Atividade

125469 - Curso: Produção de texto argumentativo na sala de aula

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: Como ensinar os alunos do Ensino Fundamental e Médio a produzirem textos argumentativos? Por onde começar? Neste curso, a proposta é aprofundar alguns gêneros da argumentação, como artigo de opinião, editorial e redação de vestibular. Vamos destacar a noção de texto como enunciado concreto, na perspectiva dialógica do discurso, conhecer aspectos como a esfera de circulação dos textos, seus interlocutores e as marcas linguísticas. Por fim, ensinar a elaboração de uma proposta didática que considere a relação gênero do discurso e materialidade linguística: coesão e coerência. Curso oferecido aos Professores da rede pública e particular de ensino de português e editores da área.

Programa: 15/07 - (parte 1) – Módulo 1: Teorias da língua/ linguagem e dos gêneros do discurso: algumas definições.
15/07 - (parte 2) – Módulo 2: Gênero do discurso argumentativo nos campos jornalístico-midiático e das práticas de estudo e de pesquisa: artigo de opinião, editorial e redação de vestibular (atividade prática).
16/07 – Módulo 3: Artigo de opinião e editorial: análise em livros didáticos e apostilados.
17/07 – Módulo 4: Redação de vestibular: análise da proposta do ENEM 2023 e das redações da FUVEST e Unicamp 2024.
18/07 - (parte 1) – Módulo 5: Artigo de opinião e editorial no campo jornalístico-midiático e redação de vestibular nas práticas de estudo e de pesquisa: garantindo a coesão.
18/07 - (parte 2) – Módulo 6: O discurso citado: réplicas em diferentes provas de redação (ENEM/ FUVEST/ Unicamp) (atividade prática).
19/07 – Módulo 7: Alguns encaminhamentos didáticos para o ensino do texto argumentativo.
10 horas relativas a preparação e leitura para as aulas.


Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1 ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva. Referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva (Org.). Linguística textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes, 2022, p. 269-329.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.
SÃO PAULO. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Coordenadoria Pedagógica. União dos Dirigentes Municipais do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2020.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].
VOLÓCHINOV, Valentin. Estilística do discurso literário I: O que é a linguagem/ língua? (1930) In: VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia. Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, p. 234-265.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Larissa Vieira de Cerqueira
Maria Ines Batista Campos Noel Ribeiro


 
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