126162 - Práticas Avançadas em Desenvolvimento, Avaliação e Diagnóstico em Linguagem |
Período da turma: | 05/08/2024 a 05/12/2024
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Descrição: | Relações entre cérebro e ambiente no processo de aquisição de linguagem. Desenvolvimento da comunicação pré-linguística e linguística. Procedimentos de avaliação da linguagem oral e escrita e do desenvolvimento infantil. Acompanhamento de crianças com desenvolvimento típico. Atendimento de crianças na área de avaliação de linguagem oral e escrita. Discussão multidisciplinar de casos clínicos. Treino de devolutivas a pacientes e de emissão de parecer diagnóstico.
Conteúdo programático 1. Relações entre cérebro e ambiente no processo de aquisição de linguagem 2. Desenvolvimento da comunicação pré-linguística 3. Desenvolvimento da comunicação linguística 4. Acompanhamento de crianças com desenvolvimento típico. 5. Técnicas e procedimentos de avaliação da linguagem oral e escrita 6. Técnicas e procedimentos de avaliação do desenvolvimento infantil 7. Atendimento de crianças na área de avaliação de linguagem oral e escrita 8. Discussão multidisciplinar de casos clínicos 9. Treino na condução de devolutivas a pacientes 1. Treino na emissão de parecer diagnóstico Bibliografia: 1. ACOSTA VM et al. Avaliação da Linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento linguístico-infantil. São Paulo: Santos Editora, 2003. 2. ANDRADE CRF, BEFI-LOPES DM, FERNANDES FDM, WERTZNER HF. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Edição revisada. Carapicuíba: Pró-Fono, 2023. 3. APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 – TR – Texto revisado. Porto Alegre: Artmed Editora LTDA, 2023. 4. AZONI CAS et al. Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. 2ª edição. Ribeirão Preto: Booktoy, 2023. 5. CAPOVILLA CC, CAPOVILLA AGS. Prova de Consciência Sintática (PCS). São Paulo: Memnon, 2006. 6. CAPOVILLA FC. Teste de vocabulário por figuras USP- TVfusp: normatizado para avaliar a compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos. São Paulo: Memnom, 2011. 7. FONSECA R et al. Avaliação de linguagem e funções executivas em crianças. (orgs). São Paulo: Memnon, 2016. 8. FRANKENBURG WK, Dodds JB, Archer P et al. Denver II – Teste de Triagem do Desenvolvimento. São Paulo: Hogrefe, 2018. 9. HAGE SRV, RESEGUE MM, VIVEIROS DCS, PACHECO EF. Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais. Pró-Fono, v.19, n. 1, p. 49-58, 2007. 10. HAGE, S.R.V. Protocolo de observação comportamental: avaliação de linguagem e aspectos cognitivos infantis. São José dos Campos: Pulso, 2004. 11. MENEZES ML. ADL- Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem. Rio de Janeiro: Menezes, 2019. 12. SALLES et al. Neuropsilin – Inf – Instrumento de Avaliação Neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor, 2017. 13. SEABRA AG & DIAS NM (ORGS). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva – Linguagem Oral. São Paulo: Memnon, 20212 14. SILVA MA, MENDONÇA FILHO EJ & BANDEIRA DR. IDADI – Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Vetor, 2020. 15. SILVA PB, MECCA TP, MACEDO EC. TENA – Teste de Nomeação Automática. São Paulo: Hogrefe, 2018. 16. STEIN, L. M., GIACOMONI, C. H., FONSECA, R. P. Teste de Desempenho Escolar – II. São Paulo: Vetor, 2017. |
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Carga Horária: |
160 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 2 | ||||
Ministrantes: |
Simone Rocha de Vasconcellos Hage |
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