126060 - Inglês para pós-graduandos |
Período da turma: | 15/08/2024 a 17/10/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Título do Curso:
Inglês para pós-graduandos Apresentação do curso: Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o desenvolvimento de habilidades orais e escritas em contexto acadêmico, com foco em breves apresentações acadêmicas, e produção de breves textos escritos. Público- alvo: Público USP (alunos de pós-graduação). Caso sobrem vagas, público externo. Modalidade: Presencial Objetivos Gerais: Desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a produção e compreensão de discursos acadêmicos. Objetivos Específicos: • Estudar tempos verbais, sintagmas nominais, uso da voz passiva, vocabulário acadêmico, conjunções. • Estudar organização de publicações acadêmicas. • Conscientizar elementos de pronúncia para desenvolvimento da própria oralidade. • Compreender falas de apresentadores de diferentes nacionalidades em breves relatos de pesquisa. • Interpretar apresentações acadêmicas e não acadêmicas, gravadas em vídeos. • Elaborar apresentação oral do próprio trabalho acadêmico. • Estudar estruturas de abstracts e produzir o próprio abstract. Justificativa As divulgações oral e escrita de trabalhos científicos em língua inglesa, assim como a atualização de conhecimentos possibilitada por conferências internacionais, são frequentemente exigidos da comunidade acadêmica. O programa proposto nesse curso de 30 horas apresenta conteúdo que facilita o desenvolvimento linguístico para atender a essas demandas. Conteúdo Programático: • Prática oral para desenvolvimento de fluência. • Desenvolvimento de pronúncia e prática oral. • Estudo e compreensão de apresentações orais (TED talks e 3- Minute Thesis) • Desenvolvimento e apresentação de breves exposições orais. • Diferenças entre inglês acadêmico e não acadêmico. • Estudo de termos e estruturas em textos acadêmicos (tempos verbais, conjunções, sintagmas nominais). • Estudo e produção de textos descritivos e abstract da própria área. Metodologia Ensino presencial, com aulas expositivas, trabalhos em duplas ou pequenos grupos. Avaliação: O aluno será avaliado de por meio de trabalhos individuais feitos durante o horário da aula e extra classe. Critérios para aprovação: 75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0 nos trabalhos orais e escritos. Frequência mínima: Os alunos devem estar presentes em 75% das aulas. Pré-Requisitos: Nível de inglês para ingresso: mínimo B1 https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter estudado de quatro a seis semestres de inglês. PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS: • Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom , pois os materiais didáticos poderão ser disponibilizados em fotocópias ou pela plataforma Google Classroom. Teste de Nível: Antes de iniciar o curso, os alunos deverão enviar para a educadora o certificado de nível B1, ou certificado de conclusão de curso de inglês especificando esse nível exigido. Bibliografia: AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999. SCHUSTER, Ethel et.al. Writing Scientific Papers in English Successfully. Your complete roadmap. Compacta, Gráfica e Editora: São Carlos, Brasil, 2014. SWALES, John & FEAK, Christine. Academic Writing for Graduate Students. Essential Tasks and Skills. 3rd Edition. Michigan: The University of Michigan Press, 2012. SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2012. SWALES, John & FEAK, Christine. English in Today’s Research World: a Writing Guide. The University of Michigan Press, 2013. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |