Atividade

124915 - Visita técnica ao Centro de Simulação de Práticas de Enfermagem de uma instituição de ensino superior: da teoria à prática

Data da turma: 19/04/2024

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Descrição: Programa:
- Leitura dirigida (1 hora);
- Apresentação sobre a Gestão do Centro de Simulação (1 hora e 30 min);
- Visitação ao laboratório multidisciplinar, com enfoque no controle de doenças imunopreveníveis e saúde ambiental (1 hora);
- Visitação aos laboratórios de simulação e demonstração de exemplos de simuladores de baixa, média e alta fidelidade (1 hora);
- Avaliação final da visita (30 minutos).

Ementa:
O curso introduz aspectos teóricos e práticos acerca do funcionamento do CSPE da EERP/USP, em específico da gestão local, fornecendo informações, por meio da visita técnica supervisionada, sobre as rotinas existentes e atividades teórico-práticas realizadas.
São disponibilizados materiais para leitura prévia (textos/artigos) que abordam aspectos sobre as operações necessárias para a implementação da estratégia de simulação clínica, bem como abrangem a infraestrutura com a qual terão contato durante a atividade (recursos físicos, materiais e humanos).

Referências Bibliográficas:
- CAMPBELL, S.H.; et al. High-Risk Infant of a Diabetic Mother: Hypoglycemia.. In: S.H. Campbell; K. Daley (Org.). Simulation Scenarios for Nursing Educators: Making it REAL. 3ed. New York, N.Y.: Springer Publishing Company, Inc., 2017, v.1, p.217-232.
- CASSIANI, S. H. B. et al. The situation of nursing education in Latin America and the Caribbean towards universal health. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2017; 25: e2913.
- COSTA, R. R. O. et al. A simulação no ensino de enfermagem: reflexões e justificativas a luz da bioética e dos direitos humanos. Acta Bioethica 2018; 24 (1): 31-38.
- CUNHA, L. C. V. et al. Políticas públicas de incentivo à educação superior brasileira: acesso, expansão e equidade. Iniciação - Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística. 2014[citado em 2017 maio 15];14(4):1- 14. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wpcontent/uploads/2014/12/79_Revista-Iniciacao_ed-vol-4-n-4.pdf.
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- GODOY, S.; MARCHI-ALVES, L. M. Preparação e desenvolvimento de prática em Centro de Simulação: aspectos básicos. In: MARTINS, J. C. A. et al. A simulação no ensino de enfermagem. Ribeirão Preto: SOBRACEN, 2014. cap. 13, p. 183-188.
- GONÇALVES, E. R. et al. Programa Universitário Por Um Dia: conhecendo a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. REME - Rev Min Enferm. 2018[citado em 2019 out. 30];22:e-1133. Disponível em: DOI: 10.5935/1415-2762.20180062.
- INACSL - International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. Health Simulation Standard of Best Practice – With the support and input of the global community, 78 p, 2023.
- JEFFRIES, P. R. Simulation in nursing education: from conceptualization to evaluation. 2ª ed. New York: National League of Nursing, 2012.
- JERÔNIMO I. R. L. et al. Uso da simulação clínica para aprimorar o raciocínio diagnóstico na enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2018; 22(3):e20170442. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v22n3/pt_1414-8145-ean-22-03-e20170442.pdf.
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- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (BR). Programa Universidade para Todos: democratizando a universidade. Assessoria de Comunicação Social. Brasília: Ministério da Educação; 2004.
- NEGRI, E. C. et al. Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 25, e2916, 2017 . Disponível em:. Acesso em: 01 Nov. 2019. Epub Aug 03, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916.
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- ROTHGEB, M. K. Creating a nursing simulation laboratory: a literature review. Journal of Nursing Education, v. 47, n. 11, p. 489-494, 2008.
- SANTOS, G. S. A reforma da educação profissional e o ensino médio integrado: tendências e riscos. São Paulo, 2006. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/ trabalhos/ trabalho/GT09-2565.
- SOUZA, C. F. et al. O papel da visita técnica na educação profissional: estudo de caso no Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins. VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Tocantins, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3806/2732.
- WORLD HEALTH ORGANIZATION. Interprofessional collaborative practice in primary health care: nursing and midwifery perspectives: six case studies. [Internet]. Human Resources for Health Observer, 13. Geneva; 2013.

Dia da semana: Sexta-feira
Datas: durante o primeiro semestre de 2024 serão oferecidas quatro edições do curso, nas seguintes datas:
• 19/04/2024 (sexta-feira)
• 10/05/2024 (sexta-feira)
• 24/05/2024 (sexta-feira)
• 28/06/2024 (sexta-feira)

Período: 8 às 13 horas

Distribuição de Carga Horária:
Prof. Dr. Pedro Fredemir Palha Carga Horária: 1 hora

Profª. Drª. Susana Segura Munõz Carga Horária: 1 hora

Enfª. Drª. Livia Maria Garbin Carga Horária: 2 horas

Enfª. Drª. Maria Verônica Ferrareze Ferreira Carga Horária: 1 hora

Observação: a maior carga horária será designada à enfermeira Livia Maria Garbin uma vez que a mesma é a atual responsável pela Seção de Apoio Laboratorial, e estará a frente da organização das atividades e apresentação das atividades nos laboratórios de ensino.

Carga Horária:

5 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Livia Maria Garbin
Maria Verônica Ferrareze Ferreira
Pedro Fredemir Palha
Susana Segura Muñoz


 
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