Atividade

125470 - Curso: Professsores no MAC USP: artes visuais no centro da roda.

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Sinopse: Neste curso, pretende-se explorar as dimensões do conhecimento da arte, tais como, a fruição, fundamentação, reflexão, expressão, criação. As obras expostas e as diversas curadorias no MAC USP são os eixos dessa articulação programada que visa ao diálogo e às trocas de impressões e saberes com e entre os participantes. Paralelamente, eles assistem a documentários relativos às artes visuais, leem textos, exploram materiais didáticos e vivenciam oficinas que buscam complementar o acesso a esse acervo público e ao seu potencial pedagógico. Os professores são convidados a elaborar projetos de ensino da arte incluindo visitas dos educandos ao Museu, pois " (...) As artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas." (BRASIL, 2018).

Programa: Conteúdo Programático - Arte moderna, arte contemporânea, arte conceitual, linguagens, conceitos e movimentos nas artes visuais, gêneros, temáticas e técnicas etc.; o ensino da arte em museu - jogos didáticos e suas possibilidades na educação; visita ao Museu Afro Brasil Emanoel Araujo - relacionando os acervos das duas instituições; oficina de experimentação plástica; palestra sobre literatura infantil e artes visuais com educadora convidada. Apresentação do Programa Acervo: Roteiros de visita que disponibiliza pôsteres e fichas didáticas para empréstimo.
15/07/24 Recepção das/os participantes e apresentação do programa do curso; introdução para uma reflexão sobre educação, arte e a potência pedagógica do diálogo no espaço do Museu – teoria e prática (documentários, textos de apoio, filme – com destaque para Antonio Donato Nobre, Jorge Larrosa Bondia e “A língua das mariposas” 1999, direção de José Luis Cuerda, 40’54”);
Artes visuais: linguagens, conceitos, movimentos, gêneros, temáticas etc. Apresentar os documentários – "Isto é arte?", Celso Favaretto, org. Itaú Cultural e “Quem tem medo arte contemporânea?”, org. Fernando Cocchiarale (primeira parte);
A sede do MAC - prédio historico. Destaque para Amilcar de Castro e Fernando Limberguer que apresentam obras no espaço externo do Museu (conversas sobre escultura, instalação e site specific).
16/07/24 Da modernidade à contemporaneidade - destaque para as obras tridimensionais em exposição no Museu.
Retratos - da pintura em tela aos conceituais - observando núcleo da exposição "Tempos Fraturados". Apresentação de documentário e exploração de jogos didáticos e lúdicos referentes a essa temática.
Representação, representatividade, resistência e outras questões sociais e políticas desse tempo, lugar e pessoas - reflexões no núcleo Resistência, da exposição "Tempos Fraturados", com destaque para as obras de artistas negros, tais como, Heitor dos Prazeres, Rubem Valentim, Rosana Paulino e Sidney Amaral.
Introdução à elaboração de projetos de ensino da arte.
17/07/24 - Roda de conversa sobre projetos de ensino das artes visuais - explorando o Museu em sala de aula e trazendo os alunos ao Museu.
Visita ao Museu Afro Brasil Emanoel Araújo - relacionando os acervos das duas instituições, aprofundando as reflexões iniciadas no MAC sobre produção artística e os diferentes grupos que nos constituem - o povo brasileiro.
Atividades lúdicas no percurso do MAC ao Museu Afro Brasil - jogos "caça-cor" e "caçador de mim" - exercicios do olhar - expeirmentação de uma metodologia lúdica.
18/07/2024 Palestra "Encontro Literatura infantil e artes visuais" - com educadora convidada, Renata Sant'Anna. O objetivo é promover o contato de educadores/as com a produção editorial destinada a apresentar as artes visuais para o público infantil-juvenil, abordando as questões relativas a sua importância como objeto que amplia as possibilidades de contato deste público com a produção artística em diferentes contextos educativos (3horas).
Roda de conversa a partir de seleção de artistas que possibilitam debater o conceito de apropriação em artes visuais - exposição Tempos Fraturados.
19/07/24 Os projetos de ensino da arte em elaboração são retomados com os participantes organizados em pequenos grupos – trocas de experiências tendo em vista também as vivências da semana e as fichas didáticas do Programa Acervo: Roteiros de Visita. Os professores interessados preenchem as fichas de empréstimo do material didático. Os Pôsteres e fichas didáticas são organizados em sacolas.
Os professores apresentam os registros realizados no parque Ibirapuera, resultantes das propostas lúdicas desenvolvidas no percurso para o Museu Afro Brasil.
São preenchidos os questionários de avaliação do curso.
Roda de conversa final sobre a semana no MAC USP. Término do curso.

Referências: BARBOSA, Ana Mae. "Arte-Educação: leitura no subsolo." São Paulo: Cortês, 1997.
____________________. "Arte/Educação Contemporânea – consonâncias internacionais." São Paulo: Cortez, 2005.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. n. 19, p. 20-28, 2002. ISSN 1413-2478.
BOURRIAUD, Nicolas. "Estética Relacional." São Paulo: Martins, 2009.
DEBORD, Guy. "A sociedade do espetáculo". Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
CERVETTO, Renata; LÓPES, Miguel A. "Agite antes de usar: Deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina." São Paulo: Edições SESC , 2018.
FREIRE, Cristina. "Arte Conceitual." Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
FREIRE, Paulo. "Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica." S. Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
FRANCOIO, Maria Angela Serri. "Museu de Arte e Ação Educativa: Proposta de uma metodologia lúdica.", dissertação de mestrado, São Paulo, ECA USP, 2000.
______________________________. Ciranda de Formas: Bichos – Jogos, brinquedos e brincadeiras, Catálogo e Apostila do Professor. São Paulo: MAC USP, 2004.
_______________________________. Arte Conceitual em jogo de loto: experiência no Museu. In: II Simpósio Internacional Estratégias do Ensino da Arte contemporânea em Museus e Instituições Culturais. Espaços de Mediação: A arte e seus públicos / Org. Carmen Aranha e Katia Canton, São Paulo: MAC USP, 2013, p. 167–198.
MACEDO, Lino. "Jogos e sua importância na escola." São Paulo: Cortez, Fundação Carlos Chagas, Cadernos de pesquisa no. 93, 1995.
MAGALHÃES, Ana Gonçalves. "Uma nova luz sobre o acervo Modernista do MAC USP." Revista USP, São Paulo, n. 90, p. 200-216, Junho/ Agosto, 2011.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. "O espaço do desenho: A educação do educador." São Paulo: Cortez, 1992.
MORIN, Edgar. "A Cabeça Bem Feita". Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2003.
SANTOS, Antonio Bispo. Somos da terra. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 12, p. 44-51, ago. 2018. https://piseagrama.org/artigos/somos-da-terra/. Acesso: 26/01/24.
Textos dos curadores das exposições do acervo do MAC USP acessíveis no site.
PROGRAMA Acervo: Roteiros de visita. São Paulo: MAC USP, 2005. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/institucional/institucional_dtcea.asp. Acesso: 26/01/24.
Programas educativos: MEL Museu: Educação Lúdica - clicar em + entrar em jogos educativos Semana de 1922. http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/mel/mel.asp. Acesso: 26/01/24.
Documentários e filme:
COCCHIARALE, Fernando (comentários). “Quem tem medo de arte contemporânea. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ObT9_eZ7Ma0. Acesso:26/01/24.
MOYSÉS, Beth. https://www.youtube.com/watch?v=O19J5iqSzWc. Acesso: 26/01/24.
NOBRE, Antonio Donato (cientista). “Um novo olhar sobre a vida na terra” https://www.youtube.com/watch?v=QtQ86Yfiks0. Acesso: 26/01/24.
PAULINO, Rosana. https://rosanapaulino.com.br/. Acesso: 26/01/24.
PIOLA, Fernando. Operação Tutóia. Disponível em: https://www.premiopipa.com/pag/fernando-piola/.
https://mapeamentojardinagemterritorialidade.wordpress.com/operacao-tutoia-fernando-piola/. Acesso: 26/01/24.
Filme: “A língua das mariposas”, 1999, direção de José Luis Cuerda, seleção aos 40’54”.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Maria Angela Serri Francoio
Renata Sant Anna de Godoy Pereira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP