126070 - Introdução a metodologia do trabalho científico |
Período da turma: | 22/07/2024 a 26/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Apresentar as bibliotecas virtuais nas três grandes áreas do conhecimento (Exatas, Humanas e Biológicos/Saúde. Ensinar os participantes a manejar bases de dados, como: Web of Science, PubMed, Scielo e periódicos CAPES; manusear os vocabulários estruturados (tesauros multilíngues) disponíveis para as diversas áreas do conhecimento; construir strings de busca; usar os gerenciadores bibliográficos (Zotero, Mendeley, etc). Segunda-feira (22/07): Tarde(16h-18h) - Apresentação do curso - O que é um projeto de pesquisa? Noite (19h-21h) - A importância da ética na pesquisa científica - Construção dos string de busca Terça-feira (23/07): Tarde(16h-18h) - Como ler um artigo acadêmico? Noite (19h-21h) - A escrita científica: o resumo comunica, mas não explica. - Apresentação dos gerenciadores de artigos Quarta-feira (24/07): Tarde(16h-18h) - Estudos de revisão de literatura Noite (19h-21h) - Ferramentas para revisão de literatura - Como escrever a metodologia na revisão de literatura? Quinta-feira (25/07): Tarde(16h-18h) - Refinamento do projeto de pesquisa Noite (19h-21h) -Refinamento do projeto de pesquisa Sexta-feira (26/07): Tarde(16h-18h) - Apresentação Final Noite (19h-21h) - Apresentação Final Bibliografia Básica: ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981. ANDERY, M.A. e col. Para compreender a ciência - uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. "BAO, L. et al. Theoretical model and quantitative assessment of scientific thinking and reasoning. Physical Review Physics Education Research, v. 18, n. 1, p. (010115) 1-33, 2022. Creswell, John W.Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell ; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre:Artmed,2007. ECO, Humberto. Como se faz uma tese. Tradução Gilson Cesar de Souza. 27 ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. "KUHN, D. What is scientific thinking and how does it develop?. The Wiley‐Blackwell handbook of childhood cognitive development, 2010, p. 497-523. Kuhn, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. Manual de produção científica [recurso eletrônico] /Organizadores, Sílvia H. Koller, Maria Clara P. de Paula Couto, Jean Von Hohendorff. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Penso, 2014. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014. SOUSA, Janara. As sete teses equivocadas sobre conhecimento científico: reflexões epistemológicas. Ciências & Cognição, v. 8, p. 143-152, 2006. Bibliografia Complementar: FEFERBAUM, Marina; QUEIROZ, Rafael Mafei Rabelo (Coords.). Metodologia da pesquisa em direito: técnicas e abordagens para elaboração de monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. Gil, Antonio Carlos. Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri, SP: Atlas, 2021. Gil, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2021. MICCERI, Theodore. The unicorn, the normal curve, and other improbable creatures. Psychological bulletin, v. 105, n. 1, p. 156, 1989. SERRANO, Pablo Jiménez. A ciência do direito: uma metodologia para a pesquisa jurídica. Curitiba: Appris, 2018. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Humberto Miguel Garay Malpartida Mauricio Hideki Yague Leite Rodrigo Nogueira Bezerra Rodrigues Matos Rosangela Pereira Rachid Suzanne Tanoue dos Santos Valéria Cazetta |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |