126309 - Curso de Formação Pedagógica para Novos Docentes |
Período da turma: | 23/09/2024 a 28/10/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | A partir de atividades educacionais síncronas e assíncronas o participante vivenciará sua trilha de aprendizado em seis marcos ou etapas. Cada etapa da sua trilha se baseia em uma situação-problema do cotidiano de um docente no desenvolvimento da sua identidade de educador, a partir da aquisição e aprimoramento de competências que apoiam o trabalho docente: designer instrucional, avaliador, planejador educacional, mentor e modelo e facilitador (Harden, 2018). Com foco nessas competências são definidos os objetivos e estratégias educacionais, além de sugestões de leituras complementares, indicações de livros, filmes e vídeo-aulas.
As atividades síncronas acontecem semanalmente pela plataforma Zoom.us. As atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem ficam disponíveis no Google Classroom, onde é possível encontrar o material complementar do curso e espaço para compartilhar dúvidas e ideias. A certificação depende da participação tanto nas atividades síncronas como nas assíncronas e produção do portfólio que incluirá a reflexão sobre o significado dos novos conhecimentos, habilidades e atitudes que o participante desenvolveu no curso, além do registro das aplicações que fez ao longo dele. Durante e depois do curso os participantes serão convidados a participar de uma comunidade de prática na qual poderão trocar experiências e compartilhar dúvidas e soluções para ensino em grandes e pequenos grupos, tanto presencial como na interface digital (Lave e Wenger 1991). A avaliação será parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, realizada continuamente (avaliação formativa), sob a forma de diálogo, garantindo feedback acerca dos avanços e necessidades de aprendizado. São elementos da avaliação: Frequência: Comparecimento a 70% das atividades do curso Reflexões no Portfólio: O participante deverá apresentar ao final do curso, suas reflexões e aplicações dos novos conhecimentos na sua prática. A avaliação do curso será feita pelos participantes e professores, e tem como foco os seguintes aspectos: Aplicabilidade do curso Atuação dos professores Ambiente virtual de aprendizagem Organização acadêmica. Programa Completo: ANTES DE COMEÇAR - QUEM EU SOU? QUEM É MEU ALUNO? 23 de setembro Apresentação do curso Formação da Grupalidade Educador e Aprendiz no século XXI Como as gerações ensinam e aprendem Metacognição e os estilos de aprendizagem O QUE EU FAÇO? 30 de setembro Planejamento educacional Ensino por competências e objetivos educacionais COMO EU FAÇO? 7 de outubro Estratégias educacionais para aulas teóricas Design instrucional 14 de outubro Estratégias educacionais para pequenos grupos 21 de outubro Avaliação para o aprendizado Avaliação de conhecimentos 28 de outubro Avaliação por observação estruturada Cultura do feedback Avaliação mediada por reflexão QUEM EU ME TORNO? Pós-curso - Apresentação do Portfólio e Projetos e Avaliação do Programa |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Patricia Zen Tempski |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |