125620 - Comunicação Empresarial Focada no Empreendedorismo |
Período da turma: | 17/02/2025 a 15/02/2027
|
||||
|
|||||
Descrição: | 1. Comunicação Empresarial: definição, grandes áreas, criação de um modelo
2. Reuniões, brainstormings e entrevistas. 3. Treinamentos e apresentações. Avaliações e Negociações. 4. Criando documentos: técnicas de redação e diagramação 5. Briefing: ferramenta essencial à criação de peças para divulgação de produtos e imagem da empresa 6. Ferramentas de marketing 7. Pesquisa de mercado 8. Presença nas redes sociais. Assessoria de imprensa. 9. Valores, ética e transparência Bibliografia: 1. ARISTÓTELES, “Ética a Nicômaco”, São Paulo: Martin Claret, 2003. 2. BAHIA, Juarez, “Comunicação empresarial”, Rio de Janeiro: Mauad, 1995. 3. BARBEIRO, Heródoto, “Crise e comunicação corporativa”, São Paulo: Globo, 2010. 4. HARVARD BUSINESS REVIEW, “Comunicação eficaz na empresa: como melhorar o fluxo de informações para tomar decisões corretas”, Rio de Janeiro: Campus, 1999. 5. IDEM, “Entrevistas com líderes empresariais”, Rio de Janeiro: Campus, 2001. 6. IDEM, “Gestão do conhecimento”, Rio de Janeiro: Campus, 2000 7. MAFEI, Maristela e CECATO, Valdete, “Comunicação corporativa: gestão, imagem e posicionamento”, São Paulo: Contexto, 2011. 8. REGO, Francisco G. T., “Comunicação empresarial, comunicação institucional”, São Paulo: Summus, 1986. 9. SAMPAIO, Noam Rafael, “Propaganda de A a Z”, Rio de Janeiro: Campus, 2003. 10. TAVARES, Maurício, “Comunicação empresarial e planos de comunicação”, São Paulo: Atlas, 2010 11. WILLIAMS, Robin, “Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual”, São Paulo: Callis, 1995. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Regina Maria Azevedo |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |