124867 - MÓDULO 1 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE VENDAS |
Período da turma: | 12/04/2025 a 27/09/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Coaching e Dinâmica Integração
OBJETIVO Propiciar a apresentação de todos os alunos aos aspectos de desenvolvimento pessoal e treinamento a ser desenvolvido durante o curso de MBA. Possibilitar uma discussão sobre expectativas e aspectos a serem desenvolvidos durante o curso de MBA e como os alunos podem aproveitar todo o conhecimento a ser desenvolvido durante o curso de MBA de vendas. Ao final da disciplina o aluno estará́ melhor informado sobre os principais aspectos a serem desenvolvidos em um curso de MBA, e inteirado do processo de aprendizado de um curso de MBA. Adicionalmente serão discutidos os aspectos necessários para o que o aluno aproveite o máximo essa dinâmica de treinamento e aprendizado. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação do curso de MBA, suas características principais, as necessidades a serem desenvolvidas em termos de profissionais relacionados ao segmento de vendas. Realização de exercícios individuais visando a apresentação individual e troca de informações sobre expectativas de desenvolvimento relativamente ao curso a ser desenvolvido. BIBLIOGRAFIA BLAU, P. & SCOTT, J. Organizações Formais. São Paulo: Atlas, 2006. MAXIMIANO. A. C. A. Teoria Geral da administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 1997. MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996 Administração de Vendas – Go to Cliente, Estrutura, processos de vendas, funil e gestão resultados OBJETIVO Conhecer o processo que envolve o sistema e a gestão de vendas dentro do contexto empresarial, bem como as variáveis que afetam as decisões em vendas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Vendas no contexto das atividades de marketing; Venda consultiva; Gerência de Vendas; Planejamento de Vendas; Organização de Vendas; Etapas do Processo de Vendas; Controle de Vendas; Funil vendas; resultados em vendas; Questões éticas em Vendas BIBLIOGRAFIA CASTRO, Luciano T. NEVES. Marcos F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo, Atlas: 2005. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de vendas: uma abordagem introdutória. São Paulo: Manole, 2014. CHURCHILL, G. A; PETER, P. Marketing: criando valor para o cliente, 3ªed. São Paulo: Saraiva, 2013. (Capítulo 19) COBRA, Marcos. Administração de Vendas. São Paulo: Atlas, 2014 INGRAN, et al. Gerenciamento de vendas: análise e tomada de decisão. São Paulo: Cengage Learning, 2008 SPIRO, Rosann; RICH, Gregory; STANTON, William. Gestão da Força de Vendas. Porto Alegre, Mcgraw Hill, 2009. Cenários Econômicos em Vendas OBJETIVO Fornecer ao aluno uma compreensão do ambiente econômico das empresas e suas implicações para a tomada de decisões das mesmas. Ao final da disciplina o aluno estará apto a realizar análises considerando a empresa frente ao seu mercado e suas decorrências. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Mercados e Preços; Produtores, Consumidores e Mercados Competitivos. Estrutura de Mercado e Estratégia Competitiva; Teoria dos Jogos e Mercados com Informação Assimétrica; Fundamentos de macroeconomia (consumo, poupança, investimento, política monetária, renda, emprego); Análise e construção de cenários e suas implicações para a área de vendas BIBLIOGRAFIA BRUNSTEIN, I. Economia de Empresas: Gestão de Negócios. São Paulo: Atlas, 2005. MOURA, L. A. A. Economia Ambiental: Gestão de Custos e Investimentos. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira Ltda., 2000. PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 1994. Métodos Quantitativos aplicados a Vendas I. OBJETIVO: O módulo de estatística aplicada tem por propósito familiarizar o pós-graduando a quantificação e análise dos dados em vendas. Pretende-se que o participante possa aperfeiçoar a sua análise das informações da realidade de vendas da organização. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O que é Estatística; Desenvolvimento da Estatística; Estatística Descritiva; Distribuição Normal; Estimação; Introdução ao Teste de Hipóteses. III. BIBLIOGRAFIA: ANDERSON, D. R. ET AL. Estatística aplicada à Administração e Economia. São Paulo: Cengage, 2013. DOANE, D.P.; SEWARD, L.E. Estatística Aplicada à Administração e Economia, 4 ed. São Paulo: Mc Graw Hill, 2014. WHEELAN, C. Estatística. O que É, Para que Serve, Como Funciona. Rio de Janeiro: Zahar, 2016. LAPPONI, J.C. Estatística usando Excel. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. LARSON, R.; FARBER, B. Estatística Aplicada. São Paulo: Prentice Hall, 2004. LEVINE, D. M. et al. Estatística: Teoria e Aplicações com Excel. Rio de Janeiro: LTC, 2008. SMAILES, J.; McGRANE. A. Estatística Aplicada á Administração com Excel. São Paulo: Atlas, 2006. Potencial de Mercado e Previsão de Vendas OBJETIVO Desenvolver competências de previsão de vendas, aspecto fundamental da Gestão em Vendas. Apresentar os principais aspectos necessários para o bom direcionamento do planejamento da previsão de vendas, formas de coleta de dados para previsão de vendas, processamento e análise, além do desenvolvimento de cenários de vendas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Importância do processo de planejamento da demanda; Processo de planejamento da demanda; Técnicas de previsão. Sistemas de suporte à decisão. Gerenciamento das previsões; Técnicas qualitativas de previsão da demanda; Técnicas quantitativas de previsão da demanda. BIBLIOGRAFIA JULIANELLI, L; WANKE, P. Previsão de vendas. São Paulo: Atlas, 2006. DOWNING, D. ; CLARCK, J. Estatística Aplicada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. . Curso de Estatística.6. ed. São Paulo: Atlas, 2006. LAPPONI, J.C. Estatística usando Excel.4. ed. São Paulo: Campus, 2005. LEVINE, D.M. Estatística: Teoria e Aplicações usando Excel. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatística Geral e Aplicada. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005. MILONE. Estatística Geral e Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. NEUFELD. Estatística Aplicada à Administração usando Excel. São Paulo: Prentice Hall, 2003. SMAILES, J. Estatística Aplicada á Administração com Excel. São Paulo: Atlas, 2002. STEVENSON, W. J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Editora Habra, 2001. Marketing e Vendas I. OBJETIVO: O módulo possibilitará ao pós-graduando aperfeiçoar a sua compreensão sobre o comportamento consumidor, ambiente de negócios da organização e relacionamento com o mercado. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceito Marketing, Sistema Informações de Marketing; Segmentação de Mercado; Estratégia Produtos, Precificação; Comunicação; Distribuição de Produtos e Serviços. III. BIBLIOGRAFIA: KOTLER, P. KELLER, P. Administração de Marketing. 14 ed. Pearson: São Paulo, 2012. CHURCHILL, G.; PETER J. Marketing Criando valor para os clientes. SP: Saraiva, 2013. ROCHA, A da; Ferreira, J.B. Administração de Marketing. Conceitos, Estratégias e Aplicações. São Paulo: Atlas, 2012. Compreendendo Consumidor Final – B2C, C2C e D2C OBJETIVO Proporcionar aos alunos de Vendas a compreensão do processo de tomada de decisão dos clientes. O que eles compram? Por que eles compram? Quando eles compram? Com qual frequência eles compram? Todas essas questões serão abordadas de forma a possibilitar a criação de estratégias de marketing que permitam ao gestor de vendas ser mais eficaz e mais eficiente. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Necessidades e motivação do consumidor; Elementos culturais, individuais e sociais do consumidor; Personalidade e comportamento do consumidor; Percepção do consumidor; Aprendizagem, envolvimento, mudanças e formação da atitude do consumidor BIBLIOGRAFIA KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12.ed. SP: Pearson, 2006. CHURCHILL, G.; PETER J. Marketing. SP: Saraiva, 2000. ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999. ENGEL, James F.; BLACKWELL e MINIARD. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Consumer Behavior. Prentice Hall, 1997. 672p. WEINSTEIN, Art. Segmentação de Mercado. São Paulo: Atlas,1995. Comprador Organizacional e Centro de Compras OBJETIVO Apresentar e discutir com os pós-graduandos como identificar o comportamento consumidor organizacional, e preparar a oferta mais adequada. Mercado B2B caracteriza-se por processos de compras mais complexas e técnicas, no que ser refere ao comportamento do consumidor. Fator importante a ser estudado é o relacionamento Inter organizacional, cadeias e redes de valor. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Características Mercado B2B; Fatores de decisão do comprador organizacional; Centro de Compras; Relacionamento Inter Organizacional; Processo de decisão comportamento organizacional; Métodos para oferta de vendas complexas; Cadeias e Redes de Valor. BIBLIOGRAFIA SHAPIRO, B.P. Sucesso e Marketing Industrial. SP: Harbra, 1991. SIQUEIRA, A. C. B. Marketing empresarial, industrial e de serviços. SP: Saraiva, 2005. Key Account Management OBJETIVO Fornecer aos alunos os elementos necessários para gerenciar os clientes considerados especiais para a empresa em função de sua importância. Gerar um relacionamento duradouro e rentável ao longo prazo por meio de incrementos no negócio e geração de valor para o cliente. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Gerenciamento estratégico das grandes contas; Comportamento de compra das grandes contas; Oportunidades e manutenção; Fatores de sucesso e alianças estratégicas BIBLIOGRAFIA ALVAREZ,FJSM – Gestão Estratégica de Clientes – Key Account Management – São Paulo – Saraiva, 2015 ALVAREZ,FJSM – Trade Marketing São Paulo Ed. Saraiva, 2008. ALVAREZ, FJSM e CARVALHO, M – Gestão Eficaz da Equipe de Vendas. São Paulo. Ed Saraiva, 2008 BLISS, J. Chief Customer Officer Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 BLYTHE, J. – Sales & Key Account Management. London: Thomson, 2005 CAPON, N. Key Account Management and Planning, New York: The Free Press, 2001 CHEVERTON, P. Key Account Management,3rd ed. London : Kogan Page, 2004 FURNHAM,A. e PETROVA, E. O corpo fala nos negócios. São Paulo: Gente, 2011 HARDING, F. Cross-Selling Success. Avon: Adams Media,2002 LAMBIN, J.J. - Marketing Estratégico: 4a edição, McGraw-Hill, 2000 MILLER, R. B. , HEIMAN, S.E. e TULEJA, T. – The New Successful Large Account Management. New York: arner Business, 2005 OSENTON,T. – Customer Share Marketing. New York: Prentice Hall, 2002 ROCK, J. – Key Account Management. Australia: B&PP, 2000 SHERMAN, S. , SPERRY,J. e REESE, S. – The Seven Keys to Managing Strategic Accounts. New York: McGraw Hill, 2003 Elaboração TCC OBJETIVO Desenvolver o trabalho de conclusão de curso. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Metodologia da pesquisa e TCC em vendas; Tipos e métodos de pesquisa; Definição de problema e objetivos de pesquisa. Referencial Teórico. BIBLIOGRAFIA COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 10 ed. Bookman, 2011. GIL, AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. HAIR, J. F. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Bookman. Porto alegre, 2005. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social. Atlas. São Paulo. 2001 SAMPIERI, R. COLLADO, C.; LUCIO. P. Metodologia de Pesquisa. 3 edição, São Paulo:McGraw-Hill, 2006 YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2a. Ed. Bookman. Porto Alegre. 2001. |
||||
Carga Horária: |
92 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Cristina Ferreira Caldana Eugenio José Silva Bitti José Carlos de Lima Júnior Lúcia Aparecida da Silva Borges Marcos Cortez Campomar Marina Toledo Lourenção Rocha Paulo Sergio Miranda Mendonça Randal Farago |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |