126441 - Disciplina de Formação interprofissional para promoção do desenvolvimento infantil baseada no modelo Touchpoints |
Período da turma: | 19/07/2024 a 13/12/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso terá 15 horas, com atividades online, síncronas.
- formação inicial: 4 encontros com duração de 2:15h, quinzenais. - Encontros de acompanhamento, ou encontros reflexivos, mensais, com duração de 1:30 hora, após finalização da formação inicial, durante 4 meses. Encontro 1: Quem foi Thomas Brazelton? A abordagem touchpoints: ampliando a compreensão do desenvolvimento infantil e fortalecendo relações parentais. O que são os Touchpoints? O modelo relacional e o modelo desenvolvimental. Encontro 2: As ferramentas do modelo Touchpoints para a construção de um novo paradigma: princípios norteadores e pressupostos parentais e profissionais para o cuidado promotor do desenvolvimento infantil. Encontro 3: Entendendo a desorganização dos comportamentos infantis como oportunidade para o cuidado promotor do desenvolvimento. Momentos chave do desenvolvimento no primeiro ano de vida: pré-natal; o recém-nascido; 3 semanas; 6 a 8 semanas; 4 meses; 7 meses; 9 meses; 12 meses. Encontro 4: Aplicando os conhecimentos. Desenho das ações com as famílias: propostas setoriais e intersetoriais. Encontros Reflexivos: As experiências dos profissionais na articulação do modelo com sua prática. Referências: Brazelton TB. O modelo Touchpoints. In: Brazelton TB, Greespan SI. As necessidades essenciais das crianças: o que toda criança precisa para crescer, aprender e se desenvolver. Porto Alegre: Artmed; 2002. Apêndice 1; p.185-194. Brazelton TB. Momentos decisivos do desenvolvimento infantil. São Paulo: Martins Fontes; 1994. 564 páginas. Brito AT. Modelo Touchpoints e Educação de Infância – “Reconheça o que traz para a interação” Cadernos de Educação de Infância. 2018; 114. https://www.researchgate.net/publication/350514887_Modelo_Touchpoints_e_Educacao_de_Infancia_-_Reconheca_o_que_traz_para_a_interacao_Artigo_publicado_nos_Cadernos_de_Educacao_de_Infancia_Publicacao_quadrimestral_n_114_MaioAgosto_2018_Edicao_da_APEI_As Pluciennik GA, Lazzari MC, Chicaro MF, organizadores. Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: parentalidade em foco. 1. ed. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - FMCSV, 2015. Disponível em https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/fundamentos-da-familia/ Veríssimo MLOR, Souza JM, Cordeiro SM. Modelo Touchpoints como intervenção para a promoção do desenvolvimento infantil. In: Gaíva MAM, Toso BRGO, Mandetta MA. Proenf: Coletâneas saúde da criança e do adolescente. Vol.2. Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2023. (Sistema de Educação Continuada a Distância; v. 2) ISBN 978-65-5848-928-3 |
||||
Carga Horária: |
15 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Aurea Tamami Minagawa Toriyama Maria De La Ó Ramallo Verissimo Viviane Laudelino Vieira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |