Atividade

125755 - Fotografia Botânica e Edição de Imagem

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: ONTEXTO
O Brasil possui uma das maiores diversidades botânicas do mundo. Toda essa diversidade vem crescendo ano após ano fruto do trabalho de botânicos que se empenham em publicar as revisões taxonômicas e novas espécies. Para apresentar à comunidade científica e ao público em geral as novas descobertas, os botânicos dispõem de exsicatas, ilustrações ou fotografias que compõem parte dos trabalhos em periódicos.
As fotografias são recursos importantes que documentam o habitat, as espécies estudadas, auxiliam na comparação com espécies próximas ou muitas vezes fornecem detalhes que escapam ao olho humano, dependendo do equipamento e das técnicas utilizadas. Em comparação com as exsicatas e as ilustrações clássicas, a fotografia se difere principalmente pela preservação da a cor das plantas e suas estruturas.
Para produzir uma imagem, os botânicos enfrentam vários desafios: diferentes habitats, iluminação, sombras, vento, contraste, insetos, morfologia e domínio do equipamento fotográfico. Além do trabalho de campo, o trabalho de edição pós-campo é essencial para refinar as fotos e produzir o trabalho final para publicação.
Apesar dos grandes avanços tecnológicos, o mercado fotográfico é majoritariamente voltado à formação de profissionais especializados em fotografias de pessoas, paisagens, produtos, arquitetura, ou mesmo da fauna, corroborando a impercepção botânica também no campo da fotografia.

OBJETIVOS
Este curso objetiva lecionar aos estudantes a teoria e prática da fotografia profissional, a edição pós fotografia e a confecção de pranchas botânicas para publicação em periódicos. Espera-se que ao final da disciplina, os alunos estejam aptos a reconhecer como fotografar em diferentes biomas, usar as configurações adequadas para cada cor de dominância floral e morfologia, além de editá-las a fim de produzir seu material de trabalho.

METODOLOGIA
Aula teórica de fotografia
A teoria será apresentada aos alunos com o conteúdo essencial para aprender a fotografar no Modo Manual da câmera . Independentemente do nível de conhecimento de cada participante, as aulas serão lecionadas partindo do básico e evoluirão para garantir que todos estejam síncronos.
A aula seguirá o padrão da fabricante Canon, mas o conteúdo lecionado é de alcance internacional, padronizado e de utilidade em qualquer outra fabricante.
Aula prática de fotografia
Os alunos irão aprender a fotografar em ambiente aberto e fechado com diferentes níveis de dificuldade. Durante a aprendizagem, as fotografias produzidas serão utilizadas durante o andamento do curso para a confecção da prancha botânica à ser apresentada.
Aula prática de edição
A edição será feita em computador pessoal, o aluno deverá ter previamente instalado o Adobe Photoshop 2020 ou em qualquer versão superior.
Serão fornecidos modelos de fotografias com desafios para os alunos aprenderem a edição. Os alunos deverão editar os modelos fornecidos que serão utilizados para compor a montagem de prancha botânica.
Aula prática de produção de prancha
A produção de prancha será feita em computador pessoal, com uso de mouse, o aluno deverá ter previamente instalado PowerPoint 2016 ou versão mais recente.

PRÉ REQUISITOS
Possuir computador próprio com mouse
Ser aluno de Pós Graduação em Botânica
Possuir Adobe Photoshop e Powerpoint previamente instalados.

REFERÊNCIAS

ZAVATIN, D. A.. Fotografia Botânica. In: Adriana dos Santos Lopes, Bruna Santos da Cruz, Elielson Rodrigo Silveira, Ivan Hurtado Caceres; Jhullyrson Osman F. de Brito; Lucas Girotto L. da Silva; Claudia Maria Furlan. (Org.). Fotografia Botânica. 1ed.São Paulo: Instituto de Biociências, 2023, v. 2023, p. 144-174.

ZAVATIN, D. A.. Fotografia Botânica. In: Arthur Kim Chan; Carlos Eduardo V. Raymundo; Bianca Betina Betete; Adriana dos Santos Lopes; Elielson Rodrigo Silveira; Tamara Machado Matos; Ricardo da Silva Ribeiro; Claudia Maria Furlan. (Org.). XI Botânica no Inverno. 0ed.São Paulo: ,2022, v. , p. 223-249.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Danilo Alvarenga Zavatin


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP