Atividade

126038 - Inglês para Leitura de textos da área de saúde (remoto)

Período da turma: 14/08/2024 a 27/11/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso:
Inglês para Leitura de textos da área de saúde

Apresentação do curso:
Conteúdo ministrado em português, objetivando o
desenvolvimento de leitura de textos ligados à área da saúde.

Público- alvo:
Graduandos e pós graduandos da Área da Saúde da USP de
todo o estado.

Modalidade:
Remoto

Objetivos Gerais:
Interpretar informações gerais, específicas e detalhadas de
textos ligados à área da saúde e medicina, como artigos de
divulgação científica, textos jornalísticos, trechos de capítulos
de livros.

Objetivos Específicos:
Ao fim do módulo, o/a aluno/a será capaz de:
1. Distinguir discurso acadêmico de não acadêmico.
2. Selecionar informações relevantes no texto, de acordo
com a tarefa que está realizando.
3. Interpretar informações específicas e detalhadas
considerando as estruturas que são abordadas no
módulo (descritas no conteúdo programático).

Justificativa:
A leitura de trabalhos científicos em língua inglesa é
frequentemente exigida dos alunos da graduação para eles
acompanharem a evolução dos avanços científicos e para
entenderem os conceitos básicos da área que estudam. Este
curso apresenta conteúdo que permite o desenvolvimento
de leitura para atender a essa demanda.

Conteúdo Programático:
1. Características de discurso acadêmico e não
acadêmico.
2. Noções de níveis de interpretação (skimming,
scanning, detalhado).
3. Sintagmas nominais.
4. Tempos verbais.
5. Conjunções.
6. Estudo de afixos das palavras.

Metodologia:
O ensino será remoto, com utilização das ferramentas
Google Classroom (atividades acessadas no tempo
escolhido pelo aluno) e Google Meet (comunicação
simultânea entre professora e alunos).
O conteúdo é preparado pela professora, que utiliza
periódicos, jornais e revistas eletrônicas, com aplicação de
conteúdo teórico de estudos publicados por linguistas. As
aulas serão expositivas e as atividades poderão ser
realizadas de forma dialogada, entre professora e grupo ou
em pequenos grupos.

Avaliação:
O aluno será avaliado por meio de atividades online e prova
final, no último dia de aula.

Critérios para obter certificado:
75% das atividades online síncronas e auto avaliação e
trabalhos.

Frequência mínima: Os alunos devem estar presentes em 75% das atividades
online síncronas. Não haverá gravações das aulas, pois a
participação síncrona de todos é fundamental no processo de
aprendizagem e avaliação.

PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
1. Acesso à internet suficiente para participar de
chamadas de vídeo.
2. Computador com câmera e microfone em bom
funcionamento.
3. Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso
ao Google Classroom e Google Meet.

Teste de Nível:
Não há teste de nível

Bibliografia:
[1] AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar.
Third Edition. New York: Longman, 1999.
[2] SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the
Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan
Press, 2012.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP