Atividade

125803 - Análise e crítica da desinformação envolvendo ácidos e bases.

Data da turma: 25/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: No curto prazo, a proposta visa atender aos objetivos educacionais de estudantes da licenciatura e do ensino médio. Para os primeiros, especificamente, atende aos objetivos de aprender a conceber, executar e avaliar atividades de ensino com experimentos. Para os segundos, atende ao objetivo de aprender conceitos relevantes do currículo de ensino médio, em contextos metodológicos e situacionais diferentes, de modo a enriquecer as oportunidades de aprendizagem.
Nos médio e longo prazos, a proposta poderá ser um modelo para atividades escolares regulares, podendo expandir-se também no plano da formação docente continuada.
Conteúdos:
Os conteúdos serão abordados a partir de um único tema gerador: desinformação e boatos envolvendo ácidos e bases.
Conteúdos conceituais:
• 2o e 3o Ano: Dissolução, ácidos e bases (semiquantitativo).
Conteúdos atitudinais
A partir da análise de desinformação, serão questionadas e discutidas quais as consequências de se adotar um conselho errado do ponto de vista científico. Serão discutidas as consequências no plano individual e social.
Organização do curso:
Em princípio, serão abertas 6 turmas de até 30 estudantes, sendo uma turma por escola. Turmas adicionais poderão ser abertas se houver demanda.
As atividades nestas turmas ocorrerão em períodos de 2 horas no IQ-USP. Haverá turmas nas quintas e nas sextas-feiras, iniciando-se 19 horas nos dois casos. A opção pelo dia da semana deverá ser indicada no ato da inscrição. Adicionalmente, serão realizadas tarefas extra classe após esta atividade, com duração estimada de 2 horas.
Durante as atividades no IQ-USP, as turmas serão divididas em quatro grupos de até 10 estudantes de ensino médio, sendo cada grupo atendido por uma ou um estudante de graduação.

Bibliografia
SOUZA, F. L. et al. Atividades experimentais investigativas no ensino de química. São Paulo: CENTRO ESTADUAL DE
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA, 2014. ISBN 978-85-99697-27.
VALVERDE, G. J. et al., Los niveles de abertura en las práticas cooperativas de química. Revista Electronica de Enseñanza
de las Ciencias, 4(3), 2005.
GOMES, S. et al. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação (Bauru),
26(5), 2020.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Guilherme Andrade Marson


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP