Varejo. São Paulo: Literare Books, 2024.
ZAKKOUR, M.; DUDARENOK, A. G. New Retail: born in China going global. Hong Kong: Alarice International, 2019.


GESTÃO DO E-COMMERCE E MARKETPLACES
A era digital e os canais de venda; Pilares do e-commerce; Tipos de e-commerce (B2B, B2C, C2C); Apresentação e discussão das principais métricas de um e-commerce (taxa de conversão, tráfego, vendas, ticket médio, taxa de carrinho abandonado, taxa de rejeição, ROI); Estratégias de visibilidade e ativação; Marketplaces: o que é, formas de atuação dos varejistas nesse ambiente, prós e contras do modelo; Aplicações de inteligência artificial no e-commerce (personalização de recomendações e a automação do atendimento ao cliente; Tendências na área no Brasil e no mundo; Cases de empresas.

ALBERTIN, A. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2004.
ANDERSON, C. A Cauda Longa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BOSEMARK, Y. AI Power Funnels: A Practical Guide For Using AI To Systematically Grow Your Online Sales. Kindle book, 2023.
CHAFFEY, D. Gestão de E-business e E-commerce: Estratégia, Implementação e Prática. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2013.
DAVE, C. Gestão de e-business e e-commerce. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2016.
FRANCO JR., C.F. E-Business Na Infoera. Atlas, 2006.
GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Editora Novarte, 2016.
KING, D.; TURBAN, E. Comércio eletrônico, 5ª ed, Pearson Universidades, 2003.
MIKITANI, H. As Novas Regras do E-commerce Marketplace 3.0. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2014.
OLIVEIRA, B. Crie seu mercado no mundo digital. Editora Gente, 2018.
ORTIZ, P. Dropshipping E-commerce Business Model 2020: How to Leverage and Exponentially Grow Your Online Store Using the Latest Social Media Marketing Strategies on Facebook, Instagram, YouTube, and Twitter. Kindle E-Book, 2019.
SHAW, D. Artificial Intelligence and The Marketplace: Challenges and Solutions. Kindle book, 2024.
STEFANO, N.; ZATTAR, I.C. E-commerce: conceitos, implementação e gestão. InterSaberes, 2016.
VASCONCELLOS, E. Competitividade e negócios eletrônicos – experiências de empresas brasileiras. Editora Atlas, 2005.
VASCONCELLOS, E. (coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.
TURBAN, E.; King, D. Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2010.
WEILL, P.; VITALE, M. R. Place to Space: Migrating to eBusiness Models. Harvard Business School Press, 2001.


EMPREENDEDORISMO E LEAN STARTUP
A criação de novos negócios e o papel do indivíduo empreendedor na era digital; Redefinindo a Proposta de Valor e Modelo de Negócio em resposta à um mercado muito dinâmico; O método Lean Startup; Cases aplicados.

BLANK, S.; DORF, B. Startup: Manual do Empreendedor. Alta Books., 2014.
CARVAJAL JÚNIOR, C. J., SANCHEZ, W. M. Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação. São Paulo, Editora Livrus, 2015.
DOLABELA, F. Empreendedorismo, uma forma de ser: Saiba o que são empreendedores individuais e coletivos. 1. Ed. Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento, 2003.
DORNELAS, J. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios. 5ª ed. Campus, 2014.
FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração de Empresas, vol. 34, n. 2, p. 5-28, abril/junho, 1999.
KAWASAKI, G. The art of the start 2.0: the time-tested, battle hardened guide for anyone starting anything. Penguin, 2015.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.; BERNARDA, G. Value Proposition Design Como construir propostas de valor inovadoras. Ed. HSM do Brasil, 2014.
RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação. São Paulo: Leya Brasil, 2012.
THIEL, P.; MASTERS, B.; KORYTOWSKI, I. De zero a um, 1ª ed. Objetiva, 2014.


GESTÃO DA MUDANÇA NA ERA DIGITAL (CHANGE MANAGEMENT)
Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional; Como adaptar estruturas e processos organizacionais para aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças digitais; Desafios e papel do gestor num mundo de mudanças contínuas e disruptivas; Casos aplicados.

BOVEY, W. H. Resistance to organizational change: the role of cognitive and affective processes. Leadership & Organizational Development Journal, v.22, n. 7, 2001.
COLLINS, J.; COLLINS, J. Good to Great. 1ª ed, HarperBusiness, 2001.
COSTA, S. G.; RODRIGUES, J. N.; VIEIRA, Gestão da mudança. Atlas, 2010.
CHOWDHURY, S. A era do talento. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
FALCONI, V.C. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 9ª ed, INDG, 2013.
FISCHER, R. M.; FLEURY, M. T. L. Cultura e Poder nas Organizações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1992.
JOY, R. Propósito: por que ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas. Alta Books, 2018.
MCCALMAN, J.; PATON, R.A. Change Management: a guide to effective implementation. 3th ed. Sage; 2008.
RASKINO, M.; WALLER, G. Digital to the Core: Remastering Leadership for Your Industry, Your Enterprise, and Yourself. 1ª ed. Bibliomotion, 2015.
SINEC, S. Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action. Portfolio, 2009.
VERDONK, P; LITTLE, J. Lean Change Management: Prácticas Innovadoras Para El Manejo del Cambio Organizacional. Madrid: Independently Published, 2019.

*Disciplinas e ementas sujeitas a alteração.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Edgard Charles Stuber
Fabiano Guasti Lima
Fabrizzio Amabile Topper
Guilhermo Almeida dos Reis
Helder Prado Santos
Josmar Andrade
Luciane Meneguin Ortega Vidal
Marcos Roberto Luppe
Regina Claudia Cantele


 
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