Atividade

126083 - Capacitação para Inclusão de Autistas na Educação e Mercado de Trabalho

Período da turma: 17/05/2025 a 23/08/2025

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Descrição: 1. Neurodiversidade e Autismo
• Introdução a neurodivergência.
• Definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
• Diagnóstico, níveis de suporte e Espectro.
• Abordagens para atendimento de pessoas autistas.
• Características e desafios comuns do autismo.
• Mitos e desinformações sobre o TEA.
• A neurodiversidade como paradigma para a evolução humana.

2. Ética, ESG e Inclusão Profissional de Autistas
• Breve contexto histórico da deficiência.
• Modelo social da deficiência.
• Exclusão, segregação, integração e inclusão: a inclusão como desenvolvimento humano.
• Capacitismo e suas implicações.
o Manifestações do capacitismo na sociedade.
o Impactos do capacitismo na vida das pessoas com deficiência.
o A luta anticapacitista e a busca por uma sociedade inclusiva.
• Autistas no Ambiente de Trabalho.
o Potenciais e habilidades de pessoas autistas no ambiente de trabalho.
o Desafios da Empregabilidade e Caminhos para Inclusão.
o Recrutamento, Seleção e OnBoarding de Autistas no Trabalho
• Práticas Inclusivas e Indicadores sociais (ESG).
o Adaptações e recursos para a inclusão de autistas no ambiente profissional.
o A linguagem politicamente correta e a importância da comunicação e da interação entre colegas.
o Sensibilização de colaboradores sobre o TEA.
o Como promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade.

3. Legislação para inclusão de autistas
• Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei Nº 13.146 de 2015.
• Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Lei nº 12.764 de 2012
• Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
• Base Nacional Curricular Comum e a organização dos sistemas de ensino para o atendimento do aluno com transtorno do espectro do autismo.
• Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência - Lei nº 8.213 de 1991.

4. Ambientes de Aprendizagem Inclusivos
• Desafios de aprendizagem associados ao TEA.
• Princípios do desenho universal para a aprendizagem.
• Estratégias para criar um ambiente de baixa estimulação sensorial.
• Adaptações físicas e materiais inclusivos.
• Envolvimento da comunidade escolar nos processos inclusivos.

5. Desenvolvimento de Linguagem e Comunicação no Autismo
• Avaliação das habilidades de linguagem e comunicação;
• Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva;
• Uso da tecnologia e recursos visuais para potencializar a comunicação;
• Programas e métodos específicos de intervenção.

6. Interação Social: Desafios e Estratégias
• Compreensão do desenvolvimento social no espectro autista;
• Identificação e superação de barreiras à interação social;
• Técnicas para promover habilidades sociais;
• Papel das famílias e coletivo escolar na socialização.

7. Compreendendo o Processamento Sensorial no Autismo
• Bases do processamento sensorial no espectro autista;
• Avaliação das necessidades sensoriais individuais;
• Estratégias práticas para adaptar o ambiente escolar e profissional;
• Atividades e recursos para a modulação sensorial.

8. Desenvolvimento Emocional e Autismo
• Regulação emocional no espectro autista;
• Estratégias para o ensino de habilidades de identificação e expressão emocional;
• Estratégias de regulação emocional: Técnicas para alunos com autismo lidarem com emoções intensas;
• Resolução de problemas e tomada de decisão emocionalmente informada;
• Desenvolvimento de empatia e teoria da mente em alunos com autismo.

9. Habilidades Funcionais para Autistas
• Avaliação de habilidades em AVDs e identificação de necessidades;
• Estratégias para o ensino de habilidades de autocuidado, incluindo higiene pessoal, alimentação e vestuário;
• Técnicas para promover a independência em tarefas domésticas e no lazer;
• Colaboração com famílias para apoiar o desenvolvimento de AVDs.

10. Ensino e Aprendizagem Acadêmica para Alunos Autistas
• Neurologia da aprendizagem e TEA.
• Avaliação de necessidades acadêmicas e adaptação de métodos de avaliação.
• Estratégias de ensino, adaptação de conteúdo e currículo.
• Uso de tecnologia assistiva e aprendizagem digital no apoio ao desenvolvimento acadêmico.
• Fomento da motivação e engajamento de alunos com autismo.
• Desenvolvimento do AEE e implementação do PEI.
• Comunicação escolar e colaboração com famílias e profissionais de saúde.

11. Gerenciamento Comportamental no Autismo
• Análise funcional de comportamentos e identificação de necessidades não atendidas.
• Estratégias de intervenção comportamental positiva.
• Desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação como alternativas para comportamentos desafiadores.
• Promoção da regulação emocional e procedimentos de enfrentamento.
• Gerenciamento de comportamentos e crises.
• Role-playing para gestão de crises.
• Trabalho colaborativo com famílias para estratégias de suporte comportamental em casa.

Referências bibliográficas:

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10 - ADMIN. ESCALAS PARA ELABORAR O PLANO DE ENSINO INDIVIDUAL - PEI. Disponível em: .
Brasil. Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei Nº 13.146 de 2015.
FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem. Abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Vozes, 2007
NT ROTTA, CA BRIDI FILHO, F DE SOUZA BRIDI . Neurologia e Aprendizagem: Abordagem Multidisciplinar. Artmed,2016
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11 - ESPECTRO, 2022, vol. 1 | nº 01 pp. Almeida, L. L.; et al. Contribuição da análise do comportamento para a redução de comportamento-problema. pp. 57-76.
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SELLA, A. C.; RIBEIRO, D. M. Análise aplicada ao transtorno do espectro autista. Curitiba, PR: Appris.
SCHWARTZMAN, J. S. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar : guia de orientação a professores [livro eletrônico]. São Paulo : Memnon, 2014. 1.004,23 Kb ; PDF.

Carga Horária:

44 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Adriana Godoy
Claudio Almeida Sarilho
Eduardo Hunold Mancebo
Emanuel Santana
Joana Teixeira Portolese Pascalicchio
Lucimara de Farias Mizael
Marcia Elaine Fernandes Pedralino Santana
Natalia Mucheroni
Patricia Doin Patruni Arroyo
Renata Costa de Sá Bonotto


 
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