125543 - Desafios Interculturais das Mudanças Climáticas e da Saúde para Migrantes no Brasil |
Período da turma: | 25/05/2024 a 25/09/2024
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Descrição: | O programa será ministrado com uma carga horária total de 20 horas, distribuídas em 5 oficinas pedagógicas
participativas com duração de 4 horas cada. As oficinas serão desenvolvidas por meio de metodologias ativas e dinâmicas grupais que privilegiem o diálogo, a reflexão crítica e a participação protagonista dos migrantes venezuelanos. Entre as estratégias a serem utilizadas estão rodas de conversa, mapas falantes, linhas do tempo, dramatizações, Photovoice e world cafe. Para assegurar o interesse e a motivação dos participantes ao longo de todo o processo formativo, serão valorizados seus conhecimentos prévios e experiências de vida. As temáticas abordadas partirão de suas realidades e anseios. Além disso, haverá momentos de avaliação, celebração e confraternização, visando fortalecer os vínculos entre os envolvidos. Dessa forma, espera-se que os migrantes se sintam protagonistas de seu processo de aprendizagem, contribuindo ativamente para a construção colaborativa do conhecimento. Ao final do curso, eles serão capazes de atuar como multiplicadores das discussões e ações desenvolvidas em seus contextos de atuação. As atividades serão realizadas em colaboração com a ONG Casa Venezuela. Os participantes deverão cumprir a participação mínima (75%) nas atividades previstas nas cinco oficinas. Estas atividades deverão ser distribuídas entre maio e setembro de 2024 e seu agendamento irá considerar as possibilidades de envolvimento dos atores locais empenhados na colaboração de recrutar os migrantes e realizar agendamento de espaço no local para realização das atividades. A expectativa é de trabalhar com até 30 migrantes venezuelanos. Recursos lúdicos de pedagogia e comunicação serão empregados para viabilizar melhor aproveitamento em consideração às características próprias da faixa etária dos participantes. Oficina 1 - Acolhimento e integração (Yorman Paredes Marquez – 4 horas) Nesta oficina inicial, realizaremos uma roda de conversa seguindo a pedagogia freiriana, na qual os facilitadores, pesquisadores e participantes migrantes terão a oportunidade de se apresentar, expor suas expectativas e estabelecer vínculos de confiança. Serão explicados os objetivos do curso e a metodologia de pesquisa-ação participativa. Por meio de dinâmicas dialógicas, buscaremos identificar coletivamente os principais problemas enfrentados pelos migrantes em relação às mudanças climáticas, degradação ambiental, pobreza, conflitos e como esses fatores afetam populações vulneráveis. Leitura e assinatura dos termos de consentimento. Oficina 2 - Mapeamento participativo (Leonardo R. Musumeci – 4 horas) Nesta oficina, os participantes irão elaborar mapas falantes para expressar suas representações e subjetividades sobre as temáticas abordadas no curso. A ideia é cartografar as visões de mundo, experiências e sentimentos dos migrantes em relação aos desafios vivenciados, representando graficamente a realidade de como eles percebem o território, os desafios encontrados pelos migrantes venezuelanos para acessar serviços de saúde no Brasil e identificar possíveis problemas ambientais na Venezuela e no Brasil. Ao término desta etapa, os mapas são fixados de modo que o grupo visualize as representações gráficas elaboradas. Oficina 3 - Diálogo de saberes (Luciana M Bizzotto – 4 horas) A partir da apresentação e discussão coletiva dos mapas produzidos na oficina anterior, nesta etapa vamos promover uma reflexão crítica e uma síntese dialógica, valorizando os conhecimentos e discursos gerados pelos próprios migrantes sobre estratégias de adaptação e superação dos desafios. Oficinas 4 e 5 - Diálogo intercultural (Yorman Paredes Marquez e Leandro Luiz Giatti – 8 horas) Nestas oficinas finais, vamos realizar uma dinâmica de "photovoice" (ou fotovoz) que promova o diálogo entre os migrantes e demais atores sociais, como pesquisadores, gestores públicos e representantes de instituições locais. Uma metodologia participativa para integrar diferentes visões e discursos em torno das temáticas do curso, buscando soluções compartilhadas. Os participantes selecionarão fotografias, dando um título a cada uma delas e respondendo às perguntas: O que vejo aqui? O que está acontecendo de verdade? Como isso se relaciona com nossas vidas? Por que existe este problema ou esta força? O que podemos fazer a respeito? Em seguida, devem explicar as fotografias selecionadas para os outros utilizando suas narrativas. Serão selecionadas as melhores fotografias que acreditam refletir da melhor maneira o tema em estudo de sua comunidade. Seguindo as recomendações da metodologia Photovoice, a exposição de imagens pode promover um debate crítico e convidar à reflexão sobre o que podem fazer a respeito. Referências Bibliográficas DE CARVALHO, C. M. et al. Participatory Geographic Information Systems (PGIS) to assess water, energy and food availability in a vulnerable community in Guarulhos (Brazil). International Journal of Urban Sustainable Development, v. 13, n. 3, p. 516–529, 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIATTI, L. L. et al. Pesquisa participativa reconectando diversidade: democracia de saberes para a sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 35, p. 237–254, 2021. GREEN, E.; KLOOS, B. Facilitating youth participation in a context of forced migration: A photovoice project in northern Uganda. Journal of refugee studies, v. 22, n. 4, p. 460–482, 2009. 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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Leandro Luiz Giatti Leonardo Rafael Musumeci Luciana Maciel Bizzotto Yorman Alirio Paredes Marquez |
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