Atividade

125453 - Curso: Interfaces da Cor - Fenômenos cromáticos na Natureza e na Arte

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: Como ensinar a partir de um tema do cotidiano? Como ensinar integrando diferentes áreas do conhecimento dentro da própria Física e/ou das Ciências da Natureza? Como ensinar fugindo dos limites do currículo tradicional de Física? Como entreter os/as estudantes?
Como docentes da educação básica, estas são algumas questões que surgem no momento de decisão de nossas escolhas e impactam nosso dia a dia escolar.
As flores coloridas, a visão de um passarinho colorido, o arco-íris no céu, as cores da bolha de sabão, as pinturas de Monet, por exemplo, proporcionam um encantamento que pode ser motivador para desencadear o processo de ensino-aprendizagem integrado. Neste curso, desenvolveremos uma proposta de ensino-aprendizagem centrada em fenômenos cromáticos integrados a diferentes áreas do conhecimento voltado para o ensino médio. Abordaremos prioritariamente conhecimentos de Óptica na interface com Biologia, Química e Arte. A abordagem será através de um ensino contextualizado no cotidiano, na história da Ciência; de atividades práticas com material de fácil acesso e simuladores on-line.
É intenção que possamos subsidiar a/o docente de Ciências da Natureza na produção de uma disciplina eletiva, num projeto de mostra cultural ou nas aulas regulares de Física, Química ou Biologia. Enfim, desejamos que o conhecimento científico e pedagógico do curso seja implementado na sala de aula.


Programa: Conteúdo programático
Os tópicos listados abaixo são possibilidades de estudo ao longo do curso. Pensamos em um curso dinâmico, dialogado com os participantes.
Conhecimentos integrados:
- Interface cor e biologia: visão de cores; cor estrutural; fenômenos cromáticos nas penas de aves; na asa da borboleta; nos besouros e outros; mimetismo.
- Interface cor e química: cor pigmentar; cromatografia; diamantes coloridos; chamas coloridas.
- Interface cor e história da ciência: aspectos históricos dos fenômenos cromáticos: Aristóteles, Newton, Young, Huygens, Goethe, Maxwell; modelos de luz.
- Interface cor e arte: fenômenos ópticos em obras de artes visuais e na música popular brasileira.
Conhecimentos específicos:
- Modelos de luz
- Características de uma onda: amplitude; comprimento de onda; frequência; velocidade.
- Espectro eletromagnético
- Visão de cores - visão humana; resolução visual; visão de alguns animais
- Interação luz-matéria: reflexão; absorção; transmissão; refração; difração; interferência e polarização
- Processo aditivo de formação de cores
- Processo subtrativo de formação de cores
- Fenômenos ópticos atmosféricos: arco-íris; halo lunar; halo solar; cor do céu e cor do sol poente ou nascente; raio verde do sol; nuvem iridescente; aurora polar.
Cronograma previsto:
Dia 1 – 2ªf
- Apresentações; expectativas em relação ao curso.
- O que sabemos sobre cor?
- Atividade prática: Doces coloridos
- Como vemos as cores?
- Visão humana de cores
- Resolução visual: impressionismo e pontilhismo
- Aplicativos: PHET; Cores no PPT.
- Atividades práticas: visão de cores; resolução visual.
- Atividades assíncronas:
- Interação de cores – jogo Colours para smartphone.
- Projeto – Livro do Artista – portfólio criativo com trabalhos que reflitam o conteúdo desenvolvido no curso.
Dia 2 – 3ªf
- Interação luz-matéria: reflexão, transmissão e absorção
- Opacidade e transparência. Filtros de luz.
- Arte com transmissão da luz.
- Processo aditivo de formação de cores. As cores primárias e complementares da luz.
- Processo subtrativo de formação de cores. Cores primárias da impressora jato de tinta e das pinturas.
- O preto na Arte.
- Atividades práticas:
- Disco rotativo – mistura aditiva; experimentos de Maxwell.
- Cromatografia. Quais as cores primárias das canetas hidrográficas?
- Mistura subtrativa. Círculo cromático – construir a partir do CYM – cor primária, secundária e terciária.
- Cores no PPT/Windows - demonstração da formação de cores pelo computador.
Dia 3 – 4ªf
- Laboratório de demonstrações: processo aditivo e subtrativo de formação de cores; sombras coloridas; interferência e difração da luz.
- Modelos de luz
- Luz como onda/energia – frequência, comprimento de onda, amplitude, intensidade.
- Interação luz-matéria: reflexão; refração; difração.
- Espectro eletromagnético.
- Atividades práticas: Observação do espectro de diferentes fontes de luz.
- Decomposição da luz – por refração (prisma; imagens de Goethe; aberração cromática); por difração (espectroscópio de caixinha).
Dia 4 – 5ª f
- Interação luz-matéria: espalhamento da luz; interferência da luz; polarização da luz
- Qual a cor do céu?
- Quais as cores da bolha de sabão?
- Atividades práticas: céu azul e por do sol avermelhado; bolha de sabão; anéis de Newton; polarização da luz do dia a dia.
- Fenômenos ópticos atmosféricos 1: arco-íris; halo solar; halo lunar.
Dia 5 – 6ª f
- Fenômenos ópticos atmosféricos 2: nuvem iridescente; raio verde do sol; aurora polar.
- Cor estrutural – casos no mundo animal; no dia a dia e na moda.
- Diamante colorido
- Conclusão – roda de conversa: o que é possível implementar na sala de aula?


Referências: ARNHEIM, R. Arte e Percepção Visual: uma Psicologia da Visão Criadora. 1ª edição; edição revista. São Paulo: Editora Cengage, 2016.
BRASIL. Decreto Nº 8.752, de 9 de Maio de 2016. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm. Acesso em: 2024-02-28.
BRASIL. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024. Linha de Base. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf. Acesso em: 2024-02-28.
BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2024-02-28.
CALDAS, I.; CHOW, C.; OKUNO, E. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.
FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de Física - Volume 1, 2ª edição. Porto Alegre: Editora ‎Bookman, 2019.
GAGE, J. Colour and Meaning - Art, Science and Symbolism, 1ª edição. London: Thames & Hudson Ltd, 2000.
HEWITT, P. G. Física Conceitual. 13ª edição, Porto Alegre: Editora‎ Bookman, 2023.
KOHATSU, D. A interação luz-matéria integrando Física na Arte: uma proposta de ensino-aprendizagem para a Educação Básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/D.81.2019.tde-10122019-184454. Acesso em: 2024-02-28.
MARTINS, R. de A.; SILVA, C. C. As pesquisas de Newton sobre a luz: Uma visão histórica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, p. 4202-1-4202-32, out. 2015. https://doi.org/10.1590/S1806-11173731817. Acesso em: 2024-02-28.
NASSAU, K. The Physics and Chemistry of Color: The Fifteen Causes of Color, 2nd edition. New Jersey:‎ Wiley-Interscience, 2001.
NEWTON, I. Óptica, 1ª edição. São Paulo: EDUSP, 2002.
SACKS, O. Um antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. Edição de Bolso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Doris Kohatsu
Flavio Krzyzanowski Junior
Luís Augusto Alves


 
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