Atividade

125454 - Curso: Letramento racial: o que é e como se faz

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: Este curso tem como objetivo geral aliar as dez competências propostas pela BNCC para a reflexão e construção de um Currículo Escolar Antirracista consoante a Lei 10.639/03, alterada pela 11.645/08, as quais deliberam sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do Ensino Básico e Superior.
O curso pretende fazer um debate e reflexão a partir da atuação e o pensamento de intelectuais negros na e para a educação. Desta forma, como proposta, serão selecionados textos e outros materiais destes homens e mulheres que pensaram questões em volta deste campo sempre em diálogo com os temas de raças, cultura e formação da sociedade brasileira. Os autores escolhidos para este recorte Manuel Querino, Guerreiro Ramos e Beatriz Nascimento - intelectuais fundamentais para o pensamento negro e teoria social brasileira no século XX. Após a exposição teórica, os participantes refletirão sobre a aplicação dos pressupostos teóricos destes autores em suas escolas ou salas de aulas. Portanto, o objetivo do curso é observar o pensamento destes intelectuais na estrutura educacional brasileira.


Programa: 1ª aula: o que sei? O quero saber? O que aprendi? e Como aprendi? acerca do letramento racial
2º aula: Por que estudar autores negros?
3ª aula: Manuel Querino e o ensino pós-Abolição
4ª aula: O papel da mídia no letramento racial
5ª aula: Guerreiro Ramos e o ensino de Ciências Sociais e para também as outras disciplinas.
6ª aula: Movimento negro brasileiro 1910 a 2024
7ª aula: Beatriz Nascimento e uma educação antirracista
8ª aula: Capoeira, Arte, Cultura e Esporte na Educação: caminhos para práticas antirracistas;
9 ªe 10ª aula: Eu e o outro no contexto da educação antirracista: reflexões e práticas


Referências: Cartilha-Sao-Paulo-contra-o-Racismo-1.pdf
https://brasil.un.org/pt-br
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana — Inep (www.gov.br)
https://www.geledes.org.br/letramento-racial-um-desafio-para-todos-nos-por-neide-de-almeida/
https://www.youtube.com/watch?v=_MK26nwAUNY
https://docs.google.com/document/d/1iSm8DeI_XKwBqVKVvURtmf1z6yDbZr_h/edit
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm Lei de cotas
https://www.geledes.org.br/71-dos-estudos-sobre-cotas-raciais-avaliam-politica-positivamente-mostra-analise-inedita/
SILVA, Fernanda Pereira da. Por Que Estudar Intelectuais Negros? Revista ABPN, 2018. v.10, n.24.
BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Fernando José Filho
Lisandra Côrtes Pingo
Raimundo Nonato da Silva Filho
Valdenor Silva dos Santos
Wellington Fernando da Conceição Armandilha


 
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