126259 - Educação Baseada no Lugar e Geoconservação |
Período da turma: | 31/07/2024 a 31/12/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | O referido curso tem como principal objetivo contribuir para a formação de professores pesquisadores em exercício, a partir da reflexão sobre a atividade docente na escola e na comunidade, por meio da construção de estratégias socioeducativas e projetos voltados à educação baseada no lugar e à geoconservação. A proposta do Curso de Formação de Professores Educação Baseada no Lugar e Geoconservação, na região do Vale do Ribeira, visa trazer aos professores da rede pública uma visão interdisciplinar sobre as questões socioambientais, com foco no lugar e no patrimônio espeleológico, cultural e tradicional. Todas as atividades propostas visam à compreensão dos conceitos, práticas e estratégias educativas para conservação do patrimônio natural e valorização da cultura local. O curso tem por objetivo contribuir para a formação de professores pesquisadores em exercício, a partir da reflexão sobre a atividade docente na escola e na comunidade, por meio da construção de estratégias socioeducativas e projetos voltados à educação baseada no lugar e à geoconservação.
A presente proposta de formação continuada se justifica diante das características do lugar, reconhecido pela sua exuberância em relação ao meio biofísico e cultural, sendo um dos maiores sítios espeleológicos do país e com enorme reserva contínua da Mata Atlântica do estado. Para além da conservação de espécies mais variadas da fauna e da flora, abriga uma paisagem única, composta pelas cavernas que se destacam pela beleza cênica da região. A área também é referência para a cultura e história do estado de São Paulo, sendo o lugar de comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas. Cabe ainda destacar que a referida proposta vai ao encontro das diretrizes oficiais para o ensino fundamental e médio no país (BNCC – Brasil, 2017) e no estado de São Paulo (Currículo Paulista – São Paulo, 2019), considerando o tema transversal meio ambiente, as Diretrizes Curriculares da Educação Ambiental (Brasil, 2012) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS – Unesco, 2015) da Agenda 2030 da ONU. Programa: Eixo I: LUGAR: O VALE DO RIBEIRA - abordagem dos conceitos relacionados à Educação Baseada no Lugar e Geoconservação (geodiversidade, patrimônio geológico, geossítios). Características geológicas, geomorfológicas, biológicas, de formação das cavernas e da paisagem local. As comunidades tradicionais e sua relação com as cavernas EIXO II: ESCOLA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Abordagens e reflexões pedagógicas Eixo III: ESCOLA E COMUNIDADE- Aprendizagem Social e Reflexões Sociopolíticas e pedagógicas Eixos Transversais: Atividades de Campo, Metodologias Participativas e Projetos Escolares – compreendem um conjunto práticas, trabalhos de campo e atividades educativas que vão permear os três eixos do curso, voltados à formação de uma comunidade de aprendizagem, promovendo reflexões sobre a docência e as práticas de educação baseada no lugar, e contribuindo para a conservação do patrimônio natural local e o envolvimento da comunidade escolar e dos diferentes atores sociais na conservação do patrimônio espeleológico, cultural e tradicional. Cronograma: 1. 31/07/24 - Aula inaugural - A Educação Baseada no Lugar - Prof. Steven Semken - presencial - DE Apiaí - 2:00h 2. 10/08/24 - Aula síncrona online 9h-11:30h (O LUGAR - Conceitos de Geoconservação e Conservação do Patrimônio Natural) 2:30 3. 17/08/24 - Aula síncrona online (Sustentabilidade, Equidade e Conservação da Biodiversidade - 2:30h 4. 31/08/2024 - Aula de campo (presencial) das 8h-17h - Aspectos do meio físico e biológico - 8h 5. 14/09/2024 - Aula síncrona online - Cavernas - desenvolvimento cultural, histórico e turístico da região. Valores espeleossistêmicos, currículo e BNCC. 2:30h 6. 21/09/2024 - Aula síncrona online - Práticas pedagógicas ligadas ao lugar (EA, Pertencimento, Participação) - 2:30h 7. 28/09/2024 - Aula de campo - presencial - Aprendizagem Social e Metodologias Participativas -8h 8. 05/10/2024 - Aula síncrona online - Práticas pedagógicas e Aprendizagem Social - diálogos da escola com o lugar 2:30h 9. 19/10/2024 - Aula síncrona online - Saberes tradicionais locais. 2:30h 10. 09/11/2024 - Aula de campo - presencial - Comunidade Quilombola e os saberes tradicionais -8h 11. 16/11/2024 - Aula síncrona online - Elaboração de projetos escolares baseados no lugar -2:30h 12. 30/11/2024 - Aula de campo - presencial - Cultura e Arte Locais - Roteiro das Cerâmicas - 8h 13. 07/12/2024 - Seminário Final - presencial (USP São Paulo) - 4h |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Christine Laure Marie Bourotte Daniel De Stefano Menin Denise de La Corte Bacci Toledo Luciene Regina Paulino Tognetta Paulo Cesar Boggiani Rosana Louro Ferreira Silva Valeria Cordeiro Fernandes Belletati Vania Maria Nunes dos Santos |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |