Atividade

126274 - Conceitos, técnicas e práticas de "bodymapping"

Período da turma: 04/07/2024 a 06/09/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Dia 1 - Dia 1 – 04/07/2024 - 9:00 às 13:00
Local – online

Aula introdutória e discussão sobre conceitos e metodologias para o uso da técnica de body mapping em comunidades vulnerabilizadas (4 horas, de manhã)

Extra-aula: leituras previas de textos conceituais e práticos, acompanhados de fichamentos (6 horas - estudos dirigidos)

Dia 2 – 22/08/2024 -visita de campo com atividade imersiva
Local: Vila Margarida - São Vicente (E. M. Lucio Viana Rodrigues)
9:00 às 18:00 Visita de campo à comunidade da Vila Margarida e atividade de body mapping (3 horas, de manhã)
14:00 às 18:00 Exercício com jovens da E. M. Lucio Viana Rodrigues com mapeamento corpo-mente-território, roda de conversa, e apresentações dos mapas (trabalho em equipe) (4 horas, de tarde)

Atividade final da disciplina: Após 7 dias entrega de relatório de campo (2 horas de estudo dirigido).

Referencias:
Youth agency/metodologias participativas
Börner, S., Kraftl, P. & Giatti, L.L (2020). Blurring the “-ism” in youth climate crisis activism: everyday agency and practices of marginalized youth in the Brazilian urban periphery. Children’s Geographies; 19(3), 275-283. DOI: 10.1080/14733285.2020.1818057
Börner S. (2023). Emotions matter: EMPOWER-ing youth by integrating emotions of (chronic) disaster risk into strategies for disaster preparedness. International Journal of Disaster Risk Reduction; 89: 103636. DOI: 10.1016/j.ijdrr.2023.103636
Börner, S. (2021). Vozes silenciosas sobre o nexo água-alimentos-energia e mudanças climáticas: diálogos cotidianos na periferia urbana de Sao Paulo. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, Nexos: para a sustentabilidade, 4(10), pp.12-15. URL: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/478

Positionality and insider-outsider dynamics
´Bukamal, H. (2022). 'Deconstructing insider–outsider researcher positionality', British Journal of Special Education. DOI: 10.1111/1467-8578.12426Links to an external site..
Olmos-Vega FM, Stalmeijer RE, Varpio L, Kahlke R. A practical guide to reflexivity in qualitative research: AMEE Guide No. 149. Med Teach. 2022 Apr 7:1-11. doi: 10.1080/0142159X.2022.2057287. Epub ahead of print. PMID: 35389310.
Darwin Holmes, A. G. (2020). Researcher Positionality - A Consideration of Its Influence and Place in Qualitative Research - A New Researcher Guide. Shanlax International Journal of Education, 8(4), 1-10. https://doi.org/10.34293/education.v8i4.3232

Para a atividade pratica na escola eu tinha pensado trabalhar com 'bodymapping':
Zaragocin, S.; Caretta, M.A. (2021) CuerpoTerritorio: A Decolonial Feminist Geographical Method for the Study of Embodiment, Annals of the American Association of Geographers, 111:5, 1503-1518, DOI: 10.1080/24694452.2020.1812370
Gorell Barnes, L., Podpadec,T. , Jones, Vafadari, J., Pawson, C., Whitehouse, S. & Richards, M. (2024). ‘Where do you feel it most?’ Using body mapping to explore the lived experiences of racism with 10- and 11-year-olds.Br Educ Res J. 2024;00:1–20.DOI: 10.1002/berj.3980

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 31
 
Ministrantes: Natália Molina Cetrulo
Susanne Börner


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP