Atividade

126060 - Inglês para pós-graduandos

Período da turma: 15/08/2024 a 17/10/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso:
Inglês para pós-graduandos

Apresentação do curso:
Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o
desenvolvimento de habilidades orais e escritas em contexto
acadêmico, com foco em breves apresentações acadêmicas,
e produção de breves textos escritos.

Público- alvo:
Público USP (alunos de pós-graduação). Caso sobrem vagas, público externo.

Modalidade:
Presencial

Objetivos Gerais:
Desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a
produção e compreensão de discursos acadêmicos.

Objetivos Específicos:
• Estudar tempos verbais, sintagmas nominais, uso da voz passiva,
vocabulário acadêmico, conjunções.
• Estudar organização de publicações acadêmicas.
• Conscientizar elementos de pronúncia para desenvolvimento da
própria oralidade.
• Compreender falas de apresentadores de diferentes
nacionalidades em breves relatos de pesquisa.
• Interpretar apresentações acadêmicas e não acadêmicas,
gravadas em vídeos.
• Elaborar apresentação oral do próprio trabalho acadêmico.
• Estudar estruturas de abstracts e produzir o próprio abstract.
Justificativa As divulgações oral e escrita de trabalhos científicos em
língua inglesa, assim como a atualização de conhecimentos
possibilitada por conferências internacionais, são
frequentemente exigidos da comunidade acadêmica. O
programa proposto nesse curso de 30 horas apresenta
conteúdo que facilita o desenvolvimento linguístico para
atender a essas demandas.

Conteúdo Programático:
• Prática oral para desenvolvimento de fluência.
• Desenvolvimento de pronúncia e prática oral.
• Estudo e compreensão de apresentações orais (TED talks e 3-
Minute Thesis)
• Desenvolvimento e apresentação de breves exposições orais.
• Diferenças entre inglês acadêmico e não acadêmico.
• Estudo de termos e estruturas em textos acadêmicos
(tempos verbais, conjunções, sintagmas nominais).
• Estudo e produção de textos descritivos e abstract da própria área.
Metodologia Ensino presencial, com aulas expositivas, trabalhos em
duplas ou pequenos grupos.

Avaliação:
O aluno será avaliado de por meio de trabalhos individuais
feitos durante o horário da aula e extra classe.

Critérios para aprovação:
75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0
nos trabalhos orais e escritos.

Frequência mínima:
Os alunos devem estar presentes em 75% das aulas.

Pré-Requisitos:
Nível de inglês para ingresso: mínimo B1
https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter
estudado de quatro a seis semestres de inglês.
PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
• Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google
Classroom , pois os materiais didáticos poderão ser
disponibilizados em fotocópias ou pela plataforma Google
Classroom.

Teste de Nível:
Antes de iniciar o curso, os alunos deverão enviar para a
educadora o certificado de nível B1, ou certificado de
conclusão de curso de inglês especificando esse nível exigido.

Bibliografia:
AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar.
Third Edition. New York: Longman, 1999.
SCHUSTER, Ethel et.al. Writing Scientific Papers in English
Successfully. Your complete roadmap. Compacta, Gráfica
e Editora: São Carlos, Brasil, 2014.
SWALES, John & FEAK, Christine. Academic Writing for
Graduate Students. Essential Tasks and Skills. 3rd
Edition. Michigan: The University of Michigan Press, 2012.
SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the
Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan
Press, 2012.
SWALES, John & FEAK, Christine. English in Today’s
Research World: a Writing Guide. The University of
Michigan Press, 2013.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP