Atividade

125445 - Curso: Ciências Físicas no Ensino Fundamental Anos Iniciais

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Sinopse: O curso pretende apresentar atividades relacionadas às áreas de ciências físicas, aplicáveis ao Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º anos). Buscamos abarcar, com as atividades, a maioria das competências listadas na BNCC relacionadas às ciências físicas - tais como propriedades elétricas e magnéticas dos materiais, movimento diário das estrelas, estrutura interna da Terra etc. As atividades são mão na massa, usam materiais de fácil aquisição e se relacionam com as necessidades de alfabetização em língua portuguesa e matemática. Parte desse material será fornecido aos participantes. Contaremos as Grandes Histórias Montessorianas como um recurso para despertar o interesse da criança pelo conhecimento, tanto quanto para estabelecer um eixo condutor e de união entre atividades. Os participantes ganharão uma apostila semi-preenchida com cada atividade, que completarão com o modo de apresentação da atividade. Em casa, os participantes devem repetir a apresentação para si mesmos, de modo a trazer possíveis questões para a aula seguinte.


Programa: Dia 1 - A primeira Grande História (a história do universo e do surgimento do sistema solar e do planeta Terra). Exploração de atividades em pequenos grupos (possibilidades: eletrodinâmica 1 - fazer um circuito e acender uma lâmpada; magnetismo 1 - explorar materiais magnéticos e não magnéticos; óptica 1 - observar e comparar imagens em espelhos curvos e planos; termologia 1 - medir a temperatura do gelo e depois do gelo com sal; eletrostática 1 - observar que partículas se atraem; gravitação 1 - comparar tempos de queda de diversos objetos; geologia 1 - observar diferenças entre minerais). Registros escritos das apresentações.
Dia 2 - Atividades dia e noite (rotação da Terra), nomes e giros dos planetas (conexão com mitologia grega), giro dos planetas em torno do Sol (a dança cósmica). Continuação das atividades do dia 1 em pequenos grupos. Registro das atividades. Aula expositiva: a criança dos 6 aos 12 anos - suas características, suas necessidades, seu desenvolvimento.
Dia 3 - a segunda Grande História - parte 1 (a história da vida na Terra). Exploração de atividades em pequenos grupos: eletrodinâmica 2 (outro circuito simples, mas com motor ou led); magnetismo 2 (interação entre ímãs); óptica 2 (localicação de uma imagem atrás de um espelho plano); dilatação térmica, capacidade térmica dos materiais; gravitação 2 (fazer um papel cair ao mesmo tempo que uma pedra), eletrostática 2 (eletrizando materiais), termologia 2 (sensações de quente e frio); átomos e moléculas, moléculas do ar. Registro das atividades.
Dia 4 - A segunda Grande História parte 2. Atividades: Usando o corpo para simular o movimento diário das estrelas, o movimento anual das estrelas. As estações do ano. Magnetismo 3 (magnetização de um material, construção de uma bússola), estrutura da Terra 1 (construção de um modelo com massa de modelar). Registro das atividades. Aula expositiva: o adulto preparado para o trabalho em ciências naturais.
Dia 5 - A terceira Grande história (a história dos humanos). Atividades: estrutura da Terra 2, fases da Lua, placas tectônicas; eletrodinâmica 3 (2 dispositivos ligados na mesma pilha e a história dos elétrons); magnetismo 3 (a Terra é um ímã); eletrostática 3 (atração e repulsão elétricas - fazendo uma cobra elétrica); termologia 3 (o termoscópio e o termômetro). Registro das atividades. Elaboração de um material de leitura relacionado a uma atividade ou conceito. Conversa final e apreciação do curso.

Referências: BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
DORER, M. The deep Well of Time: The Transformative Power of Storytelling in the Classroom. Santa Rosa, CA, USA: Parent Child Press, 2016.
MONTESSORI, M. The advanced Montessori Method. 1991.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2019, 526p.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Adalberto Cordeiro de Brito
Anne Louise Scarinci Peres
Monalisa Rodrigues Nunes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP