125639 - Novas Ferramentas para Gestão do Marketing Corporativo |
Período da turma: | 17/02/2025 a 15/02/2027
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1. Marketing 4.0: a visão centrada no ser humano.
2. Branding: a força das marcas. 3. Novas ferramentas de comunicação e sua influência sobre as marcas (neuromarketing, marketing sensorial, storytelling e outros). 4. ESG como valor de mercado. 5. Novas mídias e produção de conteúdos: novos formatos para a consolidação das marcas (redes sociais site, blog, podcast, vídeo). 6. Marketing Institucional, globalização e identidade. 7. Marketing pessoal: a construção do perfil de autoridade. 8. Inteligência Artificial (IA), Metaverso, GPT (Generative Pre-Trained Transformer): o impacto das novas tecnologias sobre as empresas. 9. A economia do conhecimento. Bibliografia: 1. CAPRA, Fritjof et alli, “Alfabetização ecológica”, São Paulo Cultrix, 2006. 2. CHOMSKY, Noam, “Novos horizontes no estudo da linguagem e da mente”, São Paulo: Editora UNESP, 2005. 3. CHOMSKY, Noam & Herman, Edward S., “A manipulação do público”, São Paulo: Futura, 2003. 4. DAVENPORT, Thomas H. & BECK, John C., “A Economia da Atenção”, Rio de Janeiro: Campus, 2001. 5. DOMINGOS, Carlos, “Oportunidades disfarçadas”, Rio de Janeiro: Sextante, 2009. 6. DRUCKER, Peter F., “Uma era de descontinuidade”, São Paulo: Círculo do Livro, 1969. 7. GLADWELL, Malcolm, “O ponto da virada”, Rio de Janeiro: Sextante, 2009. 8. GOSWAMI, Amit, “Economia da consciência”, São Paulo: Goya, 2015. 9. KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan, “Marketing 4.0 – do tradicional ao digital”, Rio de Janeiro: Sextante, 2017. 10. LINDSTROM, Martin, ”Buyology – verdades y mentiras de por qué compramos”, Barcelona: Centro Libros PAPF, 2015. 11. MARCONDES FILHO, CIRO, “Supercyber – a civilização místico- tecnológica do século 21”, São Paulo: Ática, 1997. 12. NAISBITT, John et alli, “High tech, high touch – a tecnologia e nossa busca por significado”, São Paulo: Cultrix, 2000. 13. RIFKIN, Jeremy, “A era do acesso”, São Paulo: Makron Books, 2001. 14. SANTAELLA, Lucia, “Inteligência artificial e redes sociais”, São Paulo: EDUC, 2019. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Regina Maria Azevedo |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |