Atividade

125456 - Curso: Neurociência e xadrez: uma possibilidade para o desenvolvimento cognitivo infantil

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: A faculdade de linguagem diz respeito à capacidade de criar sistemas de representação ou sistemas simbólicos (ou semióticos), através dos quais se estabelece que determinado símbolo ou sinal será usado para significar determinada coisa (VAL; VIEIRA, 2005, p. 9). Sendo assim, além da contação da história podemos desenvolver coordenadas, medidas, desenhos e muito mais, tudo isso através do tabuleiro de xadrez e as seguintes competências gerais da BNCC.

Programa: 1 - BNCC e o Xadrez
2 - O efeito do xadrez no desenvolvimento cognitivo e na capacidade de resolução de problemas matemáticos em vários níveis de estudantes
3 - Os benefícios de se jogar xadrez regularmente para o enriquecimento intelectual e socioemocional de escolares
4 - Como trabalhar o xadrez na arte e a construção do tabuleiro


Referências: ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e Bobices. 5ª edição. São Paulo: Scipione, 2002.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 19 ago. 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. DF: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica, 2014. 88p.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A criança no ciclo de alfabetização. Caderno 02 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2015.
COELHO, Maria Betty. Contar Histórias: Uma arte sem idade. 9 ed. São Paulo: Ática, 1999.
FAZENDA, I. C. A. O que é interdisciplinaridade? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva, 24º Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 1999.
SAYÃO, Deborah. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 23, n. 2, p. 55-68, jan. 2002.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 12
 
Ministrantes: Cibele Sidney
Cleide Gonçalves Silva


 
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