Atividade

126309 - Curso de Formação Pedagógica para Novos Docentes

Período da turma: 23/09/2024 a 28/10/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: A partir de atividades educacionais síncronas e assíncronas o participante vivenciará sua trilha de aprendizado em seis marcos ou etapas. Cada etapa da sua trilha se baseia em uma situação-problema do cotidiano de um docente no desenvolvimento da sua identidade de educador, a partir da aquisição e aprimoramento de competências que apoiam o trabalho docente: designer instrucional, avaliador, planejador educacional, mentor e modelo e facilitador (Harden, 2018). Com foco nessas competências são definidos os objetivos e estratégias educacionais, além de sugestões de leituras complementares, indicações de livros, filmes e vídeo-aulas.
As atividades síncronas acontecem semanalmente pela plataforma Zoom.us. As atividades assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem ficam disponíveis no Google Classroom, onde é possível encontrar o material complementar do curso e espaço para compartilhar dúvidas e ideias.
A certificação depende da participação tanto nas atividades síncronas como nas assíncronas e produção do portfólio que incluirá a reflexão sobre o significado dos novos conhecimentos, habilidades e atitudes que o participante desenvolveu no curso, além do registro das aplicações que fez ao longo dele.
Durante e depois do curso os participantes serão convidados a participar de uma comunidade de prática na qual poderão trocar experiências e compartilhar dúvidas e soluções para ensino em grandes e pequenos grupos, tanto presencial como na interface digital (Lave e Wenger 1991).
A avaliação será parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, realizada continuamente (avaliação formativa), sob a forma de diálogo, garantindo feedback acerca dos avanços e necessidades de aprendizado. São elementos da avaliação:

Frequência: Comparecimento a 70% das atividades do curso Reflexões no Portfólio: O participante deverá apresentar ao final do curso, suas
reflexões e aplicações dos novos conhecimentos na sua prática.

A avaliação do curso será feita pelos participantes e professores, e tem como foco os seguintes aspectos:
Aplicabilidade do curso
Atuação dos professores
Ambiente virtual de aprendizagem
Organização acadêmica.

Programa Completo:
ANTES DE COMEÇAR - QUEM EU SOU? QUEM É MEU ALUNO?

23 de setembro

Apresentação do curso
Formação da Grupalidade
Educador e Aprendiz no século XXI
Como as gerações ensinam e aprendem
Metacognição e os estilos de aprendizagem

O QUE EU FAÇO?
30 de setembro
Planejamento educacional Ensino
por competências e objetivos educacionais

COMO EU FAÇO?

7 de outubro

Estratégias educacionais para aulas teóricas
Design instrucional

14 de outubro

Estratégias educacionais para pequenos grupos

21 de outubro

Avaliação para o aprendizado Avaliação de
conhecimentos

28 de outubro

Avaliação por observação estruturada
Cultura do feedback
Avaliação mediada por reflexão

QUEM EU ME TORNO?

Pós-curso - Apresentação do Portfólio e Projetos e Avaliação do Programa

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Patricia Zen Tempski


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP