Atividade

125238 - Mediação em espaços de educação não-formal: vivência na exposição "USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus

Período da turma: 08/04/2024 a 13/05/2024

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Descrição: Objetivos
(1) Compreender os princípios da mediação em espaços de educação não-formal.
(2) Vivenciar a experiência de mediação em uma exposição itinerante.
(3) Aprofundar os conhecimentos sobre os seguintes museus estatutários da USP: Museus de Arqueologia e Etnologia, Museu de Arte Contemporânea, Museu Paulista e Museu de Zoologia.

Justificativa
Os espaços de educação não-formal possuem importante papel no estímulo à busca de conhecimento, encantamento e aprendizagem dos visitantes. Os mediadores são sujeitos fundamentais nessa dinâmica e, desta maneira, sua formação é importante para que se atinja os objetivos propostos pelos espaços. A exposição itinerante "USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus" (Expo90) oferece uma oportunidade para que os interessados em experienciar a mediação possam atuar. No entanto, é importante que a atuação seja subsidiada por material de estudo prévio, supervisionada e acompanhada por momentos de reflexão das práticas e de avaliação. O presente curso busca contemplar essas etapas, formando mediadores capazes de exercer tal função de maneira qualificada.

Público Alvo
Todos os interessados em refletir sobre e atuar na mediação em espaços de educação não-formal, mais especificamente na Exposição itinerante "USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus".

Ementa
Apresentação da exposição Expo90. Importância e panorama geral sobre o acervo dos 4 museus estatutários da USP. Mecanismos de imersão utilizados na Expo90. Princípios de educação não-formal e pedagogia museal. Mediação em sspaços de educação não-formal. Práticas de mediação na Expo90. Reflexão e avaliação sobre tais práticas de mediação.

Referências
Peixoto, D. C. C., & Miranda, A. (2022). “O trabalho que o educador faz é ir além: uma conversa sobre educação museal com Denise Peixoto, Educadora do Museu Paulista. Revista Docência e Cibercultura, 6(4), 275-290. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/download/66199/pdf . Acesso em: 02.04.2024.
Magalhães, A. G., & Zuffo, M. K. (2016). Aquisição e avaliação 3D da escultura Formas Únicas da Continuidade no Espaço, de Umberto Boccioni. Revista USP, (110), 86-103. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/125326/122356. Acesso em: 02.04.2024.
Marandino, M. (2017). Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência & Educação (Bauru), 23, 811-816. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Martha-
Marandino/publication/321988973_Alfabetizacao_cientifica_crianca_e_espacos_de_educacao_nao_formal_dialogos_possiveis/links/5a451b99aca272d2945da4c7/Alfabetizacao-cientifica-crianca-e-espacos-de-educacao-nao-formal-dialogos-possiveis.pdf . Acesso em: 02.04.2024.
Marandino, M. (org.) (2008). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: Geenf/Feusp. Disponível em: http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2012/10/MediacaoemFoco.pdf . Acesso em 02.04.2024.
Marandino, M., SILVEIRA, R. V. D., Chelini, M. J., Fernandes, A. B., Rachid, V., Martins, L. C., & Florentino, H. A. (2004). A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 37-45. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL009.pdf . Acesso em: 02.04.2024.
Mello Vasconcellos, C. (2019). Arqueologia e educação patrimonial: a experiência do MAE-USP. Revista CPC, 14(27esp), 255-279. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/158564/155812 . Acesso em 02.04.2024.
Soares, M., Marandino, M., & Selles, S. E. (2022). Os Agentes da Produção do Discurso Expositivo: O Caso do Museu de Zoologia da USP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e37697-28. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/37697/31531 . Acesso em: 02.04.2024.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 15
 
Ministrantes: Fernanda de Carvalho Panzeri
Suzana Ursi


 
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