Atividade

126216 - Instrumentação para o Ensino de Ciências Agrárias

Período da turma: 10/06/2024 a 10/06/2026

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:
A importância da instrumentação para o profissional; o ensino dos conteúdos curriculares tradicionais agrotécnico e dos novos cursos das carreiras técnico-científicas; História e Epistemologia da Ciência; agroecologia e de técnicas sustentáveis; trabalhos científicos e adaptação de experimentos do ensino básico ao técnico; identificação e mapeamento referente a falta de materiais didáticos em Ciências Agrárias; a perspectiva CTSA e a alfabetização científica; análise e desenvolvimento de recursos didáticos de ensino na perspectiva da Educação Inclusiva; utilização pedagógica de hortas, viveiros e culturas não- escolares; concepção, elaboração e uso de KITs educacionais; Jogos Didáticos aplicados ao Ensino de Ciências; STEAM: Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics; laboratórios didáticos: montagem, manutenção, segurança; tecnologias da informação no ensino de Ciências Agrárias; educação ambiental.

Ementa:
Formação instrumental do profissional no sentido da reflexão, adaptação e elaboração de programas, KITs e recursos didáticos de ensino para aprimorar e auxiliar o Ensino de conteúdos específicos das Ciências Agrárias, considerando a perspectiva CTSA e a alfabetização científica, a formação técnico-pedagógica, os diversos recursos de ensino, a História e Ciência, a tecnologia da informação, os ambientes da educação formal, e não-formal, incluindo a educação ambiental. Viagens didáticas para aprimoramento do ensino aplicado na prática.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BORUCHOVITCH, E., BZUNECK, J. A. e GUIMARÃES, S. E. R. (Orgs.) Motivação para aprender: aplicações no contexto. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. Cap.1: Como motivar os alunos: sugestões práticas.

CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J.. Preparando os Professores para um Mundo em Transformação: O Que Devem Aprender e Estar Aptos a Fazer. 2019

LAURA VANG RASMUSSEN et al. , Joint environmental and social benefits from diversified agriculture. Science384,87-93(2024).DOI:10.1126/science.adj1914

MARQUES, R.N. Considerações sobre metodologia e recursos didáticos de ensino: limites e possibilidades. In: MASSABNI, V. G (org). Ensaios pedagógicos e a docência no ensino superior. Ribeirão Preto: Funpec Editora. p. 61-72. 2017.

WEINSTEIN & NOVODVORSKY. Gestão da sala de aula. Porto Alegre: Grupo A, 2015. pp 5-7

Carga Horária:

960 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Rosebelly Nunes Marques


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP