126146 - Letramento sobre fake news e desinformação para o público idoso |
Data da turma: | 20/08/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Etapa 1: Introdução às Fake News
História das Fake News: Origens, evolução e exemplos históricos. O Impacto das Fake News: Consequências para a sociedade e o indivíduo. Como as Fake News se Espalham: Mecanismos de propagação e estratégias de manipulação. Etapa 2: Identificando Fake News Características das Fake News: Elementos que distinguem conteúdos falsos ou enganosos. Técnicas de Manipulação: Estratégias utilizadas para criar e disseminar fake news. Análise de Casos: Exemplos de fake news e como identificá-las. Etapa 3: Responsabilidade Legal Consumo Crítico de Notícias: Leitura crítica de notícias e conteúdos online. Consequências do compartilhamento: Responsabilidade cível e criminal do compartilhamento de notícias falsas. Compartilhamento Responsável: Reflexão sobre o impacto do compartilhamento de informações. Etapa 4: Saúde e Fake News Impacto das Fake News na Saúde: Consequências para a saúde mental e física. Fake News sobre Saúde: Exemplos e como identificá-las. Fontes Confiáveis de Informação sobre Saúde: Sites e instituições confiáveis para obter informações sobre saúde. Etapa 5: Fake News em Política Internacional Estudo de Casos: Análise de como as fake news foram utilizadas em eventos históricos como o Holocausto e outros conflitos internacionais. Impacto das Fake News na Geopolítica: Consequências para as relações internacionais e a segurança global. Estratégias para Combater Fake News na Política Internacional: Ações para mitigar o impacto da desinformação no cenário global. Etapa 6: Inteligência Artificial e Fake News IA na Combate à Desinformação: Ferramentas de inteligência artificial para identificar fake news. Desafios da IA: Limitações e vieses da tecnologia. Uso Consciente da IA: Considerações éticas e responsáveis no uso da tecnologia. Etapa 7: Jogos e Sociodrama contra Fake News Dinâmicas Interativas: Jogos educativos para aprender sobre fake news de forma divertida. Simulações e Sociodrama: Encenações para praticar a identificação e o combate à desinformação. Referências bibliográficas: Português: RENDT, Hannah. As Origens do Totalitarismo. Rio de Janeiro: Documentário, 1979. Ebook. SOUZA, Luiza Camilo de; XAVIER, Cleber de Jesus. Fake News e Manipulação da Opinião Pública: desafios para a afirmação da democracia brasileira FAKE NEWS E MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA: DESAFIOS PARA A AFIRMAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA. I Congresso de Tecnologias Aplicadas ao Direito, [S. l.], v. Democracia, p. 54 60, 2017. Disponível em: http://conpedi.danilolr.info/publicacoes/6rie284y/8klb3x80/KIzQ1Woxjaqyf71y.pdf Figueira, J. & Santos, S. (Orgs.), As Fake News e a Nova Ordem (Des)Informativa na era da Pós-Verdade, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 283 pp., ISBN: 978-989-26-1777-0. 2020. DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas C. L. Fake News nas Redes Sociais Online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media and Jornalismo, [S. l.], v. CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Fake News na história: uma bibliografia comentada. (Bibliografia Comentada). In: Café História. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/fake-news-na-historia/. Publicado em: 21 dez. 2020. ISSN: 2674-5917. Inglês: 1.Dolan, Brian. (2020) Unmasking History: Who Was Behind the AntiMask League Protests During the 1918 Influenza Epidemic in San Francisco? Perspectives in Medical Humanities (UC Medical Humanities Consortium, May 19, 2020) https://doi.org/10.34947/M7QP4M 2. Perakslis, E., & Califf, R. M. (2019). Employ Cybersecurity Techniques Against the Threat of Medical Misinformation. JAMA: Journal of the American Medical Association, 322(3), 207. 3.COVID-19 Disinformation- How to Spot It—and Stop It - https://www.ucsusa.org/resources/covid-19- disinformation. 4.Brashier NM, Schacter DL. 2020. Aging in a fake news era. Curr. Dir. Psychol. Sci. In press. 5.Schillinger, D., Chittamuru, D., & Ramírez, A. S. (2020). From “Infodemics” to Health Promotion: A Novel Framework for the Role of Social Media in Public Health. American Journal of Public Health, 110(9), 1393–1396. 6.Greifeneder, R., Jaffé, M., Newman, E. y Schwarz, N. (Eds.). (2021). The psychology of fake news: accepting, sharing, and correcting misinformation. London: Routledge. 7.UNESCO. Journalism, ‘Fake News’ & Disinformation: Handbook for Journalism Education and Training. Publicado em 2018 UNESCO. IRETON, Cherilyn e POSETTI, Julie. ISBN: 978-85-7652-240-9. 129 páginas. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368647.locale=en |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Kamila Rios da Hora Rodrigues |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |