Atividade

125166 - A Visão de Brakhage e a Visibilidade de Warhol

Período da turma: 07/05/2024 a 17/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O curso pretende abordar comparativamente os trabalhos de Stan Brakhage e Andy Warhol
desde o início dos anos 1950 até o final dos anos 1960. A introdução deve discutir a produção
artística de Warhol em paralelo ao início da produção fílmica de Brakhage (a partir de 1952),
mas o foco será a análise de alguns dos filmes mais representativos do período a partir de
1963, quando Warhol começa a filmar. O que se propõe é colocar em perspectiva um duplo
movimento: de comparação dentro de cada filmografia e das filmografias entre si.

Conteúdo Programático:
Aula I - Pretextos e Paradigmas
Introdução ao trabalho e às figuras de Andy Warhol e Stan Brakhage, em ordem cronológica.
Serão comentadas as primeiras exposições de Warhol, ainda nos anos 1950 - muito
associadas ao seu trabalho com desenhos de sapatos e materiais promocionais - e alguns de

seus trabalhos mais célebres como a série de latas de sopas Campbell’s (1962), as telas de
Marilyn Monroe (1962), a série Death and Disaster (1962 - 1964) e as Brillo Boxes (1964).
Dentre os filmes de Brakhage serão comentados filmes como Interim (1952), The Way to
Shadow Garden (1954), The Wonder Ring (1955), Anticipation of the Night (1958), Window
Water Baby Moving (1959), The Dead (1960), e Mothlight (1963). A ideia é chegar no
momento em que eles se cruzam no cinema: quando Warhol finaliza seu primeiro filme,
Sleep, em 1964, e, no mesmo ano, Brakhage finaliza o paradigmático Dog Star Man. A partir
disso, acompanharemos o desenvolvimento das duas filmografias até o final dos anos 1960.

Aula II - Sleep e Dog Star Man
Análise comparada de Sleep (1963-1964) e Dog Star Man (1961-1964), dois filmes
silenciosos filmados em 16mm, um colorido e outro preto e branco. Jonas Mekas dá detalhes
do contexto histórico e da recepção desses filmes em seu Movie Journal. O que nos interessa
é a comparação dessas obras a princípio muito contrastantes - de duas figuras tão
contrastantes quanto. Ressalta-se a rapidez e mobilidade do filme de Brakhage em
contraposição à morosidade e fixidez do filme de Warhol. Os motivos banais e suas
extrapolações, suas magnitudes. Superfícies e materialidades. Sexo e erotismo. O close e a
abstração. A repetição e o não-sistemático. A proposição de ciclos. Questões sobre o olhar e o
ponto de vista.

Aula III - Songs e Screen Tests
Análise comparada de Songs (1964-1969) e os Screen Tests (1964-1966). Duas séries de
filmes que se caracterizam por tratar o tempo como estrutura formal. Songs foi filmada em
8mm e pensada para ser projetada em velocidades variadas (de 8 a 24 fotogramas por
segundo). Os Screen Tests davam continuidade ao uso da velocidade de 16 fotogramas por
segundo que Warhol já usava desde Sleep. O formato de série, os retratos, a questão da
velocidade da projeção e o comprimento da bobina, os modos de produção (a Factory e By
Brakhage), o orgânico e o maquínico, o pessoal e o impessoal, a indiferença e a
expressividade serão alguns dos aspectos investigados.

Aula IV - My Hustler e 23rd Psalm Branch
Análise comparada de My Hustler (1966) e 23rd Psalm Branch (1967). Filmes que apontam
para novas intervenções: o uso do zoom, das panorâmicas e do som por Warhol (o olhar e a
construção da cena), o uso de materiais de arquivo por Brakhage (o olhar e a construção a
partir da mídia). A reiteração do voyeurismo de Warhol. A incursão de Brakhage no tema da
guerra. Um Brakhage menos pessoal e um Warhol mais inscrito? O Campo de visão e o
extracampo. Metáfora e literalidade. Sexo, morte e cinema.

Bibliografia
ARTHUR, Paul. A line of sight. Londres: University of Minnesota Press, 2005.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2018.
DANTO, Arthur C. Andy Warhol. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
FOSTER, Hal (ed.). Vision and visuality. Seattle: Bay Press, 1988.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
GIDAL, Peter. Andy Warhol: films and paintings, the Factory years. New York: Da Capo,
1991.
JAMES, David E. (ed.). Stan Brakhage Filmmaker. Philadelphia: Temple University Press,
2005.
MICHELSON, Annette (ed.) Andy Warhol. Cambridge: MIT Press, 2001.
MCPHERSON, Bruce R. Essential Brakhage: selected writings on filmmaking by Stan
Brakhage. New York: Documentext, 2001
MEKAS, Jonas. Movie Journal: the rise of a new american cinema 1959-1971. New York:
Macmillan, 1972.
NOGUEIRA, C. Andy Warhol e o cinema como máquina da verdade. São Paulo: ARS, 2019.
SITNEY, P. Adams (ed.). Metaphors on vision. New York: Film Culture, 1963.
SITNEY, P. Adams (ed.). The essential cinema. New York: Anthology Film Archives, 1975.
SITNEY, P. Adams. Visionary film: the american avant-garde, 1943-2000. New York: Oxford
University Press, 2002.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1977.
WARHOL, Andy. A filosofia de Andy Warhol: de A a B e de volta a A. Rio de Janeiro:
Cobogó, 2008.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Fernanda Andrade Fachin


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP