Atividade

125933 - Filosofia, gênero e educação: questões para a ação

Período da turma: 05/08/2024 a 09/09/2024

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Descrição: Aulas 1 e 2
Situação, identidade e reivindicações

Textos base:
- Reivindicação dos direitos da mulher (Mary Wollstonecraft): carta + Introdução (p. 17-29).
- Mulheres, raça e classe (Angela Davis): cap. 6 - Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras (p. 107-116).
- Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos (Lélia Gonzalez): capítulo “A importância da organização da mulher negra no processo de transformação social” (p. 248-250).

Aula 3
A categoria “Mulher” em O segundo sexo e o conceito de gênero

Texto base:
- O segundo sexo (Simone de Beauvoir): Introdução ao Volume 2 e trecho do capítulo “A mulher independente” (p. 356; 879-889).

Aula 4
Educação e gênero

Textos base:
- “As relações de gênero na visão de estudantes universitárias/os: uma interface com o ensino superior” (Gislaine da Nóbrega Chaves)
- “Os meninos, eles é que ganham”: percepções de gênero de professoras sobre brincadeiras na educação infantil” (Roseane de Oliveira Gomes e Rosana de Oliveira Gomes Santos)
- Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista (Guacira Lopes Louro): cap. 3 - A construção escolar das diferenças (p. 57-87).

Aula 5
Da proposta pedagógica da trans-pedagogia

Texto base:
- “Hacia una trans-pedagogía: reflexiones educativas para incomodar, sanar y construir comunidad” (Alanis Bello Ramírez).

Aula 6 - Da proposta pedagógica do erotismo

Texto base:
- Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade (bell hooks): cap. 13: Eros, erotismo e o processo pedagógico (p. 253-264).

Bibliografia:

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Trad. Sérgio Milliet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 2v.

BELLO RAMÍREZ, Alanis. “Hacia una trans-pedagogía: reflexiones educativas para incomodar, sanar y construir comunidad.” In: Debate Feminista. Año 28, vol. 55 / abril-septiembre de 2018, p. 104-128.

CHAVES, Gislaine da Nóbrega. “As relações de gênero na visão de estudantes universitárias/os: uma interface com o ensino superior”. In: ____.; RABAY, Glória (org.). Visibilidades das hierarquias de gênero na educação: teorias, práticas e propostas. João Pessoa: UFPB, 2018, v. 1, p. 39-52.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução: Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

GOMES, Roseane de Oliveira; SANTOS, Rosana de Oliveira Gomes. “ ‘Os meninos, eles é que ganham’: percepções de gênero de professoras sobre brincadeiras na educação infantil”. In: CHAVES, Gislaine da Nóbrega; RABAY, Glória (org.). Visibilidades das hierarquias de gênero na educação: teorias, práticas e propostas. João Pessoa: UFPB, 2018, v., p. 87-107

GONZALEZ, Lélia; LIMA, Márcia; RIOS, Flávia. Por um feminismo afro-latino-americano ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

SAFFIOTI, Heleieth I.B. “Primórdios do conceito de gênero”. In: Cadernos Pagu, Campinas: Núcleo de Estudos de Gênero/UNICAMP, (12), 1999, p.157-163. Disponível em www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=51300 . Acesso em 25 mai. 2016.

WOLLSTONECRAFT. Mary. Reivindicação dos direitos da mulher. Trad. Ivania Pocinho Motta. São Paulo: Boitempo, 2016.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 150
 
Ministrantes: Juliana Oliva


 
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