Atividade

125188 - Módulo III – EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

Período da turma: 14/09/2024 a 27/04/2026

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Descrição: Disciplina 1: Fundamentos do empreender e a jornada empreendedora

Objetivo: dar conhecimento aos participantes sobre os principais fundamentos do empreendedorismo e intraempreendedorismo, bem como das capacidades empreendedoras com vistas ao seu desenvolvimento, face o Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo. Resgatar o link com o primeiro módulo do Curso, sobre Auto Inovação.

Ementa: Palestra; Projeto Pedagógico do Módulo III; Fundamentos de Empreendedorismo e Intraempreendedorismo; Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo.

Tópicos
Palestra e Projeto Pedagógico do Módulo III (4hs)
Fundamentos de Empreendedorismo e Intraempreendedorismo (4hs)
Tipos de Empreendedorismo (4hs)
Empreendedorismo Corporativo/Empreendedorismo em Organizações Estabelecidas (4hs)
Empreendedorismo de Organizações Não Estabelecidas/Startups One (4hs)

Carga Horária Total: 20hs

Avaliação: será feita uma prova online, mediante a plataforma EAD, com o objetivo de consolidar os conteúdos da disciplina e, ao mesmo tempo, checar se os alunos compreenderam os conceitos e sua aplicação prática no contexto profissional, no dia-a-dia, bem como avaliar o nível de compreensão que obtiveram sobre os temas, no desfecho da disciplina.

Bibliografia:
BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Desafios do empreendedor. São Paulo: Makron Books, 2001.
BLANK, S. The Four Steps to the Epiphany. K&S Ranch. 2013.
BLANK, S. Why the Lean Start-Up Changes Everything. Harvard Business Review. 2013.
BLANK, S., & Dorf, B. The Startup Owner. 2012.
DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
FIALHO, F. A. P. Empreendedorismo na era do conhecimento. Florianópolis: Visual Books, 2007.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
MENDES, Jerônimo. Manual do empreendedor: como construir um empreendimento de sucesso. São Paulo: Atlas, 2009.
RIES, E. The Lean Startup: How today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Nova Iorque: Crown Publishing, 2011.
SALIM, César. Administração Empreendedora: teoria e prática usando o estudo de casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.


Disciplina 2: Customer Development
Objetivo: dar conhecimento aos participantes sobre os 4 grandes passos dentro da jornada empreendedora para o sucesso. Explorar a abordagem Customer Development como sendo aquela que agrega vários princípios e se comunica com diversas metodologias úteis ao processo empreendedor.

Ementa: Customer Development versus Product Development; Customer Discovery - A descoberta: Design Thinking; Customer Validation - O aprendizado: Lean Startup; Marketing Building - O desenvolvimento: Modelagem de Negócios e protótipos; Company Building - O crescimento: Growth Hacking; Pitching para Investidores.

Tópicos:
Customer Development (4hs)
A descoberta: Design Thinking (08hs)
O aprendizado: Lean Startup (8hs)
O desenvolvimento: Modelagem de Negócios e protótipos (8hs)
O crescimento: Growth Hacking (4hs)
Pitching para Investidores (4hs)

• Carga Horária Total: 44 hs

• Avaliação: será feita uma prova online, mediante a plataforma EAD, com o objetivo de consolidar os conteúdos da disciplina e, ao mesmo tempo, checar se os alunos compreenderam os conceitos e sua aplicação prática no contexto profissional, no dia-a-dia, bem como avaliar o nível de compreensão que obtiveram sobre os temas, no desfecho da disciplina.

• Bibliografia:
BLANK, S. The Four Steps to the Epiphany. K&S Ranch. 2013.
BLANK, S. Why the Lean Start-Up Changes Everything. Harvard Business Review. 2013.
BLANK, S., & Dorf, B. The Startup Owner. 2012.
CECCONELO, Antonio Renato; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócios. Ed. Saraiva, 1ª edição, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo – dando asas ao espírito empreendedor. Ed. Saraiva, 3ª edição, 2008.
CROLL & YOSKOVITZ. Lean Analytics.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael, P.; SHEPHERD, Dean A. Tradução Teresa Felix de Souza. Empreendedorismo. 7ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
MAURY. Running Lean.
OSTERWALDER, Alexander. Inovação em Modelos de Negócios – Business Model Generation. Editora Alta Books , 2011.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation. 2012.
RIES, E. The Lean Startup: How today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Nova Iorque: Crown Publishing, 2011.
TIMMONS; Jeffry A.; DORNELAS, José carlos Assis; SPINELLI, Stephen. A criação de novos negócios – empreendedorismo para o século 21. Editora: Campus. 2010.
Land, G. and B. Jarman (1993). Breakpoint and beyond. New York, Harper Business.

Disciplina 3: Estratégia Competitiva e de Operações (44hs)

• Objetivo: dar conhecimento aos participantes sobre elementos da gestão operacional de uma startup já existente. Explorar diferentes abordagens que compõem os temas chave da gestão de uma startup e refletir sobre como as transformações estruturais na sociedade, ocasionadas pela Pandemia, impactam o modelo de negócios das empresas.

• Ementa: Estratégia de Preço; Princípios básicos de pesquisa e gerenciamento de marketing; Noções de Contabilidade Financeira; Noções de Direito Empresarial; Projeto de Operações Produtivas; Design da solução e UX; Noções de gestão de projetos; Customer Success. Empreendedorismo Exponencial e Transformações Pós-pandemias. Empreendedorismo e Quebra de Paradigmas na Crise Global.

• Tópicos
oCustomer Success (8hs)
oFinanças e criação de valor (4hs)
oProjeto de Operações Produtivas (4hs)
oNoções de gestão de projetos (8hs)
oNoções de Direito Empresarial (8hs)
oInteligência Artificial como fonte de inovação das empresas (8hs)
oVenture capital e Private Equity (4hs)


• Carga Horária Total: 44 hs

• Avaliação: será feita uma prova online, mediante a plataforma EAD, com o objetivo de consolidar os conteúdos da disciplina e, ao mesmo tempo, checar se os alunos compreenderam os conceitos e sua aplicação prática no contexto profissional, no dia-a-dia, bem como avaliar o nível de compreensão que obtiveram sobre os temas, no desfecho da disciplina.

• Bibliografia:
ASSEF, Roberto Neme. Gerência de preços: como ferramenta de marketing. 2.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
BARNEY, J.B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e Vantagem Competitiva. Pearson, 2008. BARNEY, J.B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, Bloomington, v.17, n. 1, p. 99-120, Mar. 1991. CHEN, C-C; YUEH, H-P; LIANG, C. Strategic management of agribusiness. Determinants an trends. Journal od Empreneurship and Inovation, vol 12, 4, 2016. DAVENPORT, T.H.; LEIBOLD, M.; VOELPEL, S. Strategic Management in the Innovation Economy. Publicis, 2006. DAVI, F.R.; DAVID, F.R. Strategic Management. Pearson, 2017.
CAVALCANTI, Marly. Gestão estratégica de negócios: evolução, cenários, diagnósticos e ação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
CARNEIRO, M.L.; SERAA, F.A.R. Michel Porter 30 anos depois da estratégia Competitiva. Glob Advantage – Working paper. Instituto Politécno de Leira, 2008.
CERTO. Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. São Paulo: Makron Books, 1993.
CERTO, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
CORRÊA, Henrique Luiz; CORRÊA, Carlos Alberto. Administração de produção e operações: manufatura e serviços :uma abordagem estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. DAVID, Pierre A.; STEWART, Richard D. Logística internacional. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2006. 372p (Coleção Coppead de Administração)
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rbolças de. Estratégia empresarial: uma abordagem empreendedora. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 1991.
PORTER, M. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986. PORTER, M. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campos, 1999. ROSS, R.B.; PANDEY, V., ROSS, K.L.; IFAMR, IFAMA. Sustainability and strategy in U.S. agrifood firms: An assessment current practices. International Food and Agribusiness Management Review, 18, 1, 2015. SCHNEIDER, A.B.;
MINTZBERG, Henry. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SLACK, Nigel; JOHNSTON, Robert; BRANDON, Alistair Jones. Princípios de Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2013.

AVALIAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas após a finalização de cada disciplina); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós- aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via chat. Os questionamentos são respondidos, em cada aula, em tempo real pelo professor; e o Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco.

Carga Horária:

108 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Andréia Alves Rezende
Artur Tavares Vilas Boas Ribeiro
Edmundo Inácio Júnior
Eduardo Salgueiro Koch
Gabriela Palhares Campolina Sampaio
Gilson Schwartz
Luciane Meneguin Ortega Vidal
Marcelo Fantinato
Marcos Pereira da Soledade Júnior
Rafael Piqueira Andrade Fiuza de Mello
Renato Braz Oliveira de Seixas
Renato Shigueo Toi
Sarajane Marques Peres


 
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