125933 - Filosofia, gênero e educação: questões para a ação |
Período da turma: | 05/08/2024 a 09/09/2024
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Descrição: | Aulas 1 e 2
Situação, identidade e reivindicações Textos base: - Reivindicação dos direitos da mulher (Mary Wollstonecraft): carta + Introdução (p. 17-29). - Mulheres, raça e classe (Angela Davis): cap. 6 - Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras (p. 107-116). - Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos (Lélia Gonzalez): capítulo “A importância da organização da mulher negra no processo de transformação social” (p. 248-250). Aula 3 A categoria “Mulher” em O segundo sexo e o conceito de gênero Texto base: - O segundo sexo (Simone de Beauvoir): Introdução ao Volume 2 e trecho do capítulo “A mulher independente” (p. 356; 879-889). Aula 4 Educação e gênero Textos base: - “As relações de gênero na visão de estudantes universitárias/os: uma interface com o ensino superior” (Gislaine da Nóbrega Chaves) - “Os meninos, eles é que ganham”: percepções de gênero de professoras sobre brincadeiras na educação infantil” (Roseane de Oliveira Gomes e Rosana de Oliveira Gomes Santos) - Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista (Guacira Lopes Louro): cap. 3 - A construção escolar das diferenças (p. 57-87). Aula 5 Da proposta pedagógica da trans-pedagogia Texto base: - “Hacia una trans-pedagogía: reflexiones educativas para incomodar, sanar y construir comunidad” (Alanis Bello Ramírez). Aula 6 - Da proposta pedagógica do erotismo Texto base: - Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade (bell hooks): cap. 13: Eros, erotismo e o processo pedagógico (p. 253-264). Bibliografia: BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Trad. Sérgio Milliet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 2v. BELLO RAMÍREZ, Alanis. “Hacia una trans-pedagogía: reflexiones educativas para incomodar, sanar y construir comunidad.” In: Debate Feminista. Año 28, vol. 55 / abril-septiembre de 2018, p. 104-128. CHAVES, Gislaine da Nóbrega. “As relações de gênero na visão de estudantes universitárias/os: uma interface com o ensino superior”. In: ____.; RABAY, Glória (org.). Visibilidades das hierarquias de gênero na educação: teorias, práticas e propostas. João Pessoa: UFPB, 2018, v. 1, p. 39-52. DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução: Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016. GOMES, Roseane de Oliveira; SANTOS, Rosana de Oliveira Gomes. “ ‘Os meninos, eles é que ganham’: percepções de gênero de professoras sobre brincadeiras na educação infantil”. In: CHAVES, Gislaine da Nóbrega; RABAY, Glória (org.). Visibilidades das hierarquias de gênero na educação: teorias, práticas e propostas. João Pessoa: UFPB, 2018, v., p. 87-107 GONZALEZ, Lélia; LIMA, Márcia; RIOS, Flávia. Por um feminismo afro-latino-americano ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. SAFFIOTI, Heleieth I.B. “Primórdios do conceito de gênero”. In: Cadernos Pagu, Campinas: Núcleo de Estudos de Gênero/UNICAMP, (12), 1999, p.157-163. Disponível em www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=51300 . Acesso em 25 mai. 2016. WOLLSTONECRAFT. Mary. Reivindicação dos direitos da mulher. Trad. Ivania Pocinho Motta. São Paulo: Boitempo, 2016. |
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Carga Horária: |
18 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 150 | ||||
Ministrantes: |
Juliana Oliva |
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