126274 - Conceitos, técnicas e práticas de "bodymapping" |
Período da turma: | 04/07/2024 a 06/09/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Dia 1 - Dia 1 – 04/07/2024 - 9:00 às 13:00
Local – online Aula introdutória e discussão sobre conceitos e metodologias para o uso da técnica de body mapping em comunidades vulnerabilizadas (4 horas, de manhã) Extra-aula: leituras previas de textos conceituais e práticos, acompanhados de fichamentos (6 horas - estudos dirigidos) Dia 2 – 22/08/2024 -visita de campo com atividade imersiva Local: Vila Margarida - São Vicente (E. M. Lucio Viana Rodrigues) 9:00 às 18:00 Visita de campo à comunidade da Vila Margarida e atividade de body mapping (3 horas, de manhã) 14:00 às 18:00 Exercício com jovens da E. M. Lucio Viana Rodrigues com mapeamento corpo-mente-território, roda de conversa, e apresentações dos mapas (trabalho em equipe) (4 horas, de tarde) Atividade final da disciplina: Após 7 dias entrega de relatório de campo (2 horas de estudo dirigido). Referencias: Youth agency/metodologias participativas Börner, S., Kraftl, P. & Giatti, L.L (2020). Blurring the “-ism” in youth climate crisis activism: everyday agency and practices of marginalized youth in the Brazilian urban periphery. Children’s Geographies; 19(3), 275-283. DOI: 10.1080/14733285.2020.1818057 Börner S. (2023). Emotions matter: EMPOWER-ing youth by integrating emotions of (chronic) disaster risk into strategies for disaster preparedness. International Journal of Disaster Risk Reduction; 89: 103636. DOI: 10.1016/j.ijdrr.2023.103636 Börner, S. (2021). Vozes silenciosas sobre o nexo água-alimentos-energia e mudanças climáticas: diálogos cotidianos na periferia urbana de Sao Paulo. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, Nexos: para a sustentabilidade, 4(10), pp.12-15. URL: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/478 Positionality and insider-outsider dynamics ´Bukamal, H. (2022). 'Deconstructing insider–outsider researcher positionality', British Journal of Special Education. DOI: 10.1111/1467-8578.12426Links to an external site.. Olmos-Vega FM, Stalmeijer RE, Varpio L, Kahlke R. A practical guide to reflexivity in qualitative research: AMEE Guide No. 149. Med Teach. 2022 Apr 7:1-11. doi: 10.1080/0142159X.2022.2057287. Epub ahead of print. PMID: 35389310. Darwin Holmes, A. G. (2020). Researcher Positionality - A Consideration of Its Influence and Place in Qualitative Research - A New Researcher Guide. Shanlax International Journal of Education, 8(4), 1-10. https://doi.org/10.34293/education.v8i4.3232 Para a atividade pratica na escola eu tinha pensado trabalhar com 'bodymapping': Zaragocin, S.; Caretta, M.A. (2021) CuerpoTerritorio: A Decolonial Feminist Geographical Method for the Study of Embodiment, Annals of the American Association of Geographers, 111:5, 1503-1518, DOI: 10.1080/24694452.2020.1812370 Gorell Barnes, L., Podpadec,T. , Jones, Vafadari, J., Pawson, C., Whitehouse, S. & Richards, M. (2024). ‘Where do you feel it most?’ Using body mapping to explore the lived experiences of racism with 10- and 11-year-olds.Br Educ Res J. 2024;00:1–20.DOI: 10.1002/berj.3980 |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 31 | ||||
Ministrantes: |
Natália Molina Cetrulo Susanne Börner |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |