Atividade

125331 - Objetivos para o desenvolvimento sustentável

Período da turma: 15/08/2024 a 15/08/2026

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:

Compreender, contextualizar e aplicar os princípios e metas da Agenda 2030 no
contexto específico da Esalq. Busca-se promover uma maior conscientização sobre os
desafios e oportunidades relacionados ao desenvolvimento sustentável na agricultura e nas
áreas ambientais, bem como fornecer ferramentas e conhecimentos para a implementação
dos ODS no contexto esalqueano.

Metodologia e Tópicos abordados:

Essa Prática Profissionalizante adotará como metodologia o Aprendizado Baseado em
Problemas (ABP), que proporciona uma abordagem prática e integradora, interessante
principalmente no contexto de pós-graduações. O ABP é uma metodologia que envolve os
os estudantes na resolução de problemas contextualizados, relacionados diretamente aos
desafios sustentáveis enfrentados pela comunidade acadêmica e pela sociedade em geral.
A metodologia se conecta com a premissa da Agenda 2030: “Pensar local e agir Global”. A
partir de estudos de caso, serão abordados os seguintes tópicos:

- Introdução aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda
2030 da ONU;
- Papel das universidades na promoção do desenvolvimento sustentável;
- Como integrar os ODS nas atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão da
Esalq;
- Estudos de caso e boas práticas na implementação dos ODS em instituições de
ensino superior;
- O papel da Esalq na formação de profissionais para um futuro sustentável;
- Estudos de caso dentro das áreas de PESQUISA, CULTURA E EXTENSÃO, olhando
para projetos práticos do campus Luiz de Queiroz.

Recursos didáticos e Avaliação:

Serão utilizados diversos recursos didáticos, como apresentações, papers científicos, livros, cursos e materiais da SDSN e da Rede Brasil
do Pacto Global da ONU, para enriquecer o repertório dos estudantes. Os alunos terão liberdade na escolha das áreas e dos estudos de
caso, seguindo o cronograma da disciplina e culminando na produção de um portfólio individual. Este portfólio reunirá as referências
estudadas, a metodologia adotada e sugestões de resolução para abordar os ODS no estudo de caso selecionado.

Referências bibliográficas


ACEVEDO-DUQUE, Ángel et al. Education for Sustainable Development: Challenges for Postgraduate Programmes. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 3, p. 1759, 2023.
ALBAREDA-TIANA, Silvia; VIDAL-RAMÉNTOL, Salvador; FERNÁNDEZ-MORILLA, Mónica. Implementing the sustainable development goals at University level. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 19, n. 3, p. 473-497, 2018.
BLASCO, Natividad; BRUSCA, Isabel; LABRADOR, Margarita. Drivers for universities’ contribution to the sustainable development goals: An analysis of Spanish public universities. Sustainability, v. 13, n. 1, p. 89, 2020.
BRIONES ALONSO, Elena et al. SDG Compass guide: Practical frameworks and tools to operationalise agenda 2030. HIVA-KU Leuven Working Paper, 2021.
COTTAFAVA, Dario et al. Sustainable development goals research in higher education institutions: An interdisciplinarity assessment through an entropy-based indicator. Journal of Business Research, v. 151, p. 138-155, 2022.
DE IORIO, Serena; ZAMPONE, Giovanni; PICCOLO, Anna. Determinant factors of SDG disclosure in the university context. Administrative Sciences, v. 12, n. 1, p. 21, 2022.
DURAN, PALOMA. Academic Impact. Union Nations. Disponível em: https://www.un.org/en/academicimpact. Acesso em: 14 de fevereiro de 2023.
EL-JARDALI, Fadi; ATAYA, Nour; FADLALLAH, Racha. Changing roles of universities in the era of SDGs: rising up to the global challenge through institutionalising partnerships with governments and communities. Health research policy and systems, v. 16, p. 1-5, 2018.
GIL, Antonio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, 2015.
HANSEN, Brooke; STILING, Peter; UY, Whitney Fung. Innovations and challenges in SDG integration and reporting in higher education: a case study from the University of South Florida. International journal of sustainability in higher education, v. 22, n. 5, p. 1002-1021, 2021.
LEAL FILHO, Walter et al. A framework for the implementation of the Sustainable Development Goals in university programmes. Journal of Cleaner Production, v. 299, p. 126915, 2021.
MORI JUNIOR, Renzo; FIEN, John; HORNE, Ralph. Implementing the UN SDGs in universities: Challenges, opportunities, and lessons learned. Sustainability: The Journal of Record, v. 12, n. 2, p. 129-133, 2019.
PURCELL, Wendy Maria; HENRIKSEN, Heather; SPENGLER, John D. Universities as the engine of transformational sustainability toward delivering the sustainable development goals:“Living labs” for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 20, n. 8, p. 1343- 1357, 2019.
Assembleia Geral das Nações Unidas ( 2015 ).Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável . 25 de setembro, disponível em: www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang =E (acessado em 29 de agosto de 2022 ).
ZAMORA-POLO, Francisco; SÁNCHEZ-MARTÍN, Jesús. Teaching for a better world. Sustainability and sustainable development goals in the construction.

Carga Horária:

608 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Luciano Mendes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP