Atividade

125952 - SIMULAÇÃO PARA FORMADORES EM SAÚDE E ENFERMAGEM

Período da turma: 20/05/2024 a 20/06/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1 CURSO DE ATUALIZAÇÃO
2- Título: SIMULAÇÃO PARA FORMADORES EM SAÚDE E ENFERMAGEM
3- Tipo de curso: Atualização
4- Presencial
Presencial
5- Area Temática: Enfermagem
Áreas de conhecimento: Enfermagem
7-Público-alvo: Docentes, enfermeiros e pós-graduandos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Pré-requisito graduado: sim
8- Coordenador: Luciana Mara Monti Fonseca
9-Vice coordenador: não
10- Professores USP e colaboradores:
Luciana Mara Monti Fonseca
Maria Cândida Carvalho Furtado
Maria Célia Barcellos Dalri
Simone de Godoy Costa
Rodrigo Magri Bernardes
Taison Regis Penariol Natarelli

11- Especialistas
Externos à USP:
Aline Natália Domingues
Juliana Silva Garcia Nascimento
Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira

13- Nome do servidor não docente participante/ Apoio
Livia Maria Garbin
Maria Verônica Ferrareze Ferreira
Fernanda Titareli Merizio Martins Braga

14 - Justificativa do Curso
As iniciativas de atualização de professores possibilitam a apreensão de novas competências pedagógicas e técnicas e conhecer novas e ativas metodologias de ensino-aprendizagem. Sendo a simulação clínica uma área, ainda que remonta no tempo é considerada na atualidade, emergente, pelas tecnologias inovadoras que estão imbricada nessa estratégia e pelos referenciais teórico-pedagógicos que tem embasado a simulação em saúde/enfermagem na atualidade. Os docentes e pós-graduandos (futuros docentes), muitas vezes, não se encontram preparados para assegurar todos os aspetos que a envolvem. Deste modo é imperativa a formação dos formadores que irão desenvolver e manter atividades simuladas no processo ensino-aprendizagem juntos aos estudantes para formação destes e junto à sua equipe de saúde/enfermagem para educação permanente em saúde e em enfermagem.
A formalização destas formações em simulação tem sido desenvolvidas por vários Centros de Simulação Internacionais, de modo a garantir uma aprendizagem rápida e eficiente por parte dos docentes, fornecendo-lhes as ferramentas adequadas para desenvolverem os seus próprios cursos e oficinas de simulação, assim, a presente oficina/curso de atualização é baseado nestas formalizações, tendo sido adaptado às necessidades e realidades do presente público.

15-Objetivo
- Discutir a importância da simulação para a educação em saúde/enfermagem;
- Distinguir os diferentes tipos de simulação e simuladores;
- Identificar os diferentes elementos de uma simulação;
- Participar de simulação de média e/ou alta fidelidade: preparação, cenário e debriefing;
- Experienciar o papel de formador e de formando na simulação em enfermagem.

16. Programa completo (com ementas e referência bibliográfica atualizada)
Ementa: Introdução à simulação em saúde e enfermagem. A estruturação de prebriefing em simulação clínica. Aspectos do design de simulação – construção de cenários de simulação. A importância do debriefing para a aprendizagem mediada pela simulação. As principais etapas do debriefing. Prática simulada com prebriefing, cenário e debriefing.
Metodologias de ensino:
Metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem com apresentações teóricas, discussões, reflexões e atividades práticas de prebriefing, cenários e debriefing em grupo, em laboratórios de simulação.


Avaliação:
Avaliação será formativa.

Referências Bibliográficas:
-EPPICH, W., HOWARD, V., VOZENILEK, J., & CURRAN, I. Simulation -based team training in healthcare. Simulation in Healthcare, 6:7, S14 - S19, 2011.
-LEMOINE, J. B.; CHAUVIN, S. W.; BROUSSARD, L.; OBERLEITNER, M. G. Statewide interprofessional faculty development in simulation-based education for health professions. Clinical Simulation in Nursing, March Vol 11(3), 153-162, 2015. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2014.12.002.
-NAIK, V.N.; BRIEN, S.E. Review article: Simulation: a means to address and improve patient safety. Can J Anaesth. Feb;60(2):192-200, 2013. doi: 10.1007/s12630-012-9860-z.
-OSPINA et al. Simulación Clínica: Herramientas Innovadoras para la Educación en Salud - Manual de Buenas Prácticas en Simulación Clínica para Simulación Basada en la Evidencia. Ideas para la creación de escenarios y evaluación en prácticas clínicas en salud. Fundación Universitaria del Area Andina. 2013, 214p.
-WILSON, R.D.; KLEIN, J.D. Desing, Implementation and Evaluation of a Nursing Simulation: a design and development research study. The Journal of Applied Instructional Design. C. 2 C. 1. P. 57-67. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/d3cf/89178adb5688d2d4c207faef964af397c8b9.pdf -5.pdf> Acesso em abril de 2018.
ALI, A.A; MUSALLAM, E. Debriefing Quality Evaluation in Nursing Simulation-Based Education: An Integrative Review. Clinical Simulation in Nursing, v.16, p.15-24, 2018.
Almeida, R. G. S. A., Mazzo, A., Martins, J. C. A, Baptista, R. C. N., Girão, F. B., & Mendes, I. A. C. (2015). Validation to Portuguese of the Scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 23(6), 1007-1013. https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643.
ALMEIDA, R.G.S.; et al. [Validation to Portuguese of the Scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning]. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.23, n.6, p.1007-1013, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000601007
ALMEIDA, R.G.S.; et al. Validação para a língua portuguesa da Debriefing Experience Scale. Revista Brasileira de Enfermagem, v.69, n.4, p.705-711, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v69n4/0034-7167-reben-69-04-0705.pdf
AMORIN, G. C. ; PIRES, F. C. ; NASCIMENTO,J.S.G ; SOUZA, I. F. ; CONTIM, D. ; CHAVAGLIA, S. R. R. . Cenários simulados em enfermagem: revisão integrativa de literatura. Revista Brasileira de Enfermagem , v. 76, p. 01-10, 2023.
ARAFEH et al., Debriefing in simulated-based learning: Facilitating a reflective discussion. Journal of Perinatal & Neonatal Nursing, 24 (4),pg. 302-311, 2010. 10.1097/JPN.0b013e3181f6b5ec.
ARAÚJO, A. L. L. S.; QUILICI, A. P. O que é simulação e por que simular. In: ARAÚJO, A. L. L. S.; QUILICI, A. P. Simulação Clínica: do conceito à aplicabilidade. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. p. 116.
ASSIS, M. S. ; NASCIMENTO, J.S.G ; NASCIMENTO, K. G. ; TORRES, G. A. S. ; PEDERSOLI, C. E. ; DALRI, M. C. B. . Simulação em enfermagem: produção do conhecimento da pós-graduação no Brasil de 2011 a 2020. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 30, p. 01-17, 2021.
BATISTA, D. F. G. ; NASCIMENTO JSG ; OLIVEIRA, J. L. G. ; ALVES, M. G. ; SILVA, M. D. ; DALRI, M. C. B. . BLOG NO ENSINO DA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v. 10, p. 01-10, 2020.
BERNARDINELLI, F. C. P. ; NASCIMENTO,J.S.G ; NASCIMENTO, K. G. ; AMORIN, G. C. ; SILVA, A. D. ; CHAVAGLIA, S. R. R. . Telessimulação Síncrona e Observacional em Saúde: Scoping Review. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 32, p. 01-19, 2023.
BERNARDINELLI, F. C. P. ; NASCIMENTO,J.S.G ; NASCIMENTO, K. G. ; AMORIN, G. C. ; SILVA, S. A. ; CHAVAGLIA, S. R. R. . Prática da telessimulação no ensino e aprendizagem em saúde: revisão de escopo. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2022.67137, v. 30, p. 01-11, 2022.
BOESE, T., et al. Standards of Best Practice: Simulation Standard V: Facilitator. Clinical Simulation in Nursing. 9(6S), S22- S25,June, 2013, http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2013.04.010.
CAMPBELL, S.H.; AREDES, N.D.A.; FONSECA, L.M.M.; DESALABERRY, J. High-Risk Infant of a Diabetic Mother: Hypoglycemia. In: S.H. Campbell; K. Daley (Org.). Simulation Scenarios for Nursing Educators: Making it REAL. 3ed. New York, N.Y.: Springer Publishing Company, Inc., 2017, v.1, p.217-232.
Clinical Simulation in Nursing , 9(65); p.S3-S11, 2013.
Colichi RMB, Lima SGSE, Bonini ABB, Lima SAM. Entrepreneurship and Nursing: integrative review. Rev Bras Enferm. 2019 Feb;72(suppl 1):321-330. English, Portuguese. doi: 10.1590/0034-7167-2018-0498. PMID: 30942379.
COSTELLO, M., et al.. Simulation as an effective strategy for interprofessional education. Clinical Simulation in Nursing, 13(12), December pg.624-627, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2017.07.008.
COUPER, K.; et al. An evaluation of three methods of in-hospital cardiac arrest educational debriefing: The cardiopulmonary resuscitation debriefing study. Resuscitation, v. 105. p. 130-137, 2016.
COUPER, K.; PERKINS, G.D. Debriefing after resuscitation. Current Opinion in Critical Care, v.19, n.3. p.188-194, 2013.
COUTINHO, V.; et al. Simulação realística e habilidades na saúde. Rio de Janeiro: Atheneu; 2017. p. 115-125.
DA SILVA GARCIA-NASCIMENTO, JULIANA; DA SILVA GARCIA-REGINO, DANIELA; GONÇALVES-DO NASCIMENTO, KLEITON ; DEL ANGELO-AREDES, NATÁLIA ; MERIZIO MARTINS-BRAGA, FERNANDA TITARELI ; HETZEL-CAMPBELL, SUZANNE ; BARCELLOS-DALRI, MARIA CELIA . Elementos, beneficios y desafíos del co-debriefing para la simulación clínica: una revisión integradora. Revista Latinoamericana de Simulación Clínica, v. 4, p. 59-66, 2022.
DECKER S et al. Revision of Standards of Best Practice: Simulation Standard VI. Clinical
DIAMOND, S., MIDDLETON, A., MATHER, R. A cross-faculty simulation model for authentic learning. Innov. Educ. Teach. Int. 48 (1), 25–35, 2011. (ISSN 14703297. Available in: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=ehh&AN=59131158& site=eds-live)
DOMINGUES, A. N.; HILÁRIO, J. S. M.; MELLO, D. F.; MORENO, A. I. P.; FONSECA, L. M. M. . Telessimulação sobre visita domiciliar e cuidado infantil: facilidades, barreiras e percepções de estudantes de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S. l.], v. 30, p. e3673, 2023. DOI: 10.1590/1518-8345.6037.3673.
DOMINGUES, A. N.; TIBES, C. M.; DIAS, J. D.; WESTIN, U. M.; ZEM-MASCARENHAS, S. H.; FONSECA, L.M.M. Virtual simulation by computer on nursing teaching: experience report. Rev Enferm UFPI, [S. l.], v. 6, n. 4, 2020.
Facilitation. Clinical Simulation in Nursing, 9(6S), S19-S21, June, 2013. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2013.04.011.
FAILLA, K. R., & MACAULEY, K. Interprofessional simulation: A concept analysis. Clinical Simulation in Nursing, 10(11), November, pg.574-580, 2014. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2014.07.006.
FANNING, R.M.; GABBA, D.M. The role of Debriefing in simulation-based learning. Simulation in Healthcare, v.2, n.2. p. 115-125, 2007
FONSECA GRAMINHA, P. M. .; NOGUEIRA DE GÓES, F. dos S. .; MONTI FONSECA, L. M. .; AUKAR DE CAMARGO, R. A. .; CARMO SILVA, F. do .; FERREIRA DE LIMA, V. . Comunicação e amamentação: simulação clínica para educação em enfermagem. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 32, p. 164–174, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.32.164-174.
FONSECA, L. M. M.; MONTEIRO, J. C. dos S.; AREDES, N. D.; BUENO, J. V.; DOMINGUES, A. N.; COUTINHO, V. R. D.; BAPTISTA, R. C. N. Cenário de simulação interdisciplinar na educação em enfermagem: parto e nascimento humanizados. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S. l.], v. 28, p. e3286, 2020. DOI: 10.1590/1518-8345.3681.3286.
FRANKLIN, A. E., et al. Standards of Best Practice: Simulation Standard IV:
GARDNER, R. Introduction to debriefing. Seminars in Perinatology, v.37, n.3, p. 166-174, 2013.
GLOE, D., et al. Standards of Best Practice: Simulation Standard II: Professional Integrity of Participant (s). Clinical Simulation in Nursing, 9(6S), June, S12-S14, 2013.
GOUVÊA. I. B.; RIBEIRO, V. S.; GRAMINHA, P. M. F.; GONÇALVES, M. F. C.; CAMARGO, R. A. A.; AREDES, N. D. A.; GÓES, F. S. N. Simulação clínica como estratégia de ensino: formação e prática docente. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 8, p. e8462, 9 ago. 2021.
HAERLING, K. Cost-Utility Analysis of Virtual and Mannequin-Based Simulation. Simulation in Healthcare. 13(1):33-40, February 2018. doi: 10.1097/SIH.0000000000000280
HARDER, N. B. (2009, SEPTEMBER). Evolution of simulation use in health care education. Clinical Simulation in Nursing, VOL(5), Issue 5, Pages e169–e172. doi:10.1016/j.ecns.2009.04.092.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2013.04.004
INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: Simulation SM Simulation glossary. Clinical Simulation in Nursing, v.12(S), 2021.
INACSL. International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. Clinical Simulation in Nursing, Volume 9 -Issue 6S. p.9-32, 2013.
INTERNATIONAL NURSING ASSOCIATION FOR CLINICAL SIMULATION AND LEARNING (INACSL) Repository of instruments used in simulation research (2016) Retrieved from http://www.inacsl.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=3297.
INTERNATIONAL NURSING ASSOCIATION FOR CLINICAL SIMULATION AND LEARNING (INACSL) Standards of best practice: Simulation Supplement to Clinical Simulation in Nursing, 9 (2013), pp. S1-S32 http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2013.05.008.
Jakobsen L, Wacher Qvistgaard L, Trettin B, Juel Rothmann M. Entrepreneurship and nurse entrepreneurs lead the way to the development of nurses' role and professional identity in clinical practice: A qualitative study. J Adv Nurs. 2021 Oct;77(10):4142-4155. doi: 10.1111/jan.14950. Epub 2021 Jul 5. PMID: 34227134.
JANICAS, Rita de Cássia Silva Vieira; FERNANDES, Maria das Graças Oliveira. Como Treinar Habilidades – Modelos de Guias e Checklist. In: QUILICI, Ana Paula; ABRÃO, 24 Karen C.; TIMERMAM, Sergio; GUTIERREZ, Francisco. Simulação Clínica: do Conceito à aplicabilidade. São Paulo: Editora Atheneu, 2012.
JEFFRIES et al. Creating a professional development plan for a simulation consortium. Clinical Simulation in Nursing, vol. 9 (6) , pp. e183-189,2013. 10.1016/j.ecns.2012.02.003 .
JEFFRIES et al. Faculty development when initiating simulation programs: Lessons learned from the national simulation study. Journal of Nursing Regulation, 5 (4) , pp. 17-23 , 2015. http://dx.doi.org/10.1016/S2155-8256(15)30037-5
JEFFRIES, P.R. The NLN Jeffries Simulation Theory, Wolters Kluwer, Philadelphia, PA, 2016.
JEFFRIES, P.R. Simulation in nursing education: From conceptualization to evaluation (2nd ed.), National League for Nursing, New York, NY, 2012.
JULIANA DA SILVA GARCIA NASCIMENTO; SIQUEIRA, T. V. ; OLIVEIRA, J. L. G. ; ALVES, M. G. ; REGINO, D. S. G. ; DALRI, M. C. B. . Desenvolvimento de competência clínica em enfermagem na simulação: perspectiva da taxonomia de Bloom. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 74, p. 01-08, 2021.
KOLBE, M.; GRANDE, B.; SPAHN, D.R. Briefing and debriefing during simulation-based training and beyond: Content, structure, atitude and setting. Best Practice & Research Clinical Anaesthesiology, v.29, n.1, p.87-96, 2015.
LAURA, T.; et al. Comparison of Debriefing Methods and Learning Outcomes in Human Patient Simulation. Clinical Simulation in Nursing, v.17, p.7-13, 2018.
LEDERMAN, L.C. Debriefing: Toward a Systematic Assessment of Theory and Practice. In: Simulation and Gaming, v.23, n. 2, 1992, p.145-160.
LEVETT-JONES, T.; LAPKIN, S. A systematic review of the effectiveness of simulation debriefing in health professional education. Nurse Education Today, v.34, n.6, e58-e63, 2014.
LIAW SY; SIAU C; ZHOU WT; LAU TC. Interprofessional simulation-based education program: a promising approach for changing stereotypes and improving attitudes toward nurse-physician collaboration. Appl Nurs Res. Nov;27(4):258-60, 2014. doi: 10.1016/j.apnr.2014.03.005. Epub 2014 Apr 18.
MEAKIM COLLEN et al. Standards of Best Practice: Simulation Standard I: Terminology.
MILLER, G.E. The assessment of clinical skills/competence/performance. Acad Med, v.65, n.9, p.63-67, 1990.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). PORTARIA Nº 198/GM Em 13 de fevereiro de 2004. Política nacional de Educação Permanete em Saúde. http://portalms.saude.gov.br/trabalho-educacao-e-qualificacao/gestao-da-educacao/qualificacao-profissional/politica-nacional-de-educacao-permanente
NASCIMENTO JSG; COSTA, A. B. F. ; SANGIOVANI, J. C. ; SILVA, T. C. S. ; REGINO, D. S. G. ; DALRI, M. C. B. . Pré-simulação, pré-briefing ou briefing na simulação em enfermagem: quais as diferenças?. https://doi.org/10.5216/ree.v22.60171, v. 22, p. 01-10, 2020.
NASCIMENTO JSG; NASCIMENTO, K. G. ; OLIVEIRA, J. L. G. ; ALVES, M. G.; SILVA, A. R. ; DALRI, M. C. B. . Simulação clínica para desenvolvimento de competência em enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar: revisão sistemática. Revista Latino-Americana de Enfermagem , v. 28, p. 01-10, 2020.
NASCIMENTO JSG; PEREIRA, I. M. ; REGINO, D.S.G ; SILVA, A. R. ; OLIVEIRA, J. L. G. ; DALRI, M. C. B. . Técnica de debriefing videoassistida para simulação em enfermagem: como proceder?. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, v. 42, p. 01, 2021.
NASCIMENTO, J.S.G ; NASCIMENTO, K. G. ; ALVES, M. G. ; BRAGA, FTMM ; REGINO, D. S. G. ; DALRI, M. C. B. . Efetividade do co-debriefieng para desenvolver competências clínicas no suporte básico de vida: estudo piloto randomizado. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, v. 43, p. 01-19, 2022.
NASCIMENTO, J.S.G ; PIRES, FC ; NASCIMENTO, K. G. ; REGINO, D.S.G ; SIQUEIRA, T. V. ; DALRI, M. C. B. . Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem. Rev Rene , v. 22, p. 01-10, 2021.
NASCIMENTO, K. G. ; FERREIRA, M. B. G. ; FELIX, M. M. S. ; CHAVAGLIA, S. R. R. ; BARBOSA, M. H. ; NASCIMENTO,J.S.G . Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, v. 42, p. 01, 2021.
NASCIMENTO,J.S.G ; OLIVEIRA, J. L. G. ; ALVES, M. G. ; ASSIS, M. S. ; SIQUEIRA, T. V. ; DALRI, M. C. B. . Simulação clínica em enfermagem à luz da aprendizagem experiencial: revisão sistemática. RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v. 12, p. 01-12, 2022.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2010. Estrutura da Organização Mundial da Saúde para ação sobre educação interprofissional e prática colaborativa. OMS , Genebra ( 2010 ). (Obtido em http://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/en/)
PAGE-CUTRARA, K. Use of prebriefing in nursing simulation: A literature review. Journal of Nursing Education, v.53, n.3, p.136-141, 2014.
Patti G. Grota, Cynthia O'Neal, Using International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning Standards to Evaluate the Rigor of High-Fidelity Simulation Learning Experiences, Clinical Simulation in Nursing, Volume 46, 2020, Pages 50-56, ISSN 1876-1399, https://doi.org/10.1016/j.ecns.2020.05.001.
PHRAMPUS, P.E; O’DONNELL, J.M. “Healthcare Simulation: From ‘Best Secret’ to ‘Best Practice’. In: LEVINE, A.I.; et al. Comprehensive Textbook of Healthcare Simulation. New York: Springer, p. 73-84, 2013.
REED, S.J. Written debriefing: Evaluating the impact of the addition of a written component when debriefing simulations Nurse Education in Practice, v.15, n.6, p.543-548, 2015.
Ribeiro, V. S., Garbuio, D. C., Zamariolli, C. M., Eduardo, A. H. A., & Carvalho, E. C. (2018). Clinical simulation and training for Advanced Nursing Practices: an integrative review. Acta Paul Enferm, 31(6), 659-666. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800090.
ROONEY, B., BENSON, C., HENNESSY, E. The apparent reality of movies and emotional arousal: a study using physiological and self-report measures. Poetics 40 (5), 405–422, 2012. (ISSN 0304422X. Available in: http://search.ebscohost.com/login.aspx? direct=true&db=f3h&AN=80182647&site=ehost-live).
ROZE DES ORDONS, A.L.; et al. Exploring Faculty Approaches to Feedback in the Simulated Setting: Are They Evidence Informed?. Simulation in Healthcare, v, n. , p. 29 de janeiro , 2018
RUDOLPH, J.W.; et al. Debriefing as Formative Assessment: Closing Performance Gaps in Medical Education. Academic Emergency Medicine, v.15, n.11, p.1010-1016, 2008.
SAWYER, T.; et al. The effectiveness of video-assisted debriefing versus oral debriefing alone at improving neonatal resuscitation performance: a randomized trial. Simulation in Healthcare, v.7, n.4, p.213-221, 2012.
Simulation in Nursing, 9(6S), p. S26-S29, 2013.
SIQUEIRA, T. V. ; NASCIMENTO JSG ; OLIVEIRA, J. L. G. ; REGINO, D.S.G ; DALRI, M. C. B. . Utilização do serious game como estratégia educacional inovadora para aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, v. 41, p. 01, 2020
STAROPOLI, P. et al. Surgical Simulation Training Reduces Intraoperative Cataract Surgery Complications Among Residents. Simulation in Healthcare: February - Volume 13 Issue 1 - p 11–15, 2018. doi: 10.1097/SIH.0000000000000255
STOKES-PARISH, J.B.; DUVIVIER, R. ; JOLLY , B. Investigating the impact of moulage on simulation engagement - A systematic review. Nurse Educ Today, May;64:49-55, 2018. doi: 10.1016/j.nedt.2018.01.003. Epub 2018 Feb 22.
Thepna A, Cochrane BB, Salmon ME. Advancing nursing entrepreneurship in the 21st century. J Adv Nurs. 2023 Jan 16. doi: 10.1111/jan.15563. Epub ahead of print. PMID: 36645175.
WILCOX, J. et al. Impact of simulation on student attitudes about interprofessional collaboration. Clinical Simulation in Nursing, 13(8), 390- 397, August, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2017.04.004
WILSON, L.; WITTMANN-PRICE. Review Manual for the Cerfied Healthcare simulation EducatorTM (CHSETM) Exam. Springer Publishing Company, LLC, 2015.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Transforming and scaling up health professionals' education and training. World Health Organization Guidelines (2013) Retrieved from http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/93635/9789241506502_eng.pdf;jsessionid=7687A8ED3885E6E1480615B49A899604?sequence=1

Dia da semana: segunda-feira e terça-feira.
Período: 20 de maio a 18 de junho de 2024.
Distribuição de Carga Horária: 02 horas/dia nos dias 20, 27/05/2024 e 03 e 10/06/2024 e 10 horas/dia nos dias 17 e 18/06/2024.
Luciana Mara Monti Fonseca Carga Horária: 22 h
Carga Horária:


17- Carga horaria dos cursos presenciais
Aula teórica em sala de aula: 08 horas
Aula prática ou de campo: 20 horas
Aula teórico prática / leitura de material recomendado: Atividade prática nos serviços de saúde: 02 horas
Total ministrado: 30 horas

19- Inscrição
Data:
Período:
Local: MISP – EERP/USP
Procedimento de inscrição: ficha de inscrição, cópia RG, CPF ou Passaport

20- Total de vagas oferecidas: 30

21- Número de participantes para realização do curso: 05

22- Critérios de Seleção: ser docente, enfermeiro ou pós-graduando vinculado à EERP-USP, UFC e UNILAB.

23. Realização:
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP
Data de início: 20/05/2024 Data término: 18/06/2024

24- Curso
Gratuito

26- Critérios de aprovação: 100% de presença na aula prática, 75% frequência nas aulas teóricas.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Angelina Lettiere Viana
Camila Cazissi da Silva
Diene Monique Carlos
Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira
Juliana da Silva Garcia Nascimento
Luciana Mara Monti Fonseca
Maria Cândida de Carvalho Furtado
Maria Celia Barcellos Dalri
Rodrigo Magri Bernardes
Simone de Godoy Costa
Taison Regis Penariol Natarelli


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP