Atividade

126488 - MÓDULO - TECNOLOGIAS EMERGENTES, DATA SCIENCE E ANALYTICS

Período da turma: 27/10/2025 a 18/05/2026

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Descrição: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AS FRONTEIRAS DIGITAIS COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A reengenharia de processos de negócios com a utilização de data analytics na transição do modelo de negócios do tradicional para o digital; A IA como ferramenta estratégica para melhorar a competitividade e inovar em processos, produtos e serviços; O relacionamento entre líderes digitais e CIOs, a gestão de Shadow IT, e o alinhamento estratégico de TI para suportar a integração de tecnologias avançadas como IA e data analytics; Análise da arquitetura e do ecossistema das plataformas digitais na inovação de operações e estratégias das empresas; Casos e exemplos.

BRIGGS, A. Uma História Social da Mídia: De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.
DAVENPORT, T. et. al. All-in on AI: How Smart Companies Win Big with Artificial Intelligence. Audible book, 2023.
GABRIEL, M. Você, Eu e os Robôs. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
GANESAN, K. The Business Case for AI: A Leader's Guide to AI Strategies, Best Practices & Real-World Applications, 2022.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York, USA: Penguin, 2016.
LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011.
LUCCI, S. e KOPEC, D. Artificial intelligence in the 21st century. USA: Mercury Learning & Information, 2019.
MANSUR, R. Governança da Nova TI: A Revolução. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013.
MCCARTHY, J.; WRIGHT, P. Technology as Experience. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004.
PHAAL, R., FARRUKH, C. PROBERT, D. Technology roadmapping - A planning framework for evolution and revolution. Technological Forecasting and Social Change, v. 71, p. 5-26, 2004.
ROMANO, R. R. Tecnologia: O futuro do seu negócio passa por aqui. 3ª. Edição. São Paulo: Posigraf, 2012.
O’BRIEN, J. A. Sistemas da informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.
TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.
VISAGIE, I. IT Project Management in the age of AI, Strategies and Techniques for Success: IT Project Management in the age of AI, Strategies and Techniques for Success. Kindle Book, 2023.


DATA SCIENCE E BIG DATA
O que é Big Data; Os dados que integram o Big Data; Ferramentas Big Data; Big Data Analytics; Principais tecnologias associadas a Big Data, suas funções e diferenças em relação às empregadas em BI; Casos com o uso do Big Data.

AGRAWAL, A.; GANS, J.; GOLDFARB, A. Prediction Machines, Updated and Expanded: The Simple Economics of Artificial Intelligence. Harvard Business Review Press, 2022.
ALCANTARA, L. K. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017.
AMARAL, F.C.N. Data Mining: Técnicas e Aplicações para o Marketing Direto. São Paulo: Editora Berkeley, 2001.
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CHEN, Y. et al. Big data analytics and big data science: a survey. Journal of Management Analytics, v. 3, n. 1, p. 1-42. fev. 2016.
GRUS, J. Data Science do Zero. Alta books, 2021.
HAN, J., KAMBER, M. Data Mining: Concepts and Techniques. New York: Morgan Kaufmann Publisher, 2001.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017.
NESELLO, P; FACHINELLI, A. C. Big Data: O novo desafio para a gestão. Revista Inteligência Competitiva, v. 4, p. 18-38, 2014.
PROVOST, F; FAWCETT, T. Data Science para Negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2016.
TAURION, C. Big Data. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.


ARTIFICIAL INTELLIGENCE & MACHINE LEARNING
Visão Geral sobre Data Science e Artificial Intelligence, Conceitos e Definições; Relação entre Data Science, Machine Learning, Big Data, Data Mining, Analytics, Artificial Intelligence e Computação Cognitiva; Modelos de Negócios Baseados em Big Data Analytics e Computação Cognitiva; Diferenciais e Oportunidades em Big Data Analytics e Artificial Intelligence; Visão Estratégica da Governança de Dados; Governança de Dados x Gestão de Dados; Aplicação Prática de Modelos de Analytics e Machine Learning para Reconhecimento de Padrões em Bancos de Dados Reais e de Mercado; Implementação Prática de Algoritmos Supervisionados de Machine Learning.

BABCOCK, J.; BALI, R. Generative AI with Python and TensorFlow 2: Create images, text, and music with VAEs, GANs, LSTMs, Transformer models. Packt Publishing, 2021.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
CAMPESATO, O. Artificial Intelligence, Machine Learning, and Deep Learning. Mercury Learning and Information, 2020.
DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G.; MORISON, R. Analytics at work: smarter decisions, better results. Boston, MA: Harward Business Press, 2010.
FAWCETT, T.; PROVOST, F. Data Science para negócios. 1ª ed. Alta Books: 2016.
FERNADEZ, G. Data Mining Using SAS Applications. New York: Chapman & Hall/CRC, 2003.
FOSTER, D. Generative Deep Learning: Teaching Machines to Paint, Write, Compose, and Play. Oreilly & Associates Inc, 2023.
GARCIA, J. AI-Manager: Building the future with artificial intelligence, 2023.
HOFFMANN, R.; VIEIRA, S. Análise de Regressão. São Paulo: Atual, 2a. ed., 1977.
MAHESHWARI, A. Data analytics made accessible. USA: eBook Kindle edition, 2019.
MUELLER, A. C; GUIDO, S. Introduction to Machine Learning with Python a Guide for Data Scientists. New York, USA: O'Reilly Media, 2016.


VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA A NEGÓCIOS
Definição de visão computacional; Objetivos da visão computacional no ambiente empresarial; Relações entre visão computacional e Inteligência Artificial; Visão computacional para reconhecimento de imagens e vídeos; O papel do aprendizado profundo (deep learning) e das redes neurais no processamento e análise de tarefas relacionadas à visão computacional; Hardwares relacionados à captura de imagens e vídeos com a finalidade de uso em visão computacional; Exemplos de aplicações de visão computacional em diferentes contextos de negócios.

AYYADEVARA, V K.; REDDY, Y. Modern Computer Vision with PyTorch: Explore deep learning concepts and implement over 50 real-world image applications. Packt Publishing, 2020.
GERÓN, A. Hands-On Machine Learning with Scikit-Learn, Keras, and Tensorflow: Concepts, Tools, and Techniques to Build Intelligent Systems. O'Reilly Media, 2022.
LAKSHMANAN, V.; GÖRNER, M.; GILLARD, R. Practical Machine Learning for Computer Vision. O'Reilly Media, 2021.
SOLEM, J. E. Programming Computer Vision with Python. O'Reilly Media, Inc, USA, 2012.
SZELISKI, R. Computer Vision: Algorithms and Applications. Springer, 2022.
TORRALBA, A; ISOLA, P.; FREEMAN, W. Foundations of Computer Vision. The MIT Press, 2024.


BLOCKCHAIN, CRIPTOMOEDAS E NFT
Conceituando Blockchain; Definindo organizações baseadas na lógica do Blockchain; Contratos inteligentes; Modelos de negócios e oportunidades de inovação no mercado P2P; Tokenização de ativos em blockchain; Aplicações de blockchain nos diversos segmentos de mercado; O que são criptomoedas e como funcionam; Tipificação das criptomoedas, stablecoins e moedas digitais nacionais; Aspectos regulatórios e os avanços no Brasil; Finanças descentralizadas (DeFi); O que são NFTs e suas aplicações.

ANTONOPOULOS, A.M.; WOOD, G. O’Reilly. Mastering Ethereum: Building Smart Contracts and DApps, 2019.
FLEMING, S. Blockchain technology and microservices architecture. USA: eBook Kindle, 2018.
GOUNDAR, S.; SUSEENDRAN, G. ANANDAN, R. Convergence Of Artificial Intelligence And Blockchain Technologies, The: Challenges And Opportunities. WSPC, 2022.
LEWIS, A. The Basics of Bitcoins and Blockchains: An Introduction to Cryptocurrencies and the Technology that Powers Them. Editora Mango Media, 2018. MOUGAYAR, W. Blockchain para negócios: Promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da Internet. 2017.
SWAN, M. Blockchain: blueprint for a new economy. USA: O’Reilly Media, 2015.
TAPSCOTT, D.; TAPSCOTT, A. Blockchain Revolution. 1ª ed. SENAI-SP: 2017.
ULRICH, F. Bitcoin: A moeda na era digital. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2014.

MARKETING DIGITAL
Bases e conceitos do marketing digital; Funil de Conversão; Inbound Marketing: Gestão de Mídia Própria; Análise e atuação nas principais mídias sociais: Facebook, Instagram, Youtube, TikTok, LinkedIn, Pinterest, dentre outras; Monitoramento de rede sociais; Branded Content; Cases e exemplos de aplicação dos conceitos da disciplina.

FLATSCHART, Fábio. HTML5 – Embarque Imediato. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2011.
GABRIEL, M. Inteligência Artificial - Do Zero ao Metaverso. Editora Atlas, 2022.
JENKIS, H. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008.
KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I.; KOTLER, P. Marketing 5.0. Editora Actual, 2021.
KINGSNORTH, S. Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. USA: Kogan Page, 2019.
SAFKO, L. A Bíblia da Mídia Social. Blucher, 2010.
SALEH, K.; SHUKAIRY, A. Otimização de conversão – A Arte e a Ciência de converter prospects em clientes. Novatec, 2019.
SCOTT, D. Marketing e comunicação na era digital. São Paulo: Évora, 2015.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais. M.Books, 2011.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital. Novatec, 2018.
TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.
VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011.


CONSUMER DIGITAL ANALYTICS
Ementa: Definição de Consumer Digital Analytics e seu papel na compreensão do comportamento do consumidor online; Tipos de métricas e indicadores para avaliar o desempnho do consumidor digital; Análise das ferramentas de analytics disponíveis, incluindo o Google Analytics, SEO (Search Engine Optimization), ADS e Social Listening; Visão geral das ferramentas de Inteligência Artificial utilizadas em conjunto com analytics para análise avançada de dados; Exploração das tendências futuras em CDA, incluindo avanços em Inteligência Artificial e novas abordagens analíticas

BAILYN, E. SEO Made Easy: Everything You Need to Know About SEO and Nothing More. Que Publishing, 2013.
CARDOSO, M. SEO Marketing: O Guia Definitivo de SEO Marketing Para Ficar Em #1 No Google. Kindle, 2016.
BAILYN, E.; BAILYN, B. Outsmarting Google: SEO Secrets to winning new business. 1.ed. United States of America: Que Publishing, 2011.
CARNEIRO, R. et al. Web Analytics – Uma Visão Brasileira. WAW-Brasil, 2018. Disponível em http://www.waconsulting.com.br/downloads.php?tipo=2
FORMAGGIO, E.B. SEO – otimização de sites. Brasport, 2010.
GABRIEL, M. SEM & SEO: Dominando o marketing de busca. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GRIGSBY, M. Marketing Analytics: A Practical Guide to Improving Consumer Insights Using Data Techniques. Kogan Page; 3rd edition, 2022.
KAUSHIK, A. Web Analytics 2.0: The Art of Online Accountability & Science of Customer Centricity. Sybex, 2009.
KLUBECK, M. Metricas - Como Melhorar Os Principais Resultados De Sua Empresa. Novatec, 2013.
JERKOVIC, J.I. Guerreiro SEO. Novatec, 2010.
MATOS, L. Inteligência Artificial, Seo e o Marketing no Brasil. Appris Editora, 2018.
REZ, R. Marketing de Conteúdo - A moeda do século XXI. São Paulo, Brasil:2013.
SPONDER, M.; KHAN, G.F. Digital Analytics for Marketing. Routledge; 1st ed., 2017.
WEBER, J. Google Analytics e Google Tag Manager Para Desenvolvedores. Novatec Editora; 1ª ed., 2016.


MOBILE MARKETING
O que é Mobile Marketing?; Estratégias de Mobile Marketing: avaliação de sites/apps e a jornada de conversão; Mobile SEO: criação de conteúdo, importância do contexto e dicas de utilização; Avaliação da estrutura de SEO do website mobile; Mídia paga: como criar campanhas (search, display e vídeo); Os motores de busca (Google, Meta e TikTok) e os conteúdos criados por Inteligência Artificial; Avalição de como a Inteligência Artificial pode ser usada para extrair insights valiosos de dados de mobile marketing.

ALBACH, J. Designing web navigation. O’Reilly Media, 2007.
CORSALINI, S. Skyrocket your reach and boost profits: A Beginner's Guide to Digital Marketing Success. Midnight Sun Books, 2024.
HUA, H. Mobile marketing management: case studies from successful practices. USA: Productivity Press, 2019.
JUSKA, J.M. Integrated Marketing Communication. Routledge; 2nd ed., 2021.
NIELSEN, J. Usabilidade Móvel. 2ª ed. Elsevier, 2013.
PALFREY, J.; GASSER, U. Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives. Basic Books, 2008.
ROJO, O. P. Boosting your Sales with ChatGPT and Google Bard: Learn to use Artificial Intelligence to connect, persuade and close Sales successfully, 2023.
SAYLOR, M.J. The Mobile Wave: How Mobile Intelligence Will Change Everything. Perseus Books/Vanguard Press, 2012.
SMASHING, Magazine. The Mobile Book. Smashing Media GmbH,2012.


INVESTIMENTOS E VALUATION DE EMPRESAS
Valuation de projetos empresariais; Técnicas de avaliação de empresas; Avaliação de empresas pelo método do fluxo de caixa descontado; Seleção de premissas para a avaliação de empresas; Apuração do custo de capital próprio (CAPM), de terceiros e o custo médio ponderado de capital (WACC); A relação entre a estrutura de capital e o custo de capital; Avaliação de empresas pelo método dos múltiplos; Modelos de avaliação de startups; M&A: investimento em empresas e startups; Exemplos de avaliação de empresas.

ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BORINELLI, M. L.; PIMENTEL, R. C. Curso de Contabilidade para Gestores Analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas. 2004.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas. 2006.
COSTA, L. G. T. A.; COSTA, L. R. T. A.; ALVIM, M. A. Valuation. 2ª ed. Atlas, 2011.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Rio: Qualitymark, 1997.
DE FARO, C. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
HOJI, M; DA LUZ, A. E. Gestão Financeira e Econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
JORION, P. Financial Risk Management. 5. ed. John Wiley & Sons, 2009.
MARTELANC, R.; PASIN, R.; CAVALCANTE, F. Avaliação de Empresas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MARTINS, E. (Org.). Avaliação de Empresas: Da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
MEGLIORINI, E.; VALLIN, M. A. Administração Financeira. São Paulo: Pearson 2018.
MENEGHETTI NETO, A. Educação Financeira. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
OLIVEIRA, E. Contabilidade digital. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.

TÓPICOS ESPECIAIS DE GESTÃO
Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos em gestão de empresas na era digital.

*Disciplinas e ementas sujeitas a alteração.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Eleonora Mota Diniz
Fabiano Guasti Lima
Fabio Miguel Junges
Gabriel Dolcemascollo Rossi
Jose Claudio dos Santos Pinheiro
Luiz Paulo Lopes Favero
Marcos Roberto Luppe
Otávio Bandeira de Lamônica Freire
Wilian Luis Domingues
Wilson Tarantin Júnior


 
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