Atividade

126142 - Dialogando a partir da pedagogia circular: da teoria à prática

Período da turma: 29/07/2024 a 30/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: ● O QUE SÃO PROCESSOS CIRCULARES – circulando a palavra e a vida
● Os Círculos na prática
● Círculos Virtuais
● PRÁTICAS RESTAURATIVAS: um convite ao diálogo
● Práticas restaurativas em ambientes educacionais e de gestão
● Sobre os temas restaurativos
● As perguntas restaurativas

Bibliografia
AMSTUTZ, L. S. The little book of victim-offender conferencing. In: ZEHR, H.; AMSTUTZ, L.
S.; MACRAE, A.; e PRANIS, K. The big book of restorative justice. New York, USA: Good
Books, 2015.
BOYES-WATSON, C. B.; PRANIS, K. No Coração da Esperança: guia de práticas
circulares. Justiça para o século 21: Porto Alegre, 2011. 
COSTELLO, B.; WACHTEL J.; WACHTEL, T. Manual de Práticas Restaurativas – para
docentes, agentes disciplinadores e administradores de instituições de ensino. Instituto
Internacional de Práticas Restaurativas: Perú, 2012. 
GRECCO, A. et al. Justiça Restaurativa em ação: práticas e reflexões. São Paulo: Dash,
2014.
HOPKINS, B. Práticas Restaurativas na Sala de Aula. Disponível em:
https://palasathena.org.br/downloads/praticasrestaurativasnasaladeaula.pdf. Traduzido por
Palas Athena, 2014.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras,
2020a.
____________. A vida não é útil. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.
LIMA, A. K. M; LIMA, I. M. S. O; LIMA, L. K. R. Dimensão Pedagógica da Justiça
Restaurativa e os Círculos Virtuais de Construção de Paz. In: Instituto Moinho de Paz.
Disponível em: https://www.moinhodepaz.com.br/wp-content/downloads/docs/pdfs/e-
book_dimensao_pedagogica_da_justica_restaurativa_e_os_circulos_virtuais_de_construcao_d
e_paz_1%C2%AA_edicao_2020.pdf. São Paulo: 2020.
PEDROSO, H. H.; BURG, M. Metodologia para o contexto educacional: Belinda Hopkins. In:
GRECCO, A. et al. Justiça Restaurativa em ação: práticas e reflexões. São Paulo: Dash,
2014.
PRANIS, K. Processos Circulares. São Paulo: Palas Athena: 2010.

PRANIS, K.; BOYES-WATSON, C. Por que trazer os círculos para a escola? Porto Alegre,
2018. Disponível em: http://www.ajurisjr.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Circulos-em-
Movimento-Por-que-trazer-os-circulos-para-as-escolas.pdf.
PRANIS, K.; STUART, B.; e WEDGE, M. Peacemaking circles: from crime to community.
St. Paul, Minnesota, US: Living Justice Press, 2003.
ROSENBERG, M. Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos
pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
SCHIRCH, L. Construção estratégica da paz. Trad. Denise Kato, São Paulo: Palas Athena,
2019.
ZEHR, H. Trocando as lentes: justiça restaurativa para o nosso tempo. Tradução de Tonia
Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2018, 25ª ed.
________. Justiça Restaurativa. Tradução de Tonia Van Acker São Paulo: Palas Athena,
2020, 3ª ed.
. Restorative Justice? What’s That? Virginia, 2022. Disponível em: https://zehr-
institute.org/what-is-rj/.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 103
 
Ministrantes: Bruna Tibolla


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP