126142 - Dialogando a partir da pedagogia circular: da teoria à prática |
Período da turma: | 29/07/2024 a 30/07/2024
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Descrição: | ● O QUE SÃO PROCESSOS CIRCULARES – circulando a palavra e a vida
● Os Círculos na prática ● Círculos Virtuais ● PRÁTICAS RESTAURATIVAS: um convite ao diálogo ● Práticas restaurativas em ambientes educacionais e de gestão ● Sobre os temas restaurativos ● As perguntas restaurativas Bibliografia AMSTUTZ, L. S. The little book of victim-offender conferencing. In: ZEHR, H.; AMSTUTZ, L. S.; MACRAE, A.; e PRANIS, K. The big book of restorative justice. New York, USA: Good Books, 2015. BOYES-WATSON, C. B.; PRANIS, K. No Coração da Esperança: guia de práticas circulares. Justiça para o século 21: Porto Alegre, 2011. COSTELLO, B.; WACHTEL J.; WACHTEL, T. Manual de Práticas Restaurativas – para docentes, agentes disciplinadores e administradores de instituições de ensino. Instituto Internacional de Práticas Restaurativas: Perú, 2012. GRECCO, A. et al. Justiça Restaurativa em ação: práticas e reflexões. São Paulo: Dash, 2014. HOPKINS, B. Práticas Restaurativas na Sala de Aula. Disponível em: https://palasathena.org.br/downloads/praticasrestaurativasnasaladeaula.pdf. Traduzido por Palas Athena, 2014. KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a. ____________. A vida não é útil. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b. LIMA, A. K. M; LIMA, I. M. S. O; LIMA, L. K. R. Dimensão Pedagógica da Justiça Restaurativa e os Círculos Virtuais de Construção de Paz. In: Instituto Moinho de Paz. Disponível em: https://www.moinhodepaz.com.br/wp-content/downloads/docs/pdfs/e- book_dimensao_pedagogica_da_justica_restaurativa_e_os_circulos_virtuais_de_construcao_d e_paz_1%C2%AA_edicao_2020.pdf. São Paulo: 2020. PEDROSO, H. H.; BURG, M. Metodologia para o contexto educacional: Belinda Hopkins. In: GRECCO, A. et al. Justiça Restaurativa em ação: práticas e reflexões. São Paulo: Dash, 2014. PRANIS, K. Processos Circulares. São Paulo: Palas Athena: 2010. PRANIS, K.; BOYES-WATSON, C. Por que trazer os círculos para a escola? Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://www.ajurisjr.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Circulos-em- Movimento-Por-que-trazer-os-circulos-para-as-escolas.pdf. PRANIS, K.; STUART, B.; e WEDGE, M. Peacemaking circles: from crime to community. St. Paul, Minnesota, US: Living Justice Press, 2003. ROSENBERG, M. Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006. SCHIRCH, L. Construção estratégica da paz. Trad. Denise Kato, São Paulo: Palas Athena, 2019. ZEHR, H. Trocando as lentes: justiça restaurativa para o nosso tempo. Tradução de Tonia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2018, 25ª ed. ________. Justiça Restaurativa. Tradução de Tonia Van Acker São Paulo: Palas Athena, 2020, 3ª ed. . Restorative Justice? What’s That? Virginia, 2022. Disponível em: https://zehr- institute.org/what-is-rj/. |
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Carga Horária: |
4 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 103 | ||||
Ministrantes: |
Bruna Tibolla |
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