Atividade

125562 - Academic English: reading strategies

Período da turma: 06/05/2024 a 26/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O curso “Academic English: reading strategies” tem como objetivo apresentar estratégias, ferramentas e dicas, bem como instigar a prática ativa e crítica da leitura acadêmica para que os alunos consigam desenvolver maior autonomia e autoestima em sua vivência universitária.

O curso possui carga horária total de 20 horas e será ministrado à distância. Foi estruturado em dois módulos que incluem 10 topics, com vídeos e atividades complementares autodirigidas. Trata-se de um curso que privilegia a posição central do aluno, uma vez que ele se torna responsável pela construção de seu repertório linguístico (Blommaert e Backus, 2012; Busch, 2012) e pela manutenção e ritmo do seu próprio processo de aprendizado, a partir da estruturação de uma plataforma de “self-access learning” (Kumaravadivelu, 2003).
No primeiro módulo, com 5 topics, vamos explorar estratégias de pré-leitura, leitura geral e leitura minuciosa. Esta etapa inicial corresponde à síncrese (Vasconcellos, 1992), segundo a Teoria Dialética do Conhecimento. Nesse sentido, o aluno é instigado a ativar seus conhecimentos prévios, mobilizando análise crítica nessa nova interação. Para tanto, os temas serão divididos da seguinte maneira:
Topic 1 - Gêneros e tipologias textuais;
Topic 2 - Exploração de dicas tipográficas e uso de conhecimento prévio;
Topic 3 - Skimming (leitura geral);
Topic 4 - Scanning (leitura minuciosa);
Topic 5 - Exploração de Cognatos, predição; inferência contextual.
Já no segundo Módulo, focaremos na construção de sentidos de leitura, explorando estratégias durante e pós leitura, além do estudo de aspectos linguísticos e lexicais mais relevantes:
Topic 6 - Formação de palavras;
Topic 7 - Grupos nominais;
Topic 8 - Operadores argumentativos;
Topic 9 - Tempos verbais;
Topic 10 - Expressões adverbiais.
Tendo em vista a limitação da capacidade de atenção e disponibilidade de tempo dos estudantes, prevê-se uma sequência de vídeos (5-10 minutos), seguidos de exercícios práticos, que podem ser acessados sequencialmente, em pequenas porções de tempo. Desse modo, cada um dos dez topics será contemplado com exercícios curtos de compreensão e fixação. Ao final de cada topic, de modo a integrar o aprendizado às necessidades específicas dos estudantes, eles serão convidados a aplicar os exercícios a um texto de sua área de interesse acadêmico, atividade denominada implementation, em que farão um fichamento do texto, expondo como o conteúdo lhe foi útil e suas conquistas e limitações. Assim, ao ter acesso ao conteúdo novo, instiga-se o estudante a fazer “nova síntese”, um movimento de análise e correlação, em que consolida novas informações ao que já sabe. Já a etapa final de implementation, baseada na metodologia ativa de problematização, auxilia na aplicação prática do aprendizado (Lara, Luchesi e Santos, 2022).
Para tornar o curso mais dinâmico e interativo, estão previstas monitorias remotas e síncronas, nas quais os alunos poderão, a partir de temas direcionadores, compartilhar ideias com os demais participantes, apresentar suas implementations e as estratégias utilizadas para compreensão, além de tirar dúvidas relacionadas aos exercícios e ao material disponibilizado. A definição das datas e horários de tais sessões se dará a partir de pesquisa enviada aos estudantes na fase de matrícula, por Google Forms, de modo a contemplar o maior número possível de estudantes.

Bibliografia
BUSCH, B. The Linguistic Repertoire Revisited. Applied Linguistics. 2012: 1–22
BLOMMAERT, J.; BACKUS, A. Repertoires revisited: “knowing language” in superdiversity. Tilburg Papers in Culture Studies, Paper 24, March 2012.
CURNICK, Lesley; PHILPOT, Sarah. Headway Academic Skills: Reading, writing and studying skills. Introductory level. Oxford: Oxford University, 2013.
KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for language teaching. New Haven e Londres: Yale University, 2003.
LARA, Ellys Marina de Oliveira; LUCHESI, Bruna Moretti; SANTOS, Mariana Alvina dos. Guia Prático de Introdução às Metodologias Ativas de Aprendizagem. Campo Grande: Editora UFMS, 2022.
LEITÃO, André Alexandre Padilha. Inglês Instrumental: leitura, interpretação e gramática. Garanhuns: Ed. do Autor, 2018.
MORAES, R. C. B. T. Ler e compreender textos em inglês: algumas estratégias. UAB-UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, 2014.
NORTE, M. B. Inglês instrumental. Brasília, DF : CAPES : UAB ; Rio de Janeiro, RJ: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018.
VASCONCELLOS, Celso dos. Metodologia em Sala de Aula. Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Maria Cecilia Maia Staniscia
Sofia Barral Lima Felipe da Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP