126216 - Instrumentação para o Ensino de Ciências Agrárias |
Período da turma: | 10/06/2024 a 10/06/2026
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Descrição: | Programa:
A importância da instrumentação para o profissional; o ensino dos conteúdos curriculares tradicionais agrotécnico e dos novos cursos das carreiras técnico-científicas; História e Epistemologia da Ciência; agroecologia e de técnicas sustentáveis; trabalhos científicos e adaptação de experimentos do ensino básico ao técnico; identificação e mapeamento referente a falta de materiais didáticos em Ciências Agrárias; a perspectiva CTSA e a alfabetização científica; análise e desenvolvimento de recursos didáticos de ensino na perspectiva da Educação Inclusiva; utilização pedagógica de hortas, viveiros e culturas não- escolares; concepção, elaboração e uso de KITs educacionais; Jogos Didáticos aplicados ao Ensino de Ciências; STEAM: Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics; laboratórios didáticos: montagem, manutenção, segurança; tecnologias da informação no ensino de Ciências Agrárias; educação ambiental. Ementa: Formação instrumental do profissional no sentido da reflexão, adaptação e elaboração de programas, KITs e recursos didáticos de ensino para aprimorar e auxiliar o Ensino de conteúdos específicos das Ciências Agrárias, considerando a perspectiva CTSA e a alfabetização científica, a formação técnico-pedagógica, os diversos recursos de ensino, a História e Ciência, a tecnologia da informação, os ambientes da educação formal, e não-formal, incluindo a educação ambiental. Viagens didáticas para aprimoramento do ensino aplicado na prática. Bibliografia: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BORUCHOVITCH, E., BZUNECK, J. A. e GUIMARÃES, S. E. R. (Orgs.) Motivação para aprender: aplicações no contexto. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. Cap.1: Como motivar os alunos: sugestões práticas. CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017. DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J.. Preparando os Professores para um Mundo em Transformação: O Que Devem Aprender e Estar Aptos a Fazer. 2019 LAURA VANG RASMUSSEN et al. , Joint environmental and social benefits from diversified agriculture. Science384,87-93(2024).DOI:10.1126/science.adj1914 MARQUES, R.N. Considerações sobre metodologia e recursos didáticos de ensino: limites e possibilidades. In: MASSABNI, V. G (org). Ensaios pedagógicos e a docência no ensino superior. Ribeirão Preto: Funpec Editora. p. 61-72. 2017. WEINSTEIN & NOVODVORSKY. Gestão da sala de aula. Porto Alegre: Grupo A, 2015. pp 5-7 |
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Carga Horária: |
960 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Rosebelly Nunes Marques |
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