126037 - Prática de Pronúncia do Inglês |
Período da turma: | 13/08/2024 a 26/09/2024
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Descrição: | Título do Curso:
Prática de Pronúncia do Inglês Apresentação do Curso: O curso tem como objetivo praticar os sons da língua inglesa para que o aluno melhor sua pronúncia e, consequentemente, minimizar ruídos na comunicação oral ao interagir em inglês com diferentes usuários linguísticos. Público- alvo: Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP. (As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo). Modalidade Aulas: presenciais Objetivos: Aprimorar a pronúncia do inglês, de forma que o falante consiga distinguir e pronunciar os diferentes sons consonantais e vocálicos do idioma, evitando, assim, frequentes ruídos na comunicação devido a problemas de pronúncia inadequada. Justificativa: Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a internacionalização da universidade e para a participação em eventos acadêmicos, bem como para a vida profissional do aluno USP, é importante que o aluno consiga se expressar de modo claro e coerente. A pronúncia de sons, bem como a entonação, pode interferir na produção oral e compreensão auditiva, ocasionando problemas de comunicação entre os falantes, especialmente quando são de diferentes comunidades linguísticas. Este curso visa preencher uma lacuna no ensino-aprendizagem do inglês por meio de reconhecimento e prática de pronúncia, enfocando aspectos problemáticos para o falante de língua portuguesa. Conteúdo Programático: 1. Identificar e pronunciar os sons da língua inglesa. 2. Identificar os símbolos fonéticos. 3. Praticar os diferentes sons consonantais e vocálicos do inglês por meio de pares mínimos e atividades de reconhecimento e produção de fonemas. 4. Reconhecer e pronunciar palavras terminadas em E (silent E). 5. Reconhecer palavras homófonas. 6. Pronunciar os sufixos do plural e da 3a pessoa da forma singular do Presente Simples. 7. Pronunciar os sufixos dos verbos regulares no passado e particípio passado. 8. Identificar palavras com sons mudos (silent letters). Metodologia: O curso será oferecido em formato de aulas presenciais às 3as e 5 as feiras, das 17:00 às 18:40, por meio de atividades de reconhecimento e produção de sons desenvolvidas individualmente, em pares ou em grupos. O participante deverá também acessar as ferramentas Google Classroom para fazer atividades e tarefas complementares ao curso. Avaliação: O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas presenciais desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo: a. Provas escritas b. Atividades e exercícios de pronúncia do inglês. c. Atividades de compreensão oral. d. Tarefas de casa. Critérios para aprovação: Participação de, no mínimo, 75% das aulas e média final mínima 7,0. Pré-Requisitos Pré-Requisitos Linguísticos: O aluno deverá: 1. Ter conhecimento linguístico mínimo de nível B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR. 2. Ter e-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom. Teste de Nível: Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa. Critérios para atribuição de vagas: 1. Alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP. 2. Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá estar, no mínimo, matriculado no ensino superior. Bibliografia: [1] Apostila elaborada pela professora ministrante a partir das necessidades dos alunos e com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos. [2] BAKER, A. Ship or Sheep? An Intermediate Pronunciation Course. Cambridge University Press, 1983. [3] BAKER, A. & GOLDSTEIN, S. Pronunciation Pairs: An Introduction to the Sounds of English. Cambridge University Press, 2007. [4] BOWLER, B. & CUNNINGHAM, S. Headway: Upper-Intermediate Pronunciation. Oxford University Press, 1991. [5]ELDREDGE, J. L. Phonics for Teachers: Self-Instructions, Methods, and Activities. New Jersey: Pearson Education, 2004. [6] FITZPATRICK, F. A Teacher’s Guide to Practical Pronunciation. UK: Phoenix ELT, 1985. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 18 | ||||
Ministrantes: |
Angela Cristina de Oliveira Corte |
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