124938 - Francês para mobilidade acadêmica: primeiras interações em contexto universitário francófono |
Período da turma: | 09/04/2024 a 11/06/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1 – Apresentação do curso, dinâmica das aulas e primeiras interações em francês: saudação e apresentação pessoal (nome, idade, curso de graduação, endereço).
Aula 2 – Solicitar e dar informações : dados pessoais, formação acadêmica (curso, disciplinas, habilitação, etc), gostos e preferências. Os interrogativos Interrogations (Comment, Quel/ Quelle, Quels / Quelles, Où). Aula 3 – Descrever atividades cotidianas e acadêmicas de um dia ou semana. Aprender a situar no tempo e no espaço. Verbos no presente do indicativo - se réveiller, se lever, se coucher, se coiffer, se brosser, s’habiller, étudier, travailler, etc. Aula 4 – Solicitar e dar informações relativas à localização no espaço – no país, na cidade, no campus universitário. Indicar itinerários – deslocamentos. Verbes – aller, trouver, traverser, suivre, visiter, venir, partir etc. Prépositions de lieu: derrière, devant, à côté, dessus, dessous, à droite, à gauche, entre, au centre, près, de, en face de, etc. Apresentar oralmente o campus da USP. Aula 5 – Interagir em contextos do cotidiano – nos diferentes serviços do campus, da cidade (supermercado, lojas, cafeterias etc.). Verbos: prendre, voulez, payer, désirer, coûter, acheter, etc. Adjectifs démonstratifs (ce, cette, ces ;) Interrogations: - Combien, Est-ce que, Qu’est-ce que) Articles partitifs. Aula 6 – Avaliação da aprendizagem (1a parte do curso). Descrever as atividades gerais do campus universitário – esportes, biblioteca, etc. Vocabulário específico de cada contexto e expressões de politesse em francês (condicional presente) e outras. Aula 7 – Introduzir as noções gerais para realizar uma apresentação oral em francês (aspectos linguísticos, discursivos e interculturais) – mini-exposé sobre temas ligados à formação no ensino superior no Brasil, na USP, na faculdade de origem do aluno. Compreender, classificar e selecionar informações. Aula 8 – Justificar uma escolha (o projeto de intercâmbio). Questões e repostas - Pourquoi et parce que. Aula 9 – Apresentar um projeto para o futuro. O uso do futur proche em francês. Aula 10 – Avaliação final da aprendizagem e autoavaliação. Bibliografia ABRY, Dominique; CHALARON, Marie-Laure. Corrigé des exercices - La grammaire des premiers temps – A1-A2. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2014. (Nouvelle Édition). BESCHERELLE. Bescherelle Poche. Paris: Hatier. REY, Alain ; REY-DEBOVE, Josette (Dir.). Le Petit Robert: Dictionnaire alphabétique et analogique de la langue française. Paris: Le Robert, 1982. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 27 | ||||
Ministrantes: |
Evellyn Dutra da Costa |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |