125567 - Gestão escolar e equidade na educação básica |
Período da turma: | 26/04/2024 a 24/06/2024
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Descrição: | Objetivo
Disponibilizar para docentes de escolas públicas um conjunto de conceitos-ferramentas para efetivação da reeducação das relações étnico-raciais a partir da atuação em sala de aula. Especificamente, trata-se de desenvolver estratégias de promoção de equidade e superação das desigualdades demarcadas nas identidades (gênero, sexualidade, raça, cor, religião), administrando conflitos em sala de aula e desenvolvendo estratégias didático-pedagógicas para inserir esta temática no contexto dos currículos das disciplinas à luz das diretrizes curriculares em vigor. Metodologia os encontros síncronos acontecerão semanalmente, às quintas-feiras, das 19h-21h, via Meet; o material de apoio e as atividades assíncronas serão desenvolvidas num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no Moodle de Extensão da USP; além do corpo docente, que ministrarão as aulas dos módulos, as cursistas contarão com o apoio de monitoras(es) que auxiliarão: a) no acesso ao AVA e demais questões técnicas; b) b) elaboração do trabalho final. Critérios de aprovação Para aprovação é necessário: presença mínima de 85% da carga horária total do curso; entrega do trabalho final. Ementa Geral: O curso contemplará os seguintes temas: Introdução: equidade na escola Gestão pedagógica para uma educação antirracista Escola, comunidade e gestão democrática Educação, racismo e religião Gestão e Equidade de gênero na escola Educação especial numa perspectiva inclusiva Bibliografia: BENTO, Maria Aparecida da Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público". 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. doi:10.11606/T.47.2019.tde-18062019-181514. Acesso em: 2021-10-06. CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Selo Negro, 2015 CARVALHO, Marília Pinto. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulação entre gênero e cor/raça. Campinas, Cadernos Pagu, n 22, p. 247-290, 2004. CHAUI, Marilena de Souza. Ideologia e educação - Conferência realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 23 de novembro de 1979. Essa é uma versão revista do texto originalmente publicado em Educação & Sociedade, Campinas, ano II, n. 5, p. 24-40, jan. 1980. Dias, C. C. . (2022). Perspectivas pretas que enunciam vozes e educam: o feminismo Hip-Hop, a política da sobrevivência e o empoderamento na favela. Revista Extraprensa, 15(Especial), 702-720.https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.193404. Link Vista do Perspectivas pretas que enunciam vozes e educam: o feminismo Hip-Hop, a política da sobrevivência e o empoderamento na favela (usp.br); DIAS, C.C. & LODUCA, M.T. Hiphopnagô: letramentos rítimos e sonoros. In. GRADIM, Anabela, et.al. (orgs). Filosofia, comunicação e subjetividade: vol. 1. Lingusgem, cultura e sociedade. Universidade da Beira Interior, Covilhã: 2018. (p. 179-194). Link 201812181504-201811_filcomsubjectividade1_agradimabaratafxaraojccorreia.pdf (ubi.pt) DINIZ, Débora. Deficiência e Políticas Sociais: Entrevista com Colin Barnes. SER Social, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 237–251, 2013. DOI: 10.26512/ser_social.v15i32.13043. Ementa: refletir sobre a importância da interação entre a escola e o território na promoção de práticas educativas inclusivas. Ementa: Refletir sobre o modo pelo qual a temática de gênero aparece no contexto da educação básica e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a promoção da justiça. Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social / Marivete Gesser, Geisa Letícia Kempfer Böck, Paula Helena Lopes (organizadoras) – Curitiba : CRV, 2020. GOMES, Nilma Lino Gomes. O Movimento Negro Reeduca. Polêmicas Contemporâneas. Salvador: TVE Bahia, 2019. 25min. História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil / compilado por Mário Cléber Martins Lanna Júnior. - Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. https://www.anped.org.br/news/por-uma-escola-rebelde-viagem-ao-territorio-zapatista-de-chiapas https://www.flickr.com/photos/135998008@N04/albums/72157682002450756 Januário, Eduardo. (2015). Aspectos histórico-econômicos das relações étnico-raciais no Brasil: um método para a formação de educadores para Educação das Relações Étnico-Raciais na cidade de São Paulo. Sankofa (São Paulo), 8(15), 56 - 79. Kabengele Munanga: Caminhos para uma Educação Antirracista - Parte 1 Kabengele Munanga: Caminhos para uma Educação Antirracista - Parte 1 - YouTube Material complementar: MOREL, Ana Paulal. "Caminhar perguntando: a Educação Autônoma Zapatista". RevistAleph, (31). MUNANGA, Kabengele (2004). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Brandão, A. A. P. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, Cadernos PENESB n.o 5, pp. 16-34. OLIVEIRA, Fabiana de; ABRAMOWICZ, Anete. Infância, raça e "paparicação". Educação em Revista, v. 26, n. 2, p. 209-226, 2010. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. Da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009. SOUZA, Ellen Gonzaga Lima; DIAS, Lucimar Rosa; SANTIAGO, Flávio. Educação infantil e desigualdades raciais: tessituras para a construção de uma educação das/nas relações étnico-raciais desde a creche. Humanidades & Inovação, v. 4, n. 1, 2017. Texto e Fotos: "Por uma escola rebelde - viagem ao território zapatista de Chiapas" |
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Carga Horária: |
50 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 27 | ||||
Ministrantes: |
Carla Biancha Angelucci Eduardo Januario Iracema Santos do Nascimento Mille Caroline Rodrigues Fernandes |
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