Atividade

125498 - Oficina: O uso de jogos analógicos como metodologia de ensino para Fundamental II e Médio.

Data da turma: 17/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo:
A oficina pretende explorar o potencial dos jogos, sobretudo analógicos, como metodologia ativa de ensino para os ensinos fundamental II e médio, abordando práticas alinhadas à sala de aula e ao cotidiano escolar, atendendo aos interesses de professores da rede básica de ensino que buscam incorporar e/ou aprimorar o uso do jogo em variados momentos de seu planejamento pedagógico.
I. Introdução (aproximadamente 20 minutos)
Apresentação da ministrante da oficina e reconhecimento dos participantes;
Contextualização sobre o jogo como expressão cultural e o uso dos jogos em contextos educacionais como metodologia de ensino: potencialidades e limitações descritas em bibliografia da área e advinda de relatos de experiência.
II. Explorando os jogos no ensino fundamental II e ensino médio (aproximadamente 30 minutos)
Refletir sobre a relação entre jogos e objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares, levando em conta a complexidade dos temas e as diversas faixas etárias dos alunos contemplados nos dois grupos;
Discussão de como os jogos podem ser uma ferramenta de engajamento dos alunos e aprofundamento de conceitos, bem como seu papel no desenvolvimento de habilidades socioemocionais - tipos de jogadores e jogos colaborativos versus jogos competitivos;
Demonstração de como os jogos podem ser integrados às práticas da sala de aula para promover aprendizagem significativa.
III. Atividade prática - Pensando os jogos em sala de aula (aproximadamente 45 minutos)
Os participantes serão divididos em grupos para ter uma imersão com variados jogos analógicos. A ideia é que os professores se familiarizem com os jogos e reflitam sobre eles a partir da perspectiva de sua prática docente. A proposta é que, após o primeiro momento de compartilhamento da experiência do jogar, os participantes sejam capazes de vislumbrar potencialidades do uso destes jogos em sala de aula.
Cada grupo deverá propor adaptações ao seu respectivo jogo de acordo com critérios solicitados (por exemplo: após jogar este jogo, pense em uma adaptação para abordar conceitos específicos da área de linguagens; após jogar, pense em uma adaptação para que este jogo integre alunos com neuro diversidade/limitações motoras/algum tipo de deficiência etc; pense em uma adaptação onde a mecânica desse jogo possa ser reproduzida de forma que ele seja jogado por 20 pessoas ao invés de 5, dentre outros).
IV. Roda de conversa e encerramento (aproximadamente 25 minutos)
Após as discussões das propostas em subgrupos, todos deverão apresentar aos demais o jogo que jogaram (mecânicas, regras, dificuldades, facilidades etc), o desafio de adaptação proposto e a solução na qual chegaram. Com isso, todos poderão refletir e discutir a respeito do potencial dos jogos demonstrados e da extrapolação para outras mecânicas e situações.

Carga Horária:

2 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Gabriele Lopes Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP