Atividade

126162 - Práticas Avançadas em Desenvolvimento, Avaliação e Diagnóstico em Linguagem

Período da turma: 05/08/2024 a 05/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Relações entre cérebro e ambiente no processo de aquisição de linguagem. Desenvolvimento da comunicação pré-linguística e linguística. Procedimentos de avaliação da linguagem oral e escrita e do desenvolvimento infantil. Acompanhamento de crianças com desenvolvimento típico. Atendimento de crianças na área de avaliação de linguagem oral e escrita. Discussão multidisciplinar de casos clínicos. Treino de devolutivas a pacientes e de emissão de parecer diagnóstico.

Conteúdo programático
1. Relações entre cérebro e ambiente no processo de aquisição de linguagem
2. Desenvolvimento da comunicação pré-linguística
3. Desenvolvimento da comunicação linguística
4. Acompanhamento de crianças com desenvolvimento típico.
5. Técnicas e procedimentos de avaliação da linguagem oral e escrita
6. Técnicas e procedimentos de avaliação do desenvolvimento infantil
7. Atendimento de crianças na área de avaliação de linguagem oral e escrita
8. Discussão multidisciplinar de casos clínicos
9. Treino na condução de devolutivas a pacientes
1. Treino na emissão de parecer diagnóstico

Bibliografia:
1. ACOSTA VM et al. Avaliação da Linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento linguístico-infantil. São Paulo: Santos Editora, 2003.
2. ANDRADE CRF, BEFI-LOPES DM, FERNANDES FDM, WERTZNER HF. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Edição revisada. Carapicuíba: Pró-Fono, 2023.
3. APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 – TR – Texto revisado. Porto Alegre: Artmed Editora LTDA, 2023.
4. AZONI CAS et al. Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. 2ª edição. Ribeirão Preto: Booktoy, 2023.
5. CAPOVILLA CC, CAPOVILLA AGS. Prova de Consciência Sintática (PCS). São Paulo: Memnon, 2006.
6. CAPOVILLA FC. Teste de vocabulário por figuras USP- TVfusp: normatizado para avaliar a compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos. São Paulo: Memnom, 2011.
7. FONSECA R et al. Avaliação de linguagem e funções executivas em crianças. (orgs). São Paulo: Memnon, 2016.
8. FRANKENBURG WK, Dodds JB, Archer P et al. Denver II – Teste de Triagem do Desenvolvimento. São Paulo: Hogrefe, 2018.
9. HAGE SRV, RESEGUE MM, VIVEIROS DCS, PACHECO EF. Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais. Pró-Fono, v.19, n. 1, p. 49-58, 2007.
10. HAGE, S.R.V. Protocolo de observação comportamental: avaliação de linguagem e aspectos cognitivos infantis. São José dos Campos: Pulso, 2004.
11. MENEZES ML. ADL- Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem. Rio de Janeiro: Menezes, 2019.
12. SALLES et al. Neuropsilin – Inf – Instrumento de Avaliação Neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor, 2017.
13. SEABRA AG & DIAS NM (ORGS). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva – Linguagem Oral. São Paulo: Memnon, 20212
14. SILVA MA, MENDONÇA FILHO EJ & BANDEIRA DR. IDADI – Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Vetor, 2020.
15. SILVA PB, MECCA TP, MACEDO EC. TENA – Teste de Nomeação Automática. São Paulo: Hogrefe, 2018.
16. STEIN, L. M., GIACOMONI, C. H., FONSECA, R. P. Teste de Desempenho Escolar – II. São Paulo: Vetor, 2017.

Carga Horária:

160 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2
 
Ministrantes: Simone Rocha de Vasconcellos Hage


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP