125166 - A Visão de Brakhage e a Visibilidade de Warhol |
Período da turma: | 07/05/2024 a 17/05/2024
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Descrição: | O curso pretende abordar comparativamente os trabalhos de Stan Brakhage e Andy Warhol
desde o início dos anos 1950 até o final dos anos 1960. A introdução deve discutir a produção artística de Warhol em paralelo ao início da produção fílmica de Brakhage (a partir de 1952), mas o foco será a análise de alguns dos filmes mais representativos do período a partir de 1963, quando Warhol começa a filmar. O que se propõe é colocar em perspectiva um duplo movimento: de comparação dentro de cada filmografia e das filmografias entre si. Conteúdo Programático: Aula I - Pretextos e Paradigmas Introdução ao trabalho e às figuras de Andy Warhol e Stan Brakhage, em ordem cronológica. Serão comentadas as primeiras exposições de Warhol, ainda nos anos 1950 - muito associadas ao seu trabalho com desenhos de sapatos e materiais promocionais - e alguns de seus trabalhos mais célebres como a série de latas de sopas Campbell’s (1962), as telas de Marilyn Monroe (1962), a série Death and Disaster (1962 - 1964) e as Brillo Boxes (1964). Dentre os filmes de Brakhage serão comentados filmes como Interim (1952), The Way to Shadow Garden (1954), The Wonder Ring (1955), Anticipation of the Night (1958), Window Water Baby Moving (1959), The Dead (1960), e Mothlight (1963). A ideia é chegar no momento em que eles se cruzam no cinema: quando Warhol finaliza seu primeiro filme, Sleep, em 1964, e, no mesmo ano, Brakhage finaliza o paradigmático Dog Star Man. A partir disso, acompanharemos o desenvolvimento das duas filmografias até o final dos anos 1960. Aula II - Sleep e Dog Star Man Análise comparada de Sleep (1963-1964) e Dog Star Man (1961-1964), dois filmes silenciosos filmados em 16mm, um colorido e outro preto e branco. Jonas Mekas dá detalhes do contexto histórico e da recepção desses filmes em seu Movie Journal. O que nos interessa é a comparação dessas obras a princípio muito contrastantes - de duas figuras tão contrastantes quanto. Ressalta-se a rapidez e mobilidade do filme de Brakhage em contraposição à morosidade e fixidez do filme de Warhol. Os motivos banais e suas extrapolações, suas magnitudes. Superfícies e materialidades. Sexo e erotismo. O close e a abstração. A repetição e o não-sistemático. A proposição de ciclos. Questões sobre o olhar e o ponto de vista. Aula III - Songs e Screen Tests Análise comparada de Songs (1964-1969) e os Screen Tests (1964-1966). Duas séries de filmes que se caracterizam por tratar o tempo como estrutura formal. Songs foi filmada em 8mm e pensada para ser projetada em velocidades variadas (de 8 a 24 fotogramas por segundo). Os Screen Tests davam continuidade ao uso da velocidade de 16 fotogramas por segundo que Warhol já usava desde Sleep. O formato de série, os retratos, a questão da velocidade da projeção e o comprimento da bobina, os modos de produção (a Factory e By Brakhage), o orgânico e o maquínico, o pessoal e o impessoal, a indiferença e a expressividade serão alguns dos aspectos investigados. Aula IV - My Hustler e 23rd Psalm Branch Análise comparada de My Hustler (1966) e 23rd Psalm Branch (1967). Filmes que apontam para novas intervenções: o uso do zoom, das panorâmicas e do som por Warhol (o olhar e a construção da cena), o uso de materiais de arquivo por Brakhage (o olhar e a construção a partir da mídia). A reiteração do voyeurismo de Warhol. A incursão de Brakhage no tema da guerra. Um Brakhage menos pessoal e um Warhol mais inscrito? O Campo de visão e o extracampo. Metáfora e literalidade. Sexo, morte e cinema. Bibliografia ARTHUR, Paul. A line of sight. Londres: University of Minnesota Press, 2005. BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2018. DANTO, Arthur C. Andy Warhol. São Paulo: Cosac Naify, 2012. FOSTER, Hal (ed.). Vision and visuality. Seattle: Bay Press, 1988. FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Ubu Editora, 2017. GIDAL, Peter. Andy Warhol: films and paintings, the Factory years. New York: Da Capo, 1991. JAMES, David E. (ed.). Stan Brakhage Filmmaker. Philadelphia: Temple University Press, 2005. MICHELSON, Annette (ed.) Andy Warhol. Cambridge: MIT Press, 2001. MCPHERSON, Bruce R. Essential Brakhage: selected writings on filmmaking by Stan Brakhage. New York: Documentext, 2001 MEKAS, Jonas. Movie Journal: the rise of a new american cinema 1959-1971. New York: Macmillan, 1972. NOGUEIRA, C. Andy Warhol e o cinema como máquina da verdade. São Paulo: ARS, 2019. SITNEY, P. Adams (ed.). Metaphors on vision. New York: Film Culture, 1963. SITNEY, P. Adams (ed.). The essential cinema. New York: Anthology Film Archives, 1975. SITNEY, P. Adams. Visionary film: the american avant-garde, 1943-2000. New York: Oxford University Press, 2002. XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. WARHOL, Andy. A filosofia de Andy Warhol: de A a B e de volta a A. Rio de Janeiro: Cobogó, 2008. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Fernanda Andrade Fachin |
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