Atividade

125543 - Desafios Interculturais das Mudanças Climáticas e da Saúde para Migrantes no Brasil

Período da turma: 25/05/2024 a 25/09/2024

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Descrição: O programa será ministrado com uma carga horária total de 20 horas, distribuídas em 5 oficinas pedagógicas
participativas com duração de 4 horas cada. As oficinas serão desenvolvidas por meio de metodologias ativas e
dinâmicas grupais que privilegiem o diálogo, a reflexão crítica e a participação protagonista dos migrantes
venezuelanos. Entre as estratégias a serem utilizadas estão rodas de conversa, mapas falantes, linhas do tempo,
dramatizações, Photovoice e world cafe.
Para assegurar o interesse e a motivação dos participantes ao longo de todo o processo formativo, serão
valorizados seus conhecimentos prévios e experiências de vida. As temáticas abordadas partirão de suas
realidades e anseios. Além disso, haverá momentos de avaliação, celebração e confraternização, visando fortalecer
os vínculos entre os envolvidos. Dessa forma, espera-se que os migrantes se sintam protagonistas de seu processo
de aprendizagem, contribuindo ativamente para a construção colaborativa do conhecimento. Ao final do curso, eles
serão capazes de atuar como multiplicadores das discussões e ações desenvolvidas em seus contextos de
atuação.
As atividades serão realizadas em colaboração com a ONG Casa Venezuela. Os participantes deverão cumprir a
participação mínima (75%) nas atividades previstas nas cinco oficinas. Estas atividades deverão ser distribuídas
entre maio e setembro de 2024 e seu agendamento irá considerar as possibilidades de envolvimento dos atores
locais empenhados na colaboração de recrutar os migrantes e realizar agendamento de espaço no local para
realização das atividades. A expectativa é de trabalhar com até 30 migrantes venezuelanos. Recursos lúdicos de
pedagogia e comunicação serão empregados para viabilizar melhor aproveitamento em consideração às
características próprias da faixa etária dos participantes.
Oficina 1 - Acolhimento e integração (Yorman Paredes Marquez – 4 horas)
Nesta oficina inicial, realizaremos uma roda de conversa seguindo a pedagogia freiriana, na qual os facilitadores,
pesquisadores e participantes migrantes terão a oportunidade de se apresentar, expor suas expectativas e
estabelecer vínculos de confiança. Serão explicados os objetivos do curso e a metodologia de pesquisa-ação
participativa. Por meio de dinâmicas dialógicas, buscaremos identificar coletivamente os principais problemas

enfrentados pelos migrantes em relação às mudanças climáticas, degradação ambiental, pobreza, conflitos e como
esses fatores afetam populações vulneráveis. Leitura e assinatura dos termos de consentimento.
Oficina 2 - Mapeamento participativo (Leonardo R. Musumeci – 4 horas)
Nesta oficina, os participantes irão elaborar mapas falantes para expressar suas representações e subjetividades
sobre as temáticas abordadas no curso. A ideia é cartografar as visões de mundo, experiências e sentimentos dos
migrantes em relação aos desafios vivenciados, representando graficamente a realidade de como eles percebem o
território, os desafios encontrados pelos migrantes venezuelanos para acessar serviços de saúde no Brasil e
identificar possíveis problemas ambientais na Venezuela e no Brasil. Ao término desta etapa, os mapas são fixados
de modo que o grupo visualize as representações gráficas elaboradas.
Oficina 3 - Diálogo de saberes (Luciana M Bizzotto – 4 horas)
A partir da apresentação e discussão coletiva dos mapas produzidos na oficina anterior, nesta etapa vamos
promover uma reflexão crítica e uma síntese dialógica, valorizando os conhecimentos e discursos gerados pelos
próprios migrantes sobre estratégias de adaptação e superação dos desafios.
Oficinas 4 e 5 - Diálogo intercultural (Yorman Paredes Marquez e Leandro Luiz Giatti – 8 horas)
Nestas oficinas finais, vamos realizar uma dinâmica de "photovoice" (ou fotovoz) que promova o diálogo entre os
migrantes e demais atores sociais, como pesquisadores, gestores públicos e representantes de instituições locais.
Uma metodologia participativa para integrar diferentes visões e discursos em torno das temáticas do curso,
buscando soluções compartilhadas. Os participantes selecionarão fotografias, dando um título a cada uma delas e
respondendo às perguntas: O que vejo aqui? O que está acontecendo de verdade? Como isso se relaciona com
nossas vidas? Por que existe este problema ou esta força? O que podemos fazer a respeito? Em seguida, devem
explicar as fotografias selecionadas para os outros utilizando suas narrativas. Serão selecionadas as melhores
fotografias que acreditam refletir da melhor maneira o tema em estudo de sua comunidade. Seguindo as
recomendações da metodologia Photovoice, a exposição de imagens pode promover um debate crítico e convidar à
reflexão sobre o que podem fazer a respeito.
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Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Leandro Luiz Giatti
Leonardo Rafael Musumeci
Luciana Maciel Bizzotto
Yorman Alirio Paredes Marquez


 
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