125455 - Curso: Mindfulness Meditação na Renovação de Ciclos: Como estamos, como nos manifestamos e como nos posicionamos frente aos desafios? |
Período da turma: | 15/07/2024 a 19/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Sinopse: Objetivamos oferecer ao profissional de educação oportunidade de conhecer o Mindfulness/Vipassana para uso pessoal e também aplicação junto aos seus pupilos, do que julgar adequado e oportuno durante as atividades.
Essa proposta pretende oferecer conhecimentos do corpo humano fisico, anatomia e fisiologia geral básica, do corpo perceptual e emocional, com propósito de autoconhecimento e gerenciamento de emoções e sentimentos. Assim, criar um ambiente harmônico nas atividades. Pretendemos abordar e discutir com os participantes os prinicipios eticos da vida pessoal e social em geral, o respeito a si, ao outro e ao ambiente. Identificar as microagressoes, os conceitos gerais de supremacia e racismo e seus efeitos na aprendizagem. O respeito à diversidade de expressões humanas, os distúrbios aparentes e os não transparentes fisicamente, distúrbios motores, de fala, audição, visão etc... Abordar e discutir a potencialidade individual a ser nutrida e respeitada. Programa: 1 - O que é Mindffulness/Vipassana 2 - Fundamentos filosóficos - éticos- morais e neurocientíficos 3 - Fundamentos da prática em si 4 - A respiração e sua importância nos processos meditativos 5 - O corpo Humano, Somático-Perceptual e Sensível, como agente 6 - Emoções /Sentimentos - sua relação com percepção, memória e manifestações 7 - Interação com os participantes contínua na vigência do curso, e ao final na avaliação e programação de uso da técnica Referências: ZINN, Jon Kabat. Meditação é mais do que voce pensa. Editora Planeta do Brasil, 2019, 272 p. GOLEMAN, Daniel; DAVIDSON, Richard. A Ciencia da Meditacao. Como transformar o corpo, cerebro e mente. Ed. Objetiva, 287 p. 2017. HICKS, Esther; HICKS, Jerru. O poder transformador das emoções. Ed Sextante, 207 p. 2009. BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p. SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 12 | ||||
Ministrantes: |
Maria Ines Nogueira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |