Atividade

125403 - Curso: Entre a observação e a explicação: como elaborar questões para exploração conceitual de experimentos investigativos no ensino de química

Período da turma: 15/07/2024 a 19/07/2024

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Descrição: Sinopse: As atividades experimentais fazem parte das estratégias empregadas pelos professores no ensino de Química, sendo muito apreciadas pelos alunos. Motivação, quebra de rotina, encantamento pela Química são algumas das razões manifestadas pelos professores para a utilização de experimentos em suas aulas. Essas são justificativas que devem ser consideradas, porém, não são as mais importantes do ponto de vista pedagógico, quando se considera o potencial para a aprendizagem dos estudantes.
As atividades experimentais podem ser planejadas para que os estudantes conheçam fatos da ciência e, assim, possam reconhecê-los na vida cotidiana. Esse tipo de experimento, embora importante, tem um potencial um tanto restrito em termos de aprendizagens mais complexas, que envolvem a mobilização de habilidades de pensamento de mais alta ordem. Comparar, contrastar, avaliar, propor, por exemplo, são habilidades que podem ser mobilizadas por meio de uma atividade experimental.
Neste curso, propomos fazer uma reflexão sobre o potencial que atividades experimentais investigativas têm para desencadear raciocínios de natureza científica, que consideramos relevantes na formação dos estudantes. Assim, vamos analisar atividades planejadas numa perspectiva investigativa e vamos realizar um conjunto de atividades experimentais, que contemplam temas ligados ao ambiente, a alimentos e à água. No curso, também iremos propor a elaboração de questões que possam levantar os dados do experimento, bem como explorar conceitos relacionados ao tema abordado.
Nosso objetivo é o de que possamos adquirir conhecimentos e habilidades para planejar e, assim, aplicar em sala de aula, esse tipo de atividade, que, segundo nossa visão, contribui para a formação de estudantes bem informados e capazes de enfrentar situações utilizando-se de raciocínios que envolvem o controle de variáveis, o discernimento e a tomada de decisões.
Nosso grupo, GEPEQ-IQUSP – Grupo de Pesquisa em Educação Química do Instituto de Química da Universidade de São Paulo – tem como objetivo desenvolver estudos, pesquisas e atividades na área da educação científica, buscando ampliar a compreensão da realidade do ensino atual, das necessidades formativas e do processo educativo. Nossas ações visam contribuir para a melhoria do ensino de química, procurando proporcionar a professores e alunos uma compreensão mais aprofundada do papel da Ciência e da Tecnologia na vida individual e na sociedade.
A parceria entre a Universidade e a Escola, que se estabelece neste curso, possibilita uma discussão sobre o ensino e a aprendizagem e, assim, temos a oportunidade de aprofundar nossas reflexões e compartilhar experiências visando a melhoria do ensino.


Programa: Conteúdos: Analisar atividades experimentais investigativas apresentadas na área de pesquisa de ensino de Química; Analisar aspectos conceituais e tecnológicos pertinentes ao tema de interesse para elaborar experimentos adequados ao seu público (alunos do Ensino Médio), procurando construir questões que possam explorar e aprofundar conhecimentos em química; Avaliar aspectos sociais e ambientais envolvidos ao executar o experimento.
Estrutura: Analisar atividades de ensino; Analisar documentos legais; Utilizar recursos multimídia; Realizar trabalhos e discussões em grupo.
Cronograma:
1º dia - Apresentação geral do curso, discutindo a ideia sobre experimentação e atividade investigativa.
2º dia - Discussão sobre os aspectos importantes a serem considerados ao elaborar questões pós-laboratório, tais como desenvolver habilidades cognitivas de alta e baixa ordem. Realização de alguns experimentos.
3º dia - Elaboração das questões para explorar os experimentos testados. Realização de outros experimentos
4º dia - Elaboração das questões para explorar os experimentos testados
5º dia - Compartilhamento e discussão das questões elaboradas, avaliações realizadas pelos professores para a utilização dessas atividades experimentais em sua prática docente, encerramento e avaliação do curso.


Referências: Documentos legais:
BRASIL (PAÍS). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL (País) Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999, v. 3.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: Ensino Médio. 2020. 301p.
Artigos sobre os temas:
Revista Química Nova na Escola – apresentam artigos de trabalhos em sala de aula e pesquisas sobre atividades experimentais.
Artigos de pesquisa sobre alfabetização científica, habilidades de pensamento, experimentação e atividades investigativas:
ARAGÃO, S. B. C.; MARCONDES, M. E. R. Alfabetização Científica e o Ensino de Química: o que pensam professores em formação. EDEQ n. 33, 2013.
AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A. M. P. (Org). Ensino de Ciências – Unindo a pesquisa e a prática. Thomson, 2004.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 19 (3), 2002, p. 291-313.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: Uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, 2003.
GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação. Química Nova, 27 (2), 2004, p. 326-331.
GIL-PÉREZ, D.; VALDÉS CASTRO, P. La orientación de las prácticas de laboratorio con investigación: Un ejemplo ilustrativo. Enseñanza de Las Ciencias. 14 (2), 1996, p.155-163.
JIMÉNEZ VALVERDE, G.; LLOBERA JIMÉNEZ, R.; LLITJÓS VIZA, A. La atención a la diversidad en las práctica de laboratorio de quimica: los niveles de abertura. Enseñanza de las Ciencias. 24 (1), 2006, p. 59-70.
MARCONDES, M. E. R. (coord.); GAIA, A. M.; SOUZA, F. L.; AKAHOSHI, L. H.; SANTOS, M. C. A.; SALES, M. G. P.; OLIVEIRA Jr., M. M.; CARMO, M. P.; SUART, R. C.; MARTORANO, S. A. A.. Atividades Experimentais de Química no Ensino Médio: reflexões e propostas. São Paulo: SEE/CENP, 2009. Disponível em http://gepeqiqusp.wix.com/gepeq#!publicaes/cvp5.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma Revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. V. 16 n. 1, p. 59-77, 2011.
SILVA, D. P. Questões propostas no planejamento de atividades experimentais de natureza investigativa no ensino de química: reflexões de um grupo de professores. 2011, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – área Ensino de Química) – Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Contextualização no Ensino de Ciências: significados e epistemologia. São Carlos, Pedro e João, 2014.
SUART, R. C., MARCONDES, M. E. R. As habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 8 (2), 2008.
SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de Química. Ciências e Cognição, V. 14, n. 1, p. 50-74.
TAMIR, P. How are the laboratories used? Journal or Research in Science Teaching. 14 (4), 1977, p. 311-216.
ZANON, D. A. V., FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciência & Cognição. 10, 2007, p. 93-103.
Alguns recursos multimídia para uso em sala de aula.
Material produzido no curso será disponibilizado no site do grupo https://gepeqiqusp.wixsite.com/gepeq.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 12
 
Ministrantes: Luciane Hiromi Akahoshi
Maria Eunice Ribeiro Marcondes


 
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