Atividade

125461 - Curso: Paulo Freire: Cidadão Nordestino, Cidadão no Mundo e Cidadão Brasileiro

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: O presente curso objetiva refletir de forma prática (oficinas criativas/práticas) sobre toda a filosofia de Paulo Freire. A proposta é mergulhar na própria trajetória freiriana; para isso, organizamos em três grandes blocos sobre o nosso grande pensador: o primeiro retrata o cidadão nordestino – no que tange a sua infância, adolescência, juventude, relacionado à dialogicidade na sua essência da educação como prática da liberdade. O segundo trata da vida e obra de Paulo Freire no período de exílio – Cidadão do mundo. O último bloco reflete o ato político em suas multifaces como cidadão brasileiro. Portanto, desejamos que cada docente recrie as oficinas e os materiais em função de seus alunos reais, de acordo com as condições/recursos disponíveis em seu local de trabalho, ampliando/enriquecendo com os seus potenciais e de seus alunos. Pré-requisitos: professores de todos os contextos.

Programa: A proposta é mergulhar na própria trajetória freiriana; para isso, organizamos em três grandes blocos sobre o nosso grande pensador: o primeiro retrata o cidadão nordestino – no que tange a sua infância, adolescência, juventude, relacionado à dialogicidade na sua essência da educação como prática da liberdade. O segundo trata da vida e obra de Paulo Freire no período de exílio – Cidadão do mundo. O último bloco reflete o ato político em suas multifaces como cidadão brasileiro.

Referências: FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
____. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1982.
____. À Sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d'Água, 1995.
____. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
____. Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
____. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
____. Conscientização – teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.
____. Concientización: teoria y pratica de la liberación. Buenos Aires: Ed. Busqueda, 1974.
____. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
____. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2001. (original de 1959 - Tese de concurso para a cadeira de história e filosofia da educação na Escola de Belas Artes de Pernambuco).
____. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
____. Educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
____. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). O educador: vida e morte. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982, p. 89-101.
____. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
____. Ideologia e educação: reflexões sobre a não neutralidade da educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
____. La educación como práctica de la libertad. México: Siglo XXI Editores, 1976.
____. Las iglesias, la educación y el proceso de liberación humana em la historia. Buenos Aires: Ed. La Aurora, 1974.
____. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições BASE, 1978.
____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
____. Pedagogía de la autonomía. México: Siglo XXI Editores, 1997.
____. Pedagogia da Esperanca: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
____. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
____. Pedagogía de la indignación. Madrid: Editorial Morata, 2001.
____. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
____. Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
____. Pedagogía del Oprimido. México: Siglo XXI Editores, 1997.
____. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
____. Politica e Educacao. São Paulo: Cortez, 1993.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Clayton Marcelo Barone
Flávia Paes do Amaral Cassemiro


 
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