Atividade

126037 - Prática de Pronúncia do Inglês

Período da turma: 13/08/2024 a 26/09/2024

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Descrição: Título do Curso:
Prática de Pronúncia do Inglês

Apresentação do Curso:
O curso tem como objetivo praticar os sons da língua inglesa para que
o aluno melhor sua pronúncia e, consequentemente, minimizar ruídos
na comunicação oral ao interagir em inglês com diferentes usuários
linguísticos.

Público- alvo:
Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP.
(As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo).

Modalidade Aulas:
presenciais

Objetivos:
Aprimorar a pronúncia do inglês, de forma que o falante consiga
distinguir e pronunciar os diferentes sons consonantais e vocálicos do
idioma, evitando, assim, frequentes ruídos na comunicação devido a
problemas de pronúncia inadequada.

Justificativa:
Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a
internacionalização da universidade e para a participação em eventos
acadêmicos, bem como para a vida profissional do aluno USP, é
importante que o aluno consiga se expressar de modo claro e
coerente. A pronúncia de sons, bem como a entonação, pode interferir
na produção oral e compreensão auditiva, ocasionando problemas de
comunicação entre os falantes, especialmente quando são de
diferentes comunidades linguísticas. Este curso visa preencher uma
lacuna no ensino-aprendizagem do inglês por meio de
reconhecimento e prática de pronúncia, enfocando aspectos
problemáticos para o falante de língua portuguesa.

Conteúdo Programático:
1. Identificar e pronunciar os sons da língua inglesa.
2. Identificar os símbolos fonéticos.
3. Praticar os diferentes sons consonantais e vocálicos do inglês
por meio de pares mínimos e atividades de reconhecimento e
produção de fonemas.
4. Reconhecer e pronunciar palavras terminadas em E (silent E).
5. Reconhecer palavras homófonas.
6. Pronunciar os sufixos do plural e da 3a pessoa da forma
singular do Presente Simples.
7. Pronunciar os sufixos dos verbos regulares no passado e
particípio passado.
8. Identificar palavras com sons mudos (silent letters).

Metodologia:
O curso será oferecido em formato de aulas presenciais às 3as e 5 as
feiras, das 17:00 às 18:40, por meio de atividades de reconhecimento
e produção de sons desenvolvidas individualmente, em pares ou em
grupos. O participante deverá também acessar as ferramentas Google
Classroom para fazer atividades e tarefas complementares ao curso.

Avaliação:
O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e
tarefas presenciais desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a. Provas escritas
b. Atividades e exercícios de pronúncia do inglês.
c. Atividades de compreensão oral.
d. Tarefas de casa.

Critérios para aprovação:
Participação de, no mínimo, 75% das aulas e média final mínima
7,0.

Pré-Requisitos

Pré-Requisitos Linguísticos:
O aluno deverá:
1. Ter conhecimento linguístico mínimo de nível B1 de acordo com
o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR.
2. Ter e-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom.

Teste de Nível:
Não haverá teste de nível.
Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão
ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos
requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa.

Critérios para atribuição de vagas:
1. Alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP.
2. Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá estar, no
mínimo, matriculado no ensino superior.

Bibliografia:
[1] Apostila elaborada pela professora ministrante a partir das
necessidades dos alunos e com base na metodologia de ensino de
línguas para fins específicos.
[2] BAKER, A. Ship or Sheep? An Intermediate Pronunciation Course.
Cambridge University Press, 1983.
[3] BAKER, A. & GOLDSTEIN, S. Pronunciation Pairs: An
Introduction to the Sounds of English. Cambridge University Press,
2007.
[4] BOWLER, B. & CUNNINGHAM, S. Headway: Upper-Intermediate
Pronunciation. Oxford University Press, 1991.
[5]ELDREDGE, J. L. Phonics for Teachers: Self-Instructions, Methods,
and Activities. New Jersey: Pearson Education, 2004.
[6] FITZPATRICK, F. A Teacher’s Guide to Practical Pronunciation.
UK: Phoenix ELT, 1985.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
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