Atividade

124853 - Neurociência, emoções, motivação, sociabilidade e inteligência no ensino infantil e fundamental.

Período da turma: 19/08/2024 a 23/09/2024

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Descrição: Neste curso serão abordados cincos aspectos da aprendizagem na infância em que a neurociência tem evoluído de maneira robusta no entendimento dos seus mecanismos: as emoções, o contágio emocional e a motivação, a sociabilidade, a personalidade e a inteligência. Um último tema de grande importância, as funções executivas, será tratado no último módulo, integrando essas diferentes habilidades dentro da aprendizagem escolar.
Inicialmente discutiremos o que acontece no Sistema Nervoso (SN) humano quando sentimos uma emoção e sua importância para a sobrevivência, comunicação social e aprendizagem. Pela ação do Sistema Límbico tudo que é processado no SN ganha um caráter afetivo, seja de forma automática ou vinculando aspectos afetivos nos acontecimentos que são armazenados na forma de memória. Esses processos são particularmente importantes na infância, período em que os novos circuitos neurais estão se formando a partir das experiências vividas. Além disso, o entendimento de que a afetividade e a inteligência, estão em constante construção, particularmente nos primeiros anos de vida, é fundamental para que o professor reconheça a sua importância como o principal mediador entre o aluno, as suas emoções e a aquisição de novos conhecimentos. Por outro lado, as emoções apresentadas pelos professores são facilmente transmitidas para os alunos, influenciando de maneira importante as práticas de ensino e a aprendizagem. Esta nossa capacidade de reconhecer e interpretar as emoções ou as intenções de outro indivíduo sem que ele verbalize o seu sentimento chamamos de ‘Contágio emocional’. No ambiente escolar, esta habilidade tem um papel fundamental na construção coletiva do conhecimento na medida em que as nossas emoções e a dos nossos alunos têm um papel importante nos mecanismos de aquisição de novas informações. A capacidade de se contagiar emocionalmente com outros membros da nossa espécie, aumentou não somente as nossas chances de sobrevivência, mas também propiciou um ambiente, extremamente, favorável para a aprendizagem coletiva, fazendo com que adquiríssemos uma enorme variedade de habilidades uns com os outros. Compreender os fundamentos neurobiológicos do contágio emocional e a sua influência no ambiente escolar propiciará ferramentas para que a aprendizagem ocorra de maneira saudável, eficiente e prazerosa.
A partir do entendimento da importância das emoções e do contágio emocional nos mecanismos de aprendizagem, iremos discutir o papel que essas habilidades terão sobre os processos de motivação para aprender. Um conjunto complexo de fatores biológicos e sociais influencia a motivação das crianças para participar ativamente das atividades da escola. Para desvendar este quebra-cabeça e garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de desenvolver a motivação para aprender, aumentando e melhorando as suas habilidades e fazendo melhores escolhas, vamos explorar nesse módulo os mecanismos cerebrais mais elementares que nos motivam. Vamos também discutir a importância e alguns caminhos de motivação dentro da sala de aula.
O resultado da interação entre a emoção, o contágio emocional e a motivação é um ambiente facilitador para a aprendizagem coletiva. A sociabilidade desempenha um papel fundamental na aprendizagem infantil. Pela observação e imitação do que outros indivíduos fazem, modelamos ou repetimos, em nós mesmos, uma habilidade. O reconhecimento do processo de aprendizagem social descrito por Albert Bandura em 1961, estabeleceu novos paradigmas sobre os mecanismos de aprendizagem em humanos, em particular nos primeiros anos de aprendizagem escolar. Nesse curso, vamos discutir alguns conceitos básicos de sociabilidade do ponto de vista da neurobiologia e explorar a importância do estabelecimento de interações positivas nos processos de aprendizagem.
Em seguida, avançaremos na discussão sobre a construção de funções cognitivas mais complexas, a personalidade e a inteligência. Durante o desenvolvimento do cérebro da criança, essas habilidades estão entre as mais sofisticadas e controversas. Compreender os processos neurobiológicos nas suas múltiplas dimensões irá facilitar e, eventualmente, melhorar a interpretação que elas têm no contexto de aprendizagem infantil. Variações de personalidade, inteligência e na estrutura cerebral são, em parte, hereditárias. Entretanto, elas também são fortemente influenciadas por fatores como a educação, o ambiente familiar ou estímulos do meio ambiente. Estudos cognitivos, psicométricos, genéticos e de neuroimagem têm convergido e construído novos modelos e paradigmas para a compreensão do estabelecimento dos perfis de personalidade e do desenvolvimento da inteligência humana, permitindo o surgimento de novas estratégias para a melhoria de diferentes tipos de aprendizagem, em particular o letramento e a aprendizagem matemática.
Finalmente, discutiremos os conceitos fundamentais sobre Funções Executiva e as suas ações nos processos de ensino e aprendizagem da criança. A ação integrada da memória de trabalho, do controle inibitório, da flexibilidade acadêmica, do raciocínio, do planejamento e da resolução de problemas, resultará em habilidades fundamentais para a execução de tarefas com objetivos específicos.

Para atingir o objetivo geral (que se constitui no que espera que o estudante alcance no final do curso), os conteúdos necessários relacionados ao desenvolvimento humano e a aprendizagem de crianças com idades entre 4 e 10 anos são os temas abaixo organizados em 5 módulos com o mesmo nome:
1. Emoções e estresse na aprendizagem infantil;
2. Contágio emocional, motivação e recompensa;
3. Sociabilidade;
4. Inteligência e Solução de Problemas;
5. Funções executivas

Habilidades gerais: pretende-se que os alunos desenvolvam as habilidades de compreender o mecanismo básico de funcionamento do cérebro e a importância da memória, atenção e das funções executivas nos processos de aprendizagem na infância; entender mecanismos neurais envolvidos no processamento das emoções, do contágio emocional e da motivação, da sociabilidade, da personalidade e da inteligência, bem como das funções executivas
implementando estratégias que potencializam o raciocínio, a criatividade e resolução de problemas.

Objetivos da Aprendizagem:

1. Compreender de que forma a emoção influencia processos cognitivos como percepção, atenção, aprendizado, raciocínio e resolução de problemas.
2. Identificar como as emoções podem facilitar ou dificultar os processos de memória.
3. Identificar as estratégias cerebrais, em particular do Sistema límbico, para otimizar a aprendizagem, formação de memórias temporárias e a retenção de memórias duradouras.
4. Entende os mecanismos neurobiológicos de medo e ansiedade no ambiente e aprendizagem na pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental
5. Identificar as diferentes características do contágio emocional, comportamental e de sensações, reconhecendo as vantagens adaptativas dessas habilidades ao longo da formação do cérebro humano; (b) compreender as diferenças entre o contágio emocional, empatia e compaixão; (c) compreender os mecanismos neurobiológicos que permitem o contágio emocional; (d) identificar práticas no ambiente escolar que facilitam a aprendizagem pelo contágio emocional.
6. Compreender os diferentes tipos de motivação e suas aplicações no cotidiano; (2) identificar a influência da motivação intrínseca e extrínseca no ambiente escolar e nos processos de aprendizagem; (3) compreender os diferentes mecanismos neurais relacionados aos aspectos psicológicos e comportamentais; (4) identificar ferramentas que podem motivar o seu aluno.

Métodos e Estratégias de Aprendizagem:
Os módulos de aprendizagem serão organizados da seguinte forma:
1. Apresentação de conteúdos por meio de videoaulas gravadas. Em cada módulo serão apresentadas 3-4 vídeoaulas de 20-30 min cada, abordado os temas de maneira transdisciplinar.
2. Avaliação virtual para cada módulo na plataforma Moodle-USP (com tentativas ilimitadas e correção automática e o feedback se dá com a justificativa também automática do erro ou do acerto). Os exercícios são de múltipla escolha, verdadeiro ou falso ou preenchimento de espaços

Avaliação da Aprendizagem:
O aluno deverá realizar, pelo menos, 75% das atividades e obter uma nota final de no mínimo 7,0 em cada um dos quatro módulos. A avaliação do conteúdo de cada módulo se dará de modo formativo na plataforma.Moodle-USP (com tentativas limitadas e correção automática e o feedback se dá com a justificativa também automática do erro ou do acerto). Os exercícios são de múltipla escolha, verdadeiro ou falso ou preenchimento de espaços em branco. Em cada um dos módulos serão apresentadas 20 questões.

Resposta para os estudantes
As respostas serão dadas no fórum de discussão e nos blocos de questionários com justificativa de erro e acerto em todos os itens das questões (objetivas, verdadeiro ou falso e preenchimento dos espaços em branco).

Materiais a serem utilizados ou desenvolvidos
1. Vídeo-aulas produzidos pelos docentes do curso.
2. Textos para leitura.
3. Vídeos ilustrativos obtidos em plataformas de streaming.

Bibliografia
Li, L., Isherwood Gow, A. D., & Zhou, J. (2020). The Role of Positive Emotions in Education: A Neuroscience Perspective. Mind, Brain, and Education, 14(3), 220-234.
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Okon-Singer H, Hendler T, Pessoa L, Shackman AJ. The neurobiology of emotion-cognition interactions: fundamental questions and strategies for future research. Front Hum Neurosci. 2015 Feb 17;9:58.
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SANTOS, C. E. M. ; RODRIGUES,O.M.P.R. ; CAPELLINI,V.L.M.F . CONSULTORIA COLABORATIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BRASILEIROS. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, v. 27, p. e245254, 2023.
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MIRANDA, A. C. ; BETTIO, C. D. B. ; SCHMIDT, A. . Word Teaching Strategies in Story Reading for Preschool Children. PSICO-USF (IMPRESSO), v. 25, p. 671-683, 2020.
Bettio, C. D. B. ; Miranda, A. C. A. ; SCHMIDT, A. . Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil. 1. ed. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 2021. v. 1. 109p .
COSTA, ALINE ; PASCON, C. ; PROCOPIO, C. ; SARRO, L. M. ; BASTOS, P. A. ; NOBREGA, A. . Conte com a fono! Histórias e atividades para crianças em fase de alfabetização. 1. ed. Bauru: Universidade de São Paulo, 2018. v. 1. 102p .

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Andreia Schmidt
Cláudia Maria Simões Martinez
Edison de Jesus Manoel
Eliane Comoli
Guilherme de Araujo Lucas
Salete Regiane Monteiro Afonso
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini


 
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