125331 - Objetivos para o desenvolvimento sustentável |
Período da turma: | 15/08/2024 a 15/08/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Compreender, contextualizar e aplicar os princípios e metas da Agenda 2030 no contexto específico da Esalq. Busca-se promover uma maior conscientização sobre os desafios e oportunidades relacionados ao desenvolvimento sustentável na agricultura e nas áreas ambientais, bem como fornecer ferramentas e conhecimentos para a implementação dos ODS no contexto esalqueano. Metodologia e Tópicos abordados: Essa Prática Profissionalizante adotará como metodologia o Aprendizado Baseado em Problemas (ABP), que proporciona uma abordagem prática e integradora, interessante principalmente no contexto de pós-graduações. O ABP é uma metodologia que envolve os os estudantes na resolução de problemas contextualizados, relacionados diretamente aos desafios sustentáveis enfrentados pela comunidade acadêmica e pela sociedade em geral. A metodologia se conecta com a premissa da Agenda 2030: “Pensar local e agir Global”. A partir de estudos de caso, serão abordados os seguintes tópicos: - Introdução aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU; - Papel das universidades na promoção do desenvolvimento sustentável; - Como integrar os ODS nas atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão da Esalq; - Estudos de caso e boas práticas na implementação dos ODS em instituições de ensino superior; - O papel da Esalq na formação de profissionais para um futuro sustentável; - Estudos de caso dentro das áreas de PESQUISA, CULTURA E EXTENSÃO, olhando para projetos práticos do campus Luiz de Queiroz. Recursos didáticos e Avaliação: Serão utilizados diversos recursos didáticos, como apresentações, papers científicos, livros, cursos e materiais da SDSN e da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, para enriquecer o repertório dos estudantes. Os alunos terão liberdade na escolha das áreas e dos estudos de caso, seguindo o cronograma da disciplina e culminando na produção de um portfólio individual. Este portfólio reunirá as referências estudadas, a metodologia adotada e sugestões de resolução para abordar os ODS no estudo de caso selecionado. Referências bibliográficas ACEVEDO-DUQUE, Ángel et al. Education for Sustainable Development: Challenges for Postgraduate Programmes. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 3, p. 1759, 2023. ALBAREDA-TIANA, Silvia; VIDAL-RAMÉNTOL, Salvador; FERNÁNDEZ-MORILLA, Mónica. Implementing the sustainable development goals at University level. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 19, n. 3, p. 473-497, 2018. BLASCO, Natividad; BRUSCA, Isabel; LABRADOR, Margarita. Drivers for universities’ contribution to the sustainable development goals: An analysis of Spanish public universities. Sustainability, v. 13, n. 1, p. 89, 2020. BRIONES ALONSO, Elena et al. SDG Compass guide: Practical frameworks and tools to operationalise agenda 2030. HIVA-KU Leuven Working Paper, 2021. COTTAFAVA, Dario et al. Sustainable development goals research in higher education institutions: An interdisciplinarity assessment through an entropy-based indicator. Journal of Business Research, v. 151, p. 138-155, 2022. DE IORIO, Serena; ZAMPONE, Giovanni; PICCOLO, Anna. Determinant factors of SDG disclosure in the university context. Administrative Sciences, v. 12, n. 1, p. 21, 2022. DURAN, PALOMA. Academic Impact. Union Nations. Disponível em: https://www.un.org/en/academicimpact. Acesso em: 14 de fevereiro de 2023. EL-JARDALI, Fadi; ATAYA, Nour; FADLALLAH, Racha. Changing roles of universities in the era of SDGs: rising up to the global challenge through institutionalising partnerships with governments and communities. Health research policy and systems, v. 16, p. 1-5, 2018. GIL, Antonio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, 2015. HANSEN, Brooke; STILING, Peter; UY, Whitney Fung. Innovations and challenges in SDG integration and reporting in higher education: a case study from the University of South Florida. International journal of sustainability in higher education, v. 22, n. 5, p. 1002-1021, 2021. LEAL FILHO, Walter et al. A framework for the implementation of the Sustainable Development Goals in university programmes. Journal of Cleaner Production, v. 299, p. 126915, 2021. MORI JUNIOR, Renzo; FIEN, John; HORNE, Ralph. Implementing the UN SDGs in universities: Challenges, opportunities, and lessons learned. Sustainability: The Journal of Record, v. 12, n. 2, p. 129-133, 2019. PURCELL, Wendy Maria; HENRIKSEN, Heather; SPENGLER, John D. Universities as the engine of transformational sustainability toward delivering the sustainable development goals:“Living labs” for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 20, n. 8, p. 1343- 1357, 2019. Assembleia Geral das Nações Unidas ( 2015 ).Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável . 25 de setembro, disponível em: www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang =E (acessado em 29 de agosto de 2022 ). ZAMORA-POLO, Francisco; SÁNCHEZ-MARTÍN, Jesús. Teaching for a better world. Sustainability and sustainable development goals in the construction. |
||||
Carga Horária: |
608 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1 | ||||
Ministrantes: |
Luciano Mendes |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |