126342 - Desenvolvimento da conduta delituosa e possibilidades de intervenção baseadas em evidências científicas |
Período da turma: | 05/07/2024 a 29/11/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Módulo 1 - Manifestação, desenvolvimento e agravamento de comportamentos antissociais e outras situações de vulnerabilidade na adolescência - 7 encontros de modo online de 02 horas cada (carga horária total de 14 horas).
Encontro 1 – Apresentação do curso, levantamento de necessidades e interesses; e aula expositiva sobre desenvolvimento na Adolescência Encontro 2 – Neurociências: desenvolvimento cognitivo e socioemocional I Encontro 3 – Neurociências: desenvolvimento cognitivo e socioemocional II Encontro 4 – Criminologia Desenvolvimental Encontro 5 – Diferentes trajetórias para o desenvolvimento da conduta delituosa e fatores de risco associados Encontro 6 – A Teoria da Regulação Social e Pessoal da Conduta Delituosa Encontro 7 - Avaliação psicossocial de adolescentes em conflito com a lei e perfis de adolescentes brasileiros Referências Bibliográficas 1 - Bazon, M. R., Komatsu, A. V. Panosso, I. V. & Estevão, R. (2011). Adolescente em conflito com a lei na perspectiva desenvolvimental. Revista Brasileira de Adolescência e Conflitualidade, (5), 50-87. 2 - Brandão M. L. (2004) As bases biológicas do comportamento: Introdução às Neurociências. EPU, São Paulo. 3 - Maruschi, M. C., Estevão, R., & Bazon, M. R. (2014). Conduta infracional na adolescência: fatores associados e risco de reincidência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(2), 82-99. 4 - Komatsu, A. V., Estevão, R. & Bazon, M. R. (2018). Relações droga-crime: modelos teóricos e pesquisas empíricas com adolescentes no Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial da Universidade de São Paulo. Em Agra, C. & Gomes, M. A. M (Eds.). Criminologia Integrativa: Contributos para uma comunidade criminológica de língua portuguesa (pp. 199-222). D’Plácido. 5 - Moffit, T. E. (2018). Comportamento antissocial masculino na adolescência e além. Brunini, M. (trad.) Módulo 2 – Intervenções psicossociais para adolescentes em conflito com a lei - 5 encontros presenciais de 02 horas cada (carga horária total de 10 horas) Encontro 8: O Modelo R-N-R Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo Encontro 9: Psicoeducação como estratégia de intervenção Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo Encontro 10: Intervenções para diminuir as distorções cognitivas Aula expositiva por meio de slides e discussão em grupo Encontro 11: Intervenções para desenvolver regulação emocional Aula expositiva por meio de slides, estudo de caso e discussão em grupo Encontro 12: A rede intersetorial como fator central na garantia de direitos do adolescente em atendimento socioeducativo Aula expositiva por meio de slides, estudo de caso e discussão em grupo Referências Bibliográficas 1 - Bonta, J. & Andrews, D. A. (2007). Risco-Necessidade-Responsividade: padrão para avaliação e reabilitação do ofensor. Brunini, M. (trad.). 2 - Bonta, J. & Andrews, D. A. (2010). Punição para suprimir comportamento antissocial: porque não funciona. Brunini, M. (trad.). 3 - Andrews, D. A. (2001). Princípios de programas efetivos de atendimento a ofensores. Brunini, M. (trad.) 4- Bazon, M. R. (1997). Psico-educação: um projeto visando aumentar a eficiência das intervenções sociais junto às crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial em Ribeirão Preto-S.P.. Paidéia (Ribeirão Preto), (12-13), 29-38. Módulo 3 – Intersecção da prática de delitos com outras variáveis relevantes - 5 encontros de modo online de 02 horas cada (carga horária total de 10 horas). Encontro 13 - Protagonismo juvenil e Direitos do adolescente em conflito com a lei Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo Encontro 14 - Raça, Gênero e Sexualidade Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo Encontro 15 - Saúde mental Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo Encontro 16 - Substâncias psicoativas Aula expositiva por meio de slides, estudos de caso e discussão em grupo Encontro 17: Fechamento – avaliação Aula expositiva por meio de slides e discussão em grupo |
||||
Carga Horária: |
34 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 110 | ||||
Ministrantes: |
Ana Beatriz do Prado Schiavone André Vilela Komatsu Eliane Comoli Guilherme de Araujo Lucas Lais Sette Galinari Luciano Aparecido Pereira Junior Lyara Correia Guimarães Marcus Cavalcanti Sampaio Mariana Guedes de Oliveira Franco Marina Rezende Bazon Pâmela Virginia dos Santos Rafaelle Carolynne Santos Costa Thales Vinícius Mozaner Romano |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |