Atividade

126342 - Desenvolvimento da conduta delituosa e possibilidades de intervenção baseadas em evidências científicas

Período da turma: 05/07/2024 a 29/11/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Módulo 1 - Manifestação, desenvolvimento e agravamento de comportamentos antissociais e outras situações de vulnerabilidade na adolescência - 7 encontros de modo online de 02 horas cada (carga horária total de 14 horas).





Encontro 1 – Apresentação do curso, levantamento de necessidades e interesses; e aula expositiva sobre desenvolvimento na Adolescência

Encontro 2 – Neurociências: desenvolvimento cognitivo e socioemocional I

Encontro 3 – Neurociências: desenvolvimento cognitivo e socioemocional II

Encontro 4 – Criminologia Desenvolvimental

Encontro 5 – Diferentes trajetórias para o desenvolvimento da conduta delituosa e fatores de risco associados

Encontro 6 – A Teoria da Regulação Social e Pessoal da Conduta Delituosa

Encontro 7 - Avaliação psicossocial de adolescentes em conflito com a lei e perfis de adolescentes brasileiros



Referências Bibliográficas



1 - Bazon, M. R., Komatsu, A. V. Panosso, I. V. & Estevão, R. (2011). Adolescente em conflito com a lei na perspectiva desenvolvimental. Revista Brasileira de Adolescência e Conflitualidade, (5), 50-87.

2 - Brandão M. L. (2004) As bases biológicas do comportamento: Introdução às Neurociências. EPU, São Paulo.

3 - Maruschi, M. C., Estevão, R., & Bazon, M. R. (2014). Conduta infracional na adolescência: fatores associados e risco de reincidência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(2), 82-99.

4 - Komatsu, A. V., Estevão, R. & Bazon, M. R. (2018). Relações droga-crime: modelos teóricos e pesquisas empíricas com adolescentes no Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial da Universidade de São Paulo. Em Agra, C. & Gomes, M. A. M (Eds.). Criminologia Integrativa: Contributos para uma comunidade criminológica de língua portuguesa (pp. 199-222). D’Plácido.

5 - Moffit, T. E. (2018). Comportamento antissocial masculino na adolescência e além. Brunini, M. (trad.)





Módulo 2 – Intervenções psicossociais para adolescentes em conflito com a lei - 5 encontros presenciais de 02 horas cada (carga horária total de 10 horas)



Encontro 8: O Modelo R-N-R

Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo



Encontro 9: Psicoeducação como estratégia de intervenção

Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo

Encontro 10: Intervenções para diminuir as distorções cognitivas

Aula expositiva por meio de slides e discussão em grupo

Encontro 11: Intervenções para desenvolver regulação emocional

Aula expositiva por meio de slides, estudo de caso e discussão em grupo

Encontro 12: A rede intersetorial como fator central na garantia de direitos do adolescente em atendimento socioeducativo

Aula expositiva por meio de slides, estudo de caso e discussão em grupo



Referências Bibliográficas

1 - Bonta, J. & Andrews, D. A. (2007). Risco-Necessidade-Responsividade: padrão para avaliação e reabilitação do ofensor. Brunini, M. (trad.).

2 - Bonta, J. & Andrews, D. A. (2010). Punição para suprimir comportamento antissocial: porque não funciona. Brunini, M. (trad.).

3 - Andrews, D. A. (2001). Princípios de programas efetivos de atendimento a ofensores. Brunini, M. (trad.)

4- Bazon, M. R. (1997). Psico-educação: um projeto visando aumentar a eficiência das intervenções sociais junto às crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial em Ribeirão Preto-S.P.. Paidéia (Ribeirão Preto), (12-13), 29-38.



Módulo 3 – Intersecção da prática de delitos com outras variáveis relevantes - 5 encontros de modo online de 02 horas cada (carga horária total de 10 horas).



Encontro 13 - Protagonismo juvenil e Direitos do adolescente em conflito com a lei

Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo

Encontro 14 - Raça, Gênero e Sexualidade

Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo

Encontro 15 - Saúde mental

Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo

Encontro 16 - Substâncias psicoativas

Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo

Encontro 17: Fechamento – avaliação

Aula expositiva por meio de slides e discussão em grupo

Carga Horária:

34 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 110
 
Ministrantes: Ana Beatriz do Prado Schiavone
André Vilela Komatsu
Eliane Comoli
Guilherme de Araujo Lucas
Lais Sette Galinari
Luciano Aparecido Pereira Junior
Lyara Correia Guimarães
Marcus Cavalcanti Sampaio
Mariana Guedes de Oliveira Franco
Marina Rezende Bazon
Pâmela Virginia dos Santos
Rafaelle Carolynne Santos Costa
Thales Vinícius Mozaner Romano


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP