Atividade

126070 - Introdução a metodologia do trabalho científico

Período da turma: 22/07/2024 a 26/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Apresentar as bibliotecas virtuais nas três grandes áreas do conhecimento (Exatas, Humanas e Biológicos/Saúde.
Ensinar os participantes a manejar bases de dados, como: Web of Science, PubMed, Scielo e periódicos CAPES; manusear os vocabulários estruturados (tesauros multilíngues) disponíveis para as diversas áreas do conhecimento; construir strings de busca; usar os gerenciadores bibliográficos (Zotero, Mendeley, etc).

Segunda-feira (22/07):

Tarde(16h-18h)
- Apresentação do curso
- O que é um projeto de pesquisa?

Noite (19h-21h)
- A importância da ética na pesquisa científica
- Construção dos string de busca

Terça-feira (23/07):

Tarde(16h-18h)
- Como ler um artigo acadêmico?

Noite (19h-21h)
- A escrita científica: o resumo comunica, mas não explica.
- Apresentação dos gerenciadores de artigos

Quarta-feira (24/07):

Tarde(16h-18h)
- Estudos de revisão de literatura

Noite (19h-21h)
- Ferramentas para revisão de literatura
- Como escrever a metodologia na revisão de literatura?

Quinta-feira (25/07):

Tarde(16h-18h)
- Refinamento do projeto de pesquisa

Noite (19h-21h)
-Refinamento do projeto de pesquisa

Sexta-feira (26/07):

Tarde(16h-18h)
- Apresentação Final

Noite (19h-21h)
- Apresentação Final


Bibliografia Básica:
ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.

ANDERY, M.A. e col. Para compreender a ciência - uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

"BAO, L. et al. Theoretical model and quantitative assessment of scientific thinking and reasoning. Physical Review Physics Education Research, v. 18, n. 1, p. (010115) 1-33, 2022.

Creswell, John W.Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell ; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre:Artmed,2007.

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. Tradução Gilson Cesar de Souza. 27 ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

"KUHN, D. What is scientific thinking and how does it develop?. The Wiley‐Blackwell handbook of childhood cognitive development, 2010, p. 497-523.

Kuhn, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Manual de produção científica [recurso eletrônico] /Organizadores, Sílvia H. Koller, Maria Clara P. de Paula Couto, Jean Von Hohendorff. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Penso, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

SOUSA, Janara. As sete teses equivocadas sobre conhecimento científico: reflexões epistemológicas. Ciências & Cognição, v. 8, p. 143-152, 2006.

Bibliografia Complementar:
FEFERBAUM, Marina; QUEIROZ, Rafael Mafei Rabelo (Coords.). Metodologia da pesquisa em direito: técnicas e abordagens para elaboração de monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

Gil, Antonio Carlos. Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri, SP: Atlas, 2021.

Gil, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2021.

MICCERI, Theodore. The unicorn, the normal curve, and other improbable creatures. Psychological bulletin, v. 105, n. 1, p. 156, 1989.

SERRANO, Pablo Jiménez. A ciência do direito: uma metodologia para a pesquisa jurídica. Curitiba: Appris, 2018.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Humberto Miguel Garay Malpartida
Mauricio Hideki Yague Leite
Rodrigo Nogueira Bezerra Rodrigues Matos
Rosangela Pereira Rachid
Suzanne Tanoue dos Santos
Valéria Cazetta


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP