Atividade

125505 - Palestra: A Proteção Radiológica no contexto multidisciplinar da Física Moderna

Data da turma: 18/07/2024

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Descrição: Sinopse: A Proteção Radiológica no contexto multidisciplinar da Física Moderna.
O final do século XIX permitiu um maior entendimento das ondas eletromagnéticas e a descoberta de diversas radiações, ionizantes e não ionizantes, que se tornariam a base de aplicações de extrema utilidade para a humanidade em diversas áreas da ciência e da tecnologia. No entanto, ainda hoje existe um grande desconhecimento e até um temor exagerado relacionado a tudo o que se relaciona às radiações.
Um dos maiores motivos para a rejeição e até a fobia à radiação por muitas pessoas reside no receio do risco que ela pode significar para sua saúde e, mesmo, para sua vida. Esse receio, na maioria das vezes, não é vinculado ao conhecimento científico dos fatos e, sim, a posturas políticas, a uma relação confusa entre armamentos ou acidentes nucleares e radiações, à rejeição ao uso bélico das radiações e, claro, às fake news sem base científica divulgadas por algumas mídias, intencionalmente ou não. É uma reação esperada numa época de polarização de opiniões, interesses econômicos e políticos antagônicos e educação científica ainda frágil no país, além dos movimentos anti-ciência, que muitas vezes ignoram as fontes confiáveis do conhecimento.
Só recentemente as disciplinas de ciências naturais da educação básica no Brasil começaram a incluir o estudo dos raios X e da radioatividade (descobertos, respectivamente, em 1895 e 1896!), da energia nuclear, da teoria da relatividade (de 1905), da física de partículas, áreas que se desenvolveram já a partir do início do século XX. Porém, isto se deu através da inclusão de capítulos no final do último volume das coleções de física básica, ou reunidos num único capítulo intitulado Física Moderna, tratando estes temas de forma superficial e incompleta, principalmente no que concerne à interação da radiação com a matéria biológica. Diante de uma carga horária já deficitária para física e química nos cursos de ensino básico, o risco de não serem abordados por falta de tempo é enorme. Isso tudo, apesar dos próprios estudantes se utilizarem largamente das aplicações desses conhecimentos nas áreas tecnológicas (celular, computador, wi-fi, GPS...), na saúde (radiografia, tomografia, ressonância magnética, PET, radioterapia, medicina nuclear, laser...), na agricultura (esterilização de alimentos etc.), na segurança (no check-in de aeroportos etc.) entre outras.
A Proteção Radiológica se consolidou enquanto campo da Ciência radiológica nas últimas décadas, com a proliferação das aplicações das radiações e o aumento do conhecimento sobre a segurança no seu uso, trazendo enormes benefícios às pessoas nas diversas aplicações na saúde, na agricultura, na indústria, na produção de energia, na segurança, entre outras.
Hoje, as ações de Proteção Radiológica (PR) em hospitais e empresas são levadas a cabo por profissionais com formação específica adequada para isso, em particular os Físicos Médicos, Engenheiros clínicos e Tecnólogos em radiologia. As próprias autorizações de funcionamento das instalações que utilizam radiações ionizantes hoje dependem de planos de Proteção Radiológica adequados.
Desde a descoberta das radiações, foram inúmeras as vítimas involuntárias do mal uso, dos enganos cometidos – por falta de conhecimento –, da falta de equipamentos e procedimentos de segurança na sua manipulação, evoluindo até chegarmos hoje ao chamado Sistema de Proteção Radiológica ou Radioproteção.
Muitos de nossos professores de física e química do ensino básico não têm domínio sobre estes temas, pois têm origem em cursos superiores com formações diversificadas, que vão desde a licenciatura em ciências até os bacharelados com diferentes ênfases. Em boa parte destes cursos, os temas relacionados às radiações não são abordados adequadamente, com a profundidade que proporcionaria aos professores a segurança e as ferramentas didáticas para o ensino da Física do século XX (por exemplo: "Radiação contamina?"...). Cursos, obras e eventos que tratem com detalhes todos os temas aqui relacionados e ainda inspirem caminhos para abordagem em sala de aula são mais que necessários para auxiliar os professores, e mesmo os profissionais da área.
Nesta palestra, buscaremos abordar historicamente alguns fatos e dados para auxiliar a compreender o desenvolvimento da Proteção Radiológica como temos hoje, na segunda década do século XXI. Com base nisso, buscaremos refletir em possibilidades de abordagem multidisciplinar desse tópico, com focos em conceitos biológicos (efeitos biológicos da radiação), históricos, políticos, químicos, além dos próprios conceitos físicos.
O objetivo é buscar estimular mais o interesse dos estudantes do ensino médio para os conhecimentos físicos e correlatos, percebendo-os como significativos para sua vida e contexto sócio-cultural.

Carga Horária:

2 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 12
 
Ministrantes: Ricardo Andrade Terini


 
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